Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Registros Históricos – Eugênio Pacheco de Queiroz

Eugênio Pacheco de Queiroz

Ele foi diretor-presidente do jornal A GAZETA 49 anos. Eugênio Pacheco de Queiroz esteve à frente do processo de modernização da empresa, até a criação da Rede Gazeta.

Nasceu em 23 de novembro de 1904, em Vila Velha. Iniciou os estudos em sua cidade natal. Estudou no Colégio Anglo-Brasileiro, na Praia do Vidigal, no Rio de Janeiro.

O pai morreu quando preparava-se para entrar na Escola Militar do Realengo. Aos 21 anos, filho mais velho, voltou a Vila Velha para assumir a chefia da família e da loja deixada do pai.

Assumiu o sustento da família, a mãe e quatro irmãos menores, Antonieta, Darcy, Mário e Maria.

Eugênio Pacheco também atuou na política. Foi prefeito de Vila Velha duas vezes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, enfrentou problemas com os alemães. Destacou-se com seu trabalho de proteger as famílias e a ele se deve, junto com o apoio das tropas federais, a integridade da indústria de bombons Garoto.

Foi sócio-fundador da Volkswagem no Espírito Santo em 1958. Fundou a primeira agência de empresa no Estado e construiu a sede na Avenida Vitória.

Atuava como diretor-presidente da S.A. GAZETA desde 1951. Seu cunhado Carlos Fernando Monteiro Lindenberg era o maior acionista.

Eugênio Pacheco vendeu sua loja de Vila Velha e passou a dedicar-se ao jornal. Era o mais antigo da empresa. Foi o articulador de sua compra pelo grupo PSB.

Ingressou na empresa em 1950 como membro do conselho fiscal. Em 1951 foi eleito diretor-presidente. Morreu em 02 de janeiro de 1990, em Minas Gerais.

 

Fonte: Jornal A GAZETA de 20/11/1999
Contribuição: Roberto Brochado Abreu em abril/2011

Personalidades Capixabas

Judith Castelo Ribeiro

Judith Castelo Ribeiro

Eram treze irmãos. Todos vieram do interior e ficaram numa casa de sobrado, na extinta Rua José Marcelino

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Galerias - As 10 mais importantes por Eurípedes Queiroz do Valle

A do Tribunal de Justiça. (Palácio Moniz Freire) -E subdividida em duas: - a especial, constituída pelos que exerceram a Presidência, e a Geral, formada por todos os Desembargadores

Ver Artigo
Judith Leão Castello Ribeiro

Foi também a primeira mulher a ingressar na Academia Espírito-Santense de Letras. Sem dúvida, ela foi um exemplo de mulher pioneira e batalhadora

Ver Artigo
Um Patriarca Nosso - Por Aylton Rocha Bermudes

Ignácio Vicente Bermudes, morador de Timbuí, merece especial celebração ao atingir os 100 anos de vida

Ver Artigo
Dr. João Dukla Borges de Aguiar

As manifestações de pesar pelo seu falecimento - O Velório na Câmara Ardente - O Enterro - As Homenagens Oficiais - Outras Notas

Ver Artigo
Desembargadores - Os 10 mais antigos

3) Carlos Teixeira Campos. Natural do Município de Calçado, no Espírito Santo, no então Distrito de Bom Jesus do Norte. Nasceu em 6-3-1908

Ver Artigo