Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Reciclagem de lixo

Cada objeto produzido gasta água e energia, liberando gases do efeito estufa que aumentam o aquecimento global. Assim, reciclar é a a melhor forma de “economizar” o meio ambiente.

Além disso, ao encaminhar o seu lixo para a reciclagem, você ainda gera emprego e renda para centenas de catadores.

Um dos maiores entraves para a reciclagem acontecer é que as pessoas pensam que é difícil e trabalhoso separar o lixo. Mas atualmente, não é necessário separar por tipo de material, até porque poucas pessoas dispõem de espaço para colocar tantas lixeiras, e hoje, uma mesma embalagem pode ter diversos materiais. Para reciclar é só separar os secos dos molhados.

Uma vez conscientizadas as pessoas, surge outro entrave: a falta de comprometimento do poder público. A solução é entregar o material para catadores. Hoje Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim são algumas das poucas cidades que investem na área. Os governos deveriam criar leis para obrigar os municípios a efetivar ações de reciclagem. Assim, evitaríamos a formação de lixões e aterros sanitários na vizinhança.

Como ajudar:

Separe: Não precisa separar o lixo por tipo de material. Duas lixeiras, uma para lixo seco e outra para lixo úmido, são suficientes.

Limpe: O lixo seco é o que vai para a reciclagem. Limpe as embalagens antes de colocar na sacola. Não é preciso lavar as embalagens com água e sabão. Apenas passe uma água para retirar o excesso do resíduo, que pode atrair moscas, ratos, baratas e formigas.

Ligue: Se sua cidade não tiver um programa de coleta seletiva, procure uma associação de catadores. Muitas delas vão buscar em casa ou condomínio o material acumulado. Veja algumas:

ASCAMARE (Vitória): 3327-2487
ASCAVIVE (Vila Velha): 3329-7444
RECUPERLIXO (Serra): 3328-8581
ASSCAMAG (Guarapari): 3261-4816

Fonte: A Gazeta (16/12/2008)

LINKS RELACIONADOS:

>> Do coco nada se perde
>> 
Mantenha o planeta no azul! 
>> 
22 de Março - Dicas para economizar água 
>> 
Dia Mundial do Meio Ambiente
>> 
Dia Mundial da Água 
>> 
Respeito ao Meio Ambiente
>> 
Dicas Ecológicas  

Ecologia

Regência

Regência

As crianças que participam dos trabalhos do Centro Ecológico do Tamar sabem de cor as histórias do Caboclo Bernardo

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Cientista Augusto Ruschi

Uma vez passou um carnaval inteiro atrás de uma formiga. Havia uma formiga preta que a gente encontra na mata sempre sozinha. Mas ele achava que essa formiga não mora sozinha e sim com outras companheiras

Ver Artigo
Paisagens de Passagens - Por Rubens Câmara Gomes

A Praia de Camburi sem nenhuma construção também era muito melhor, embora eu tivesse freqüentado pouco quanto ela ainda era virgem. Lembro que o acesso era pela Ponte da Passagem

Ver Artigo
Marinha desmonta o farol de Regência - 1998

Foi iniciado ontem, em Regência, o processo de desmontagem do farol que foi instalado no local em 1888

Ver Artigo
Turismo no Campo - Por Cacau Monjardim em 1975

Nestas propriedades seriam mantidas as tradições que poderiam vir a ser incluídas  na programação e formação de uma rede estadual de turismo rural ou melhor, de turismo-natureza

Ver Artigo
Medidas para ajudar a salvar o Rio Doce

Especialistas sugeriram em encontro o reflorestamento das margens e recuperação de nascentes para preservar o rio

Ver Artigo