Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Sementes de Ouro

Pedra Azul - Foto: Edson Quintaes

Afirmou o poeta Cassiano Ricardo que “o imigrante trouxe a enxada ao ombro, subiu ao píncaro das montanhas, plantou sementes de ouro na terra de esmeralda e transformou-se, verdadeiramente, num descobridor de novos mundos”.

Jônice Tristão, ao acelerar o projeto de urbanização do Albergue da Pedra Azul, em Pedreiras, Domingos Martins, nivela-se aos louros imigrantes de Cassiano Ricardo, compondo uma nova e moderna frente de trabalho que caminhará, paralelamente, fiel aos instintos de preservação do valioso patrimônio paisagístico de uma das mais privilegiadas regiões de clima temperado do hemisfério sul, sem distanciar-se da filosofia evoluída que transforma a tecnologia  de construção e urbanização em suporte harmônico das dádivas da natureza.

Há mais de 30 anos o engenheiro Eliezer Baptista da Silva escolheu, com um pequeno grupo de amigos, Pedreiras para o seu refúgio. Ali, na fimbria da Pedra Azul, no altiplano das montanhas, sob o som cadenciado e suave das cascatas, não foram poucos os planos que nasceram, os imensos projetos de desenvolvimento que desabrocharam, dando ao Brasil a realidade de Tubarão e a histórica decisão de Carajás. A tranqüilidade, o silêncio e o verde das encostas foram companheiros de sonhos maravilhosos. Ali, próximo a lareira, as idéias rejuvenescem. O instinto criador encontra suas maiores afinidades.

Comungando do entusiasmo comum aos que aprenderam a amar a montanha, rendidos à sua graça e crença, Jônice Tristão e todos os seus familiares lá estão, não apenas iniciando mais um empreendimento, mas, sobretudo, estão assinando um compromisso com a exuberante natureza da região, fazendo da preservação do verde a bandeira de suas mais caras esperanças.

Marcando suas múltiplas atividades empresariais pelo dinamismo de ação e mais ainda pela unidade familiar, os projetos do grupo têm sido, acima de tudo, projetos encampados por toda a família e pelos seus mais diretos auxiliares e colaboradores. Reside nesta unidade, nesta identidade de propósitos e na seriedade que o Grupo Tristão coloca em tantas e tão variadas realizações, a marca de uma educação de berço, quando em Afonso Cláudio o patriarca da família – José Ribeiro Tristão – plantou as lições de humildade, de capacidade realizadora e de carinhosa vivência familiar, semeando de exemplos maravilhosos os futuros caminhos de todos os seus descendentes.

O Albergue da Pedra Azul é um dos símbolos de arrojados projetos que pretendem transformar Pedreiras e Domingos Martins como um todo, num dos mais promissores pólos turísticos de montanha de todo o país, cujo despertar a nível nacional está marcado pela próxima realização do Festival Internacional do Vinho.

Com o apoio decisivo do Governo do Estado, sustentado pelo entusiasmo e pelo espírito de luta do Secretário Hermes Laranja, da Indústria e do Comércio, não se pode ter dúvidas de que o Espírito Santo resolveu mostrar ao país que suas montanhas passam a ser uma nova opção turística, dentro de um link praia-montanha que se revela único no gênero em todo o mundo, graças ao hiato de acesso que os une em apenas 40 minutos.

O complexo hoteleiro de Pedra Azul, com uma área construída de aproximadamente 3.100 metros quadrados, terá como suporte de lazer e recreação, lagos, campos de esporte, saunas, piscinas, quadras de tênis, voleibol, futebol, bocha, charretes, cavalos, discotecas, salão de convenções, restaurantes, bares e pistas de Cooper.

Os descrentes, como sempre, não entendem um investimento de tamanho vulto numa região praticamente desconhecida. Somente os marcados pelo senso de retribuição e pelo sentido de participação, podem, como Jônice Tristão, assumir os anseios de uma comunidade.

Não é um investimento cercado pelo imediatismo do lucro. É uma ação que nasce pelo entusiasmo. É um ato desbravador. É a afirmação de quem se sente recompensado por uma existência marcada pelo sucesso empresarial. É um desejo de ser útil e uma manifestação de preocupação social, de afinidade com as carências da gente simples do interior, de homens de pele rubras queimadas pela faina da lavoura, de mãos calosas que fazem a produção e que ainda não perderam a fé no trabalho.

O Albergue da Pedra Azul, centro que polarizará o desenvolvimento da montanha e abrirá novas oportunidades para fixação do homem ao seu meio, é o Prêmio que Jônice Tristão resolveu conceder aos louros imigrantes de que falou Cassiano Ricardo, para juntos desfrutarem os frutos de uma nova semeadura.

A decisão do empresário pode e deve ser encarada, muito mais, como uma efetiva participação social no processo capixaba de desenvolvimento.

O que Jônice Tristão jamais seria capaz de aceitar, sem dúvida, seria a omissão perante os anseios de progresso de Domingos Martins e do Espírito Santo.

Julho de 1984.

 

Livro: Capixaba, sim. (hoje mais do que ontem)
Autor: J. C. Monjardim Cavalcanti
Compilação: Walter de Aguiar Filho, setembro/2011 

Recantos Escondidos

Comunidade de Araçatiba

Comunidade de Araçatiba

A atmosfera pacata da pequena Araçatiba repousa, na verdade, sobre um turbilhão de história. História de um povo que vive ali no sentido mais literal da palavra comunidade

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Pedra da Concha - Barra do Jucu

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

Ver Artigo
Pontos turísticos em Afonso Cláudio

Pedra dos Três Pontões símbolo do município e um dos lugares mais bonitos do lugar. Com 1.100 m de altitude, fica a 10 quilômetros da sede. São usados para vôos de asa delta

Ver Artigo
Um lugar chamado Palha

Para a Prefeitura de Conceição da Barra este lugar se chama “Governador Santos Neves”, nome que a população começa a adotar, dizendo às vezes “Governador”, às vezes “Santos Neves”; muita gente ainda o denomina “Comercinho de Palha” ou simplesmente “Palha”.

Ver Artigo
Barra Nova

Conheça Barra Nova, o paraíso em São Mateus, norte do Espírito Santo!

Ver Artigo
Praia das Virtudes

Comecemos pela água. Como é possível uma água tão cristalina! Há algum tempo, quando eu dava um mergulho, a aliança caiu do meu dedo...

Ver Artigo