Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

São Sebastião e São Benedito

Hoje, dia 20 de janeiro,é o ponto alto da tradicional Festa de São Benedito e São Sebastião, que está entre as mais populares do Espírito Santo e reúne, num misto de fé, devoção e alegria, diversas bandas de congo da Grande Vitória, além de atrair milhares de turistas e admiradores da cultura popular capixaba.

Haverá shows com atrações locais e nacionais, além da celebração de missas na histórica Igreja e Residência dos Reis Magos. Inúmeras bandas de congo saem em procissão pelas ruas de Nova Almeida ao lado de uma réplica do navio “Palermo”, que é carregado por devotos dos santos católicos. Às margens do rio Reis Magos, a multidão de fiéis e turistas aguarda a chegada da procissão marítima, que traz consigo um dos principais símbolos dos festejos, um mastro de madeira todo pintado. Ele é então colocado pelos fiéis no “navio” sob muitos aplausos e cantos.

Depois disso, a multidão, formada por crianças, jovens e adultos, segue atrás das bandas de congo e do navio “Palermo” em nova procissão pelas principais avenidas do balneário até chegarem à praça da Igreja dos Reis Magos, onde acontece o momento mais bonito e emocionante da festa de São Benedito e São Sebastião. É a tão esperada hora da fincada do mastro. Após o ritual, uma linda queima de fogos nos arredores da Igreja dos Reis Magos enfeita os céus de Nova Almeida.

Origem dos festejos

Segundo diz a lenda, um navio negreiro que trazia escravos oriundos da África naufragou, em meio a uma tempestade, na costa de Nova Almeida. No entanto, os escravos que então ocupavam a embarcação se salvaram ao se agarrarem em um mastro de madeira. Esse fato, mais tarde, foi atribuído pelos católicos às orações dos escravos ao "santo preto" São Benedito, que viveu e morreu em Palermo, Itália, no século 16.

 

Documentário sobre a Festa da Puxada e Fincada do Mastro de São Benedito que anualmente se realiza en Serra, cidade do Espírito Santo. Feito em 1971.

https://www.youtube.com/watch?v=8AfUwYgufgg

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Capixabas: valores únicos 
>> Roteiros da Serra

>> Reis Magos ou Nova Almeida

Folclore e Lendas Capixabas

A Cruz do Campo em Vila Velha – Por Maria Stella de Novaes

A Cruz do Campo em Vila Velha – Por Maria Stella de Novaes

A lenda histórica da Cruz do Campo, relaciona-se com a derradeira viagem de Anchieta, de Reritiba a Vitória

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Turismo do Espírito Santo - Por Aloísio Santos

A chave maravilhosa, que abrirá suas portas para o Brasil e para o mundo, é ainda e será sempre o turismo. Era o que tinha para dizer, Srs. Deputados

Ver Artigo
Fantasmas no Adro Esquecido – Por Adilson Vilaça

Nossa Senhora da Conceição disse que não. Fez ouvidos moucos ao derradeiro ofício e recusou-se ir para a igreja do Rosário dos Homens Pretos

Ver Artigo
Juparanã – Por Maria Stella de Novaes

A Lagoa Juparanã está saturada de fantasia, criada pela imaginação do povo, e que se tem perpetuado, através das gerações

Ver Artigo
A Pedra da Ema – Por Adelpho Monjardim

Em Burarama, Município de Cachoeiro de Itapemirim, situa-se a Pedra da Ema, notável pelo fenômeno que ali se processa

Ver Artigo
As minas do Castelo- Por Adelpho Monjardim

Atribui-se aos jesuítas, ainda no Século XVII, o desbravamento do território do Município de Castelo

Ver Artigo