Fotos

Publicidade

Roteiros de Vitória

Roteiro Praias

Em Vitória as praias não podem ficar de fora do roteiro. Mas não tem muitas alternativas, pois algumas não são próprias para banho. As mais frequentadas são as praias de Camburi e Ilha do Boi. A Praia de Camburi é a única que fica no continente. Com 6 km de extensão é totalmente urbanizada. Abriga postos de orientação para exercícios físicos, calçadão, 46 qiosques, com sanitários e chuveiros, iluminação e um monumento a Iemanjá. Possui também ciclovia. As prainhas da Ilha do Boi, da direita e da esquerda, detêm o maior número de banhistas por metro quadrado da capital. São pequenas, de águas claras, e protegidas por rochas em suas extremidades - as crianças adoram! As outras são a Praia do Canto, perto do Iate Clube, Curva da Jurema, um pouco mais adiante e a Praia da Castanheira, na Ilha do Frade.

Link relacionado:

>> Ilha do Boi 

Roteiro de Compras

Vitória oferece possibilidades para todos os gostos. As mais sofisticadas podem ser feitas nos shopping centers da cidade. O principal é o Shopping Vitória, na Enseada do Suá. São várias lojas, muitas de grifes. Não deixe de visitar a loja do Projeto Tamar. Lá você encontrará camisetas, bonés, xícaras, entre outros itens, com estampas das tartarugas marinhas e o nome Espírito Santo. Uma opção é conhecer o Mercado da Vila Rubim, no centro da cidade, onde é possível encontrar de tudo um pouco. Outra dica é a feirinha na Praça dos namorados, com barracas de artesanato e comida. Agora, presente típico mesmo é a panela de barro fabricada pelas paneleiras de Goiabeiras.

Links relacionados:

>> Vila Rubim
>> Mercado da Vila Rubim
>>
 
Panela de barro 
>>
 
Escolhendo panelas capixabas  
>>
 
Panelas de barro enfeitadas
>>
 
Vale do Mulembá 

Roteiro Histórico

Em Vitória, boa parte de sua história está no centro da cidade. O melhor é ir de ônibus, pois não é nada fácil estacionar na região. Comece pela Catedrral Metropolitana. Ela fica na Cidade Alta. Próximo está o Palácio Anchieta, atual sede do Governo. Nas imediações ainda ficam a Capela de Santa Luzia, a Igreja de São Gonçalo e a Igreja do Rosário. Na parte baixa da cidade destaque para o Teatro Carlos Gomes, o Museu de Arte do ES e a Escola de Teatro e Dança Fafi. Aproveite para visitar o comércio do local, principalmente a Avenida Jerônimo Monteiro, Princesa Isabel e Rua Sete de Setembro.

Links relacionados:

>> O Palácio Anchieta
>> Capela Santa Luzia
>> Jerônimo Monteiro 
>> Origem do nome Vitória

Roteiro Parques

Vitória possui diversos parques públicos, onde é possível caminhar, sentar para ler, praticar esportes ou relaxar. Todos estão em boas condições e são ótimos para passear com a família. O Parque Municipal da Pedra da Cebola fica entre Jardim da Penha, Goiabeiras e Mata da Praia. O local abriga um pedra de onde é possível avistar a pista do aeroporto. Além disso, possui um minizoológico. Outra opção é o Parque Municipal Horto de Maruípe, entre os bairros de Maruípe, da Penha e de Itararé. Destaque para as palmeiras imperiais centenárias. Tem ainda o Parque Municipal da Fazendinha, em Jardim Camburi e Bairro de Fátima, indicado para as crianças. Outra boa opção é o Parque da Vale, também em Jardim Camburi. No Centro, a dica é o Parque Moscoso.

Roteiro Mar e Manguezal

Fazer um passeio de barco pela Baía de Vitória ou pelo manguezal é uma boa opção. A Escuna Cores do Mar oferece passeios diariamente. Tempo de duração: 2 horas, mínimo de 10 pessoas. São três passeios: a "Rota Caminho do Sol", "Ilha de Vitória" e o "Caminho do Sol". O primeiro sai do Pier de Iemanjá, passa pela praia de Camburi, Porto de Tubarão, Praia da Costa, Farol de Santa Luzia, entrada do Canal de Vitória, ilhas do Boi e do Frade e Curva da Jurema. O segundo também sai do Pier de Iemanjá e segue com destino às ilhas do Boi e do Frade, Terceira Ponte, Forte São João, Centro de Vitória, Ponte Florentino Avidos, Museu Ferroviário, Penedo, Convento da Penha e Forte Piratininga. O terceiro sai do Cais do Hidroavião e passa pela Ilha da Pólvora, Ilha do Cal, Santo Antônio, Foz do Rio Bubu, Ilha das Caieiras, Foz do Rios Santa Maria, Canal dos Escravos, Estação Ecológica Municipal do Lameirão e Maria Ortiz. No desembarque aproveite para fazer um tour gastronômico pela Ilha das Caieiras que oferece vários restaurantes. Outra opção é a empresa Tropical Port, com saídas diárias do Iate Clube.

Links relacionados:

>> Saldanha da Gama: ontem e hoje 
>> O porto de Vitória
>>  A origem da Praia da Costa
>> Praia da Costa nos anos 50 
>>
 
Praia da Costa - década de 80 
>> Praia da Costa 
>> Farol 
>> Convento da Penha

Fonte: Jornal A Gazeta.

Conteúdo

Canais Monumentos Cidades do ES Cidades do ES
AMAMOR
Aventura
Bairros
Bonde
Cidades do ES
Colégio Marista de Vila Velha
Convento da Penha
Culinária Capixaba
Curiosidades...
Ecologia
Editorial
Entrevistas
Escritores Capixabas
Especiais
Genealogia Capixaba
História do ES
Imigração no ES
Livros Capixabas
Matérias de Edward DAlcântara
Matérias de Roberto Abreu
Matérias Especiais
Monumentos
O ESPORTE NA HISTÓRIA DO ES
Personalidades Capixabas
Porto de Vitória
Prainha
Recantos Escondidos
Religiosos do ES
Variedades
Vila Velha
A História da Marinha em Vila Velha
A Igreja de São Tiago
A Igreja e o Convento de Nossa Senhora do Monte Carmo
Arquitetura rural em Santa Teresa
Arte indígena em Anchieta
Capela de Nossa Senhora das Neves
Casa da Memória
Catedral Metropolitana de Vitória
Convento da Penha
Escadaria Maria Ortiz
Escadaria São Diogo
Farol de Santa Luzia
Fortificações - Estado da Capitania em 1682
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de São Gonçalo
Igreja de São Gonçalo – Vitória ES
Igreja do Rosário é restaurada
Inauguração da Ponte de Linhares
Maciço do Penedo
Marca Morro do Moreno
Mestre Álvaro
Monte Aghá
Monumento a Domingos Martins
Monumento a Florentino Avidos
Monumento a Henrique Moscoso
Monumento a Jerônimo Monteiro
Monumento a Onça
Monumento a Vasco Fernandes Coutinho (1º Donatário da Capitania)
Monumento ao Ano Internacional da Paz
Monumento ao Expedicionário
Monumento ao Índio (Araribóia)
Monumento ao Trabalho
Monumento do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
Museus no Espírito Santo
O Exército: 38º BI.
Obelisco da Praça dos Namorados
Palácio das Águias é restaurado
Parque Moscoso
Por quê o nome do viaduto é Caramuru?
Praia do Ribeiro
Prainha: 400 Anos
Santuário de Nossa Senhora das Neves
Teatro Melpômene
Terceira Ponte
Terrenos pertencentes ao patrimônio da Penha
Roteiros de Guarapari
25 de Julho
A CIDADE DE ANCHIETA
A cidade de Vila Velha
A Estrada de Venda Nova do Imigrante a Castelo
A praça Duque de Caxias de Vila Velha
Alfredo Chaves
Anchieta
As Belezas de Matilde
Baixo Guandu
Barra do Jucu
Barra do Riacho
Cachoeiro de Itapemirim
Caparaó
Carta revela tesouro de jesuítas
Colatina
Divino de São Lourenço
Do pouso do Riacho a Linhares
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Fazenda em Castelo
Guaraná
Guarapari - turismo e folclore
Guarapari e Perocão
Ibatiba
Iconha
Iconha - Crônica de Rubem Braga (1951)
Iriri - sua origem
Itaguaçu
Itapemirim
Itaúnas
João Neiva
Lave a alma nas cachoeiras
Linhares
Manguinhos
Marataízes
Marechal Floriano
Matilde
Meaípe
Mercado Municipal de Vila Velha
Mimoso do Sul
Muqui
O calendário e Vila Velha
Parati
Passagem do Imperador pela vila de Santa Cruz
Pedra Menina


Colunistas

ROBERTO ABREU

Vila Velha já teve um serviço de auto falantes “A voz de Vila Velha”. Por Roberto Abreu. Leia mais!

 

EDWARD D'ALCÂNTARA

Foi grande o legado de Antônio Athayde para Vila Velha. Vejas as principais obras. Por Edward D'Alcântara.

Parceiros
JOSÉ ROBERTO SANTOS NEVES
COMPANHIA DO VÍDEO
MÔNICA BOITEUX