Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Usina de aço

Porto de Tubarão em construção

Os capixabas receberam com viva euforia a notícia de que o Plano Siderúrgico Nacional escalonou para Vitória, nas imediações de Ponta de Tubarão, a implantação de uma usina de semi-acabados de aço, reunindo no seu comando a CVRD e o BNDE.

A nova unidade, que vem dar ênfase à tese histórica da implantação no litoral de uma usina de aço, fato que se espera há 30 anos nos mais adiantados círculos siderúrgicos nacionais e internacionais, terá capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas anuais e poderá abrir oportunidade para a criação de oito mil novos empregos, exigindo um investimento da ordem de 200 milhões de dólares.

Portanto, a importância deste investimento é capital para o nosso esquecido e preterido Espírito Santo, que estranhou e se colocou de pé contra o protesto que a Assembléia Legislativa de Minas Gerais encaminhou ao Presidente e ao Ministro Macedo Soares. Em passado não muito distante o Espírito Santo já havia sido preterido, em termos siderúrgicos, quando se decidiu implantar Volta Redonda e, em seguida a Usiminas, apesar de dispormos da melhor viabilidade locacional, ao lado de Orinoco, na Venezuela, para sediar uma usina siderúrgica de grande porte.

Temos lutado, no curso dos anos, para despertar este sentimento de valorização locacional entre os capixabas, apontando, com números, estudos, projetos e declarações de reconhecidas autoridades internacionais, o melhor caminho para a nossa luta, pois reside na conquista da siderurgia uma oportunidade para o Espírito Santo se firmar, definitivamente, como o maior pólo siderúrgico do hemisfério sul e terceiro do mundo.

Não se justifica, em respeito aos interesses maiores da Nação, que se aceite pacificamente, as pretensões mineiras nesta oportunidade, colocando em suas justificativas que o Governo Federal estaria, ao aprovar a implantação da usina siderúrgica em nosso Estado, contra a tese da "interiorização do desenvolvimento", que é válida sob alguns aspectos, mas, completamente dispensável no que concerne ao aço, pois em Tubarão o Brasil poderá produzir o aço mais barato do mundo.

Maio de 1968

 

Fonte: Capixaba, sim. (hoje mais do que ontem), ano 2006
Autor: Cacau Monjardim

Portos do ES

Corredor Centro-Leste e os indutores do desenvolvimento

Corredor Centro-Leste e os indutores do desenvolvimento

O sucesso do CTCL é a disposição da Companhia Vale do Rio Doce de abrir a Estrada de Ferro Vitória a Minas a outras mercadorias que não sejam apenas o minério de ferro

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Prático: atividade tem momentos de perigo

Os práticos escalados para atuar são acionados pelo Centro de Coordenação de Operações e chegam até os navios conduzidos pelas lanchas de apoio

Ver Artigo
Cais do Avião

Projetado pelo arquiteto Ricardo Antunes foi construído em 1939, no bairro Santo Antônio, o hidroporto que ficou popularmente conhecido em Vitória como "Cais do Avião"

Ver Artigo
Pequena suíte para Vitória-Porto em cinco movimentos

Quando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em vila velha no dia 23 de maio de 1535

Ver Artigo
A história moderna do Porto de Vitória

Os primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879

Ver Artigo
Construção do Porto de Vitória

Apesar da construção do porto ter sido iniciada em 1906, suas obras só foram definitivamente concluídas em 1940, com a inauguração do Cais Comercial

Ver Artigo