Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Samarco – Primeiro Embarque de Concentrado

O Itel Hércules carregou as primeiras 62 mil toneladas de concentrados finos

No dia 22 de agosto deste ano a Samarco Mineração S. A. processava o primeiro embarque de 62.189 toneladas métricas de concentrado não aglomerado, com destino à Bélgica, no graneleiro Itel Hercules, de bandeira monroviana. As 9h30m daquele dia o navio foi avistado no horizonte, para, logo depois, às 11h30m, atracar no porto com o auxílio dos rebocadores da Samarco.

As 14h15m do mesmo dia, depois de ter sido visitado pelos diretores do porto, o Itel Hercules começava a receber, através das correias transportadoras, as primeiras toneladas do concentrado fino. No dia seguinte, 23 de agosto, a Samarco, através do Chefe do Departamento do Porto, conferia ao comandante do navio uma placa alusiva ao acontecimento.

No dia 24, às 11h35m, o carregador voltava ao píer. Encerrava-se a primeira operação de carregamento de mais de 62 mil toneladas de matéria-prima. As 13h35m, os rebocadores iniciaram a operação de desatracação do navio, que se afastou lentamente do píer, pelo canal de acesso. Os rebocadores apitaram para encerrar o primeiro ato das operações de exportação.

 

Fonte: Complexo Samarco – Suplemento Especial de A Gazeta, 29 de setembro de 1977
Compilação: Walter de Aguiar Filho, março/2015

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Pequena suíte para Vitória-Porto em cinco movimentos

Quando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em vila velha no dia 23 de maio de 1535

Ver Artigo
A história moderna do Porto de Vitória

Os primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879

Ver Artigo
Construção do Porto de Vitória

Apesar da construção do porto ter sido iniciada em 1906, suas obras só foram definitivamente concluídas em 1940, com a inauguração do Cais Comercial

Ver Artigo
A História do Porto de Vitória

A cidade cresceu e passou a ter uma paisagem inédita: os grandes navios que “passeiam” na avenida.

Ver Artigo
A criação da Vale - Parte III (História da Vale)

A CVRD seria constituída como uma sociedade anônima, de economia mista, com capital inicial de 200 mil contos de réis. Sua diretoria seria composta por cinco membros: um presidente e dois diretores de nacionalidade brasileira e mais dois diretores norte-americanos

Ver Artigo