Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Receita da Moqueca Capixaba

Moqueca Capixaba: O prato que é a cara do Espírito Santo!

A moqueca capixaba é um prato conhecido no país inteiro pelo seu sabor. Segue abaixo a receita deste apetitoso prato típico para que, em sua cidade de origem, você mesmo possa prepará-lo,e com certeza, recordar os bons momentos que passou em nossa cidade.

INGREDIENTES

2 Kg de peixe fresco (badejo, papaterra, pargo, robalo)
4 a 5 maços de coentro
4 maços de cebolinha verde
2 cebolas brancas pequenas
tomate a gosto
2 limões
azeite
colorau
pimenta a gosto

Modo de preparo

Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de um limão. Conserve assim, pelo menos por uma hora. Separe a cabeça para o pirão.

Utilizando uma panela de barro grande, coloque: 2 colheres de óleo, 1 de azeite (se preferir pode colocar mais uma), cebola verde, cebola branca, coentro (tudo bem picadinho), tomates e colorau.

Em seguida arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adicione água ou sal. Cozinhe em fogo brando e quando abrir a fervura, coloque poucas gotas de limão.

Não espere ferver, caso contrário o peixe endurece. Tampe, espere 10 minutos e experimente o sal.

Para o pirão o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça, acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar. Retire os ossos, experimente o sal e acrescente a farinha, mexendo sempre para não embolar e Bom apetite!

Culinária Capixaba

Camarões ao creme

Camarões ao creme

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Moquecas e peixadas – Por Cacau Monjardim

Do hábito indígena de "moquear" o peixe, nossos antepassados, de pai para filho, foram melhorando a técnica de preparo

Ver Artigo
Agora saberemos quem serve peixada

Moqueca capixaba vai ter receita unificada e até selo de qualidade. Projeto também quer transformar o prato em tradicional patrimônio imaterial

Ver Artigo
Você come moqueca ou peixada?

"Moqueca, só capixaba! O resto é peixada". A frase dita pelo jornalista Cacau Monjardim ficou conhecida dentro e fora do Estado do ES, causando ciúme em vários centros gastronômicos do país

Ver Artigo
Camarões ao creme

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba

Ver Artigo
Culinária Capixaba - TORTA CAPIXABA

Para deleite de todos publicamos neste site receitas deliciosas da culinária capixaba, com o uso de peixes e mariscos. Aproveite!

Ver Artigo