Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Santa Teresa

Beija Flor

Das “três santas”, a cidade de Santa Teresa, na região serrana do ES é a mais desenvolvida. A cidade começou a partir da chegada dos italianos. A estrada até lá é sinuosa e merece atenção redobrada. Como pano de fundo, o Vale do Caravagio. Dê uma paradinha do restaurante Recanto da Montanha. São tantas palquinhas indicativas – “pão com lingüiça a tantos quilômetros...” – que é impossível passar direto.

Conheça também a Igreja Matriz, de 1925, que possui sinos doados por D. Pedro II. No domingo aproveite para passar no Bar Elite, onde acontece uma verdadeira cantoria italiana, que começa às 9 e vai até às 14 horas.

Andar pela cidade é se deparar com casinhas charmosas cheia de bebedouros para atrair os beija—flores. Essas aves foram pesquisadas pelo naturalista Augusto Ruschi, que escolheu o município como residência oficial, criando o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em 1949.

Na saída do município está a Casa dos Lambert, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), feita de estuque. A casa existe há cerca de 130 anos. Em frente fica a igrejinha Nossa Senhora da Conceição, que abriga em seu interior uma imagem da santa em madeira, de 1889.

Outra casa histórica que merece uma visita é a da escritora Virgínia Tamanini, onde o romance “Karina” foi ambientado. Conheça também o Vale do Canaã, que serviu de inspiração para o escritor Graça Aranha escrever o romance “Canaã”, e o Vale das Tabocas, que fica na rodovia que liga a cidade a Itarana.

Fonte: Jornal A Gazeta.

LINKS RELACIONADOS:

 Roteiros de Santa Teresa
 Imigração no ES
 Pomeranos
 Poloneses no ES
 Imigrantes Holandeses 
 Luxemburgueses
 Tiroleses
 Como si fa una bella polenta
>> Bola cheia em Santa Teresa  
>> Arquitetura rural em Santa Teresa 

Cidades do ES

Roteiros da Serra

Roteiros da Serra

O litoral da Serra concentra-se em 23 km de pura beleza. É só escolher a sua praia. O município possui cinco balneários: Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo
Divisão administrativa do município de Vitória, 1937

São os seguintes limites do município de Vitória

Ver Artigo