Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Reflorestamento no Moreno

Nem bagunça, nem brincadeira fora de hora. O que se viu neste domingo no Morro do Moreno, em Vila Velha, foi algo bem distinto. Cerca de 300 crianças e adolescentes acompanhados de instrutores e soldados do Exército, fizeram um trabalho de reflorestamento da área. Também foram recolhidos todos os detritos que estavam pelo caminho ou nas trilhas do maciço.

A organização do evento ficou por conta da Fundação Clean Up Day. O presidente da entidade, Jorge Lemos, explicou que eles tiveram uma preocupação especial de só plantarem mudas que já estão adaptadas no pedaço de Mata Atlântica que cobre o Morro do Moreno. As crianças plantaram Ipê Rosa, Aroeira, Sapucaia e Pau Formiga. Todo lixo que também foi recolhido será documentado como materiais recicláveis e não recicláveis despejados no local. 
"É muito importante trabalhar com crianças nessa faixa etária de idade, pois assim já estamos inserindo no contexto da vida dela a responsabilidade ambiental e a importância que existe em cuidar do meio ambiente. Estamos há 10 anos desenvolvendo essas atividades e colhendo bons resultados. Temos vários jovens e adolescentes que começaram conosco quando pequenos e hoje são instrutores", conta.

Cerca de 100 homens do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro participaram da ação. Para ajudar nas atividades, eles se anteciparam e abriram buracos na terra, para facilitar o trabalho das crianças na hora de plantarem as mudas. O comandante geral do 38º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel José Góes, afirmou que a participação do batalhão em eventos como este é uma importante ferramenta para aproximar o exército da sociedade.

"Para nós a criança sempre é um público interessante. Ela sempre está aberta para receber novas informações. E essa atividade é muito boa para que ela tenha um contato com o Exército. Para nossos soldados essas ações são importantes para despertar neles a importância no trato com o meio ambiente", disse o comandante.

A atividade desenvolvida neste domingo pela Fundação Clean Up Day faz parte das comemorações do Dia da Terra, celebrado no dia 22 de abril, e da Semana do Exército.

Fonte: 26/04/2009 - (Letícia Cardoso - Redação Gazeta Rádios e Internet)

LINKS RELACIONADOS:

  O Morro do Moreno 
 Vegetação do Moreno  



GALERIA:

📷
📷


Ecologia

Respeito ao Meio Ambiente

Respeito ao Meio Ambiente

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nós do site Morro do Moreno temos a obrigação de ajudar a divulgar algumas dicas de educação ambiental. Para ler e praticar, combinado?

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Dia Mundial da Água

A Assembléia Geral das Nações Unidas criou em 22 de fevereiro de 1993, o Dia Mundial das Águas, a ser comemorado em 22 de março de cada ano

Ver Artigo
Descida Ecológica do Rio Jucu

Ela foi a grande motivadora para a criação do Consórcio Jucu-Santa Maria e é o primeiro movimento do Estado a mobilizar a sociedade para discutir os problemas das águas

Ver Artigo
Empresa utiliza água da chuva captada de enxurradas da Pedra Azul

A propriedade capta a água da chuva no momento que ela cai pela Pedra Azul, na forma de enxurradas, por meio de dois lagos e quatro reservatórios

Ver Artigo
Estações biológicas de Santa Lúcia e de São Lourenço

Elas estão numa região marcada pela diversidade florística. Situadas no município de Santa Teresa

Ver Artigo
A Extração da Madeira de Lei - Venda Nova do Imigrante

Fracassando a tentativa de diversificação de culturas, o período entre 1930 e 1955 foi favorável a extração de madeira. Essa atividade concentrou-se numa só espécie, o cedro, abundante em toda região do Alto Castelo que, na época, junto com o jacarandá, foram as espécies comercialmente econômicas

Ver Artigo