Samarco – Primeiro Embarque de Concentrado
No dia 22 de agosto deste ano a Samarco Mineração S. A. processava o primeiro embarque de 62.189 toneladas métricas de concentrado não aglomerado, com destino à Bélgica, no graneleiro Itel Hercules, de bandeira monroviana. As 9h30m daquele dia o navio foi avistado no horizonte, para, logo depois, às 11h30m, atracar no porto com o auxílio dos rebocadores da Samarco.
As 14h15m do mesmo dia, depois de ter sido visitado pelos diretores do porto, o Itel Hercules começava a receber, através das correias transportadoras, as primeiras toneladas do concentrado fino. No dia seguinte, 23 de agosto, a Samarco, através do Chefe do Departamento do Porto, conferia ao comandante do navio uma placa alusiva ao acontecimento.
No dia 24, às 11h35m, o carregador voltava ao píer. Encerrava-se a primeira operação de carregamento de mais de 62 mil toneladas de matéria-prima. As 13h35m, os rebocadores iniciaram a operação de desatracação do navio, que se afastou lentamente do píer, pelo canal de acesso. Os rebocadores apitaram para encerrar o primeiro ato das operações de exportação.
Fonte: Complexo Samarco – Suplemento Especial de A Gazeta, 29 de setembro de 1977
Compilação: Walter de Aguiar Filho, março/2015
Os práticos escalados para atuar são acionados pelo Centro de Coordenação de Operações e chegam até os navios conduzidos pelas lanchas de apoio
Ver ArtigoProjetado pelo arquiteto Ricardo Antunes foi construído em 1939, no bairro Santo Antônio, o hidroporto que ficou popularmente conhecido em Vitória como "Cais do Avião"
Ver ArtigoQuando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em vila velha no dia 23 de maio de 1535
Ver ArtigoOs primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879
Ver ArtigoApesar da construção do porto ter sido iniciada em 1906, suas obras só foram definitivamente concluídas em 1940, com a inauguração do Cais Comercial
Ver Artigo