Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Venda Nova

Imigrantes Italianos – Venda Nova dos Imigrantes

Venda Nova do Imigrante faz parte do circuito da região de montanhas capixabas. A cidade fica a uma altitude de 730 metros - a temperatura média varia entre 12º C a 24º C. Portanto, prepare seus casacos!

É um pedacinho da Itália em terras capixabas. No local, os turistas podem apreciar comidas caseiras feitas em fogão a lenha, como a tradicional polenta e a linguiça frita. Um manjar dos deuses que tira qualquer um da dieta.

Tudo começou com os imigrantes recém-chegados da Itália. Eles tinham o costume de produzir os alimentos dentro de suas propriedades, já que havia poucas casas de comércio na região e o dinheiro era escasso. Então, eles mesmos faziam os pães, o fubá, a massa de macarrão e criavam vacas para produção de leite.

A tradição de fazer produtos caseiros passou de pai para filho. Hoje o agroturismo é uma atividade que convida os visitantes às áreas rurais, onde podem ter um contato maior com a natureza. O município foi o primeiro no Estado a praticar este tipo de turismo, que surgiu na década de 80.

O circuito do agroturismo pode começar pela Fazenda Carnielli, onde a família produz fubá, café torrado e moído, biscoitos, defumados, doces e artesanatos. Já a centenária Fazenda Lorenção, que recebe turistas e capixabas em suas terras há 12 anos, fabrica embutidos, tomate seco e conserva de beringela. Na fazenda da família Busato, os visitantes encontram fubá, feijão, açúcar mascavo, melado, cachaça e licores.

Queijos e derivados e café são encontrados na Fazenda Providência, que também oferece um tour pelo curral e explicações sobre o processo de torra do café e moagem do fubá. A Família Sossai Altoé vende cachaça Venda Nova, vinho, licor, pó de café, fubá, mel, geléia e feijão. Além disso, oferece visita ao alambique e ao moinho de pedra.

A Fazenda Saúde tem pesque-pague e restaurante com comidas típicas feitas em fogão a lenha aos sábados e domingos. Além de área de lazer, churrasqueira, fonte de água mineral, produção agrícola, vinho de jabuticaba, fubá, polenta e tomate seco.

O mais interessante nesses passeios é conhecer as famílias - muitas ainda trazem de herança um sotaque carregado - que fazem questão de servir algo para degustar enquanto contam algumas histórias de seus antepassados.

Quem quiser se arriscar num programa mais radical, Venda Nova do Imigrante oferece algumas modalidades de esportes de aventura: trekking, montain bike e vôo livre. O grupo de praticantes "Cobras do Rapel" explora pontos turísticos como a Pedra do Já 7 e a Cachoeira do Alto Bananeira. Cercado por montanhas, o município possui quatro rampas para decolagem. A Associação Vendanovense de Vôo Livre organiza cursos de parapente, além de realizar vôos duplos.

Confira a programação da festa:

De quinta-feira (08) até domingo (11), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman.

A programação contará com várias atrações como sessão solene na Câmara Municipal, desfile cívico escolar, 15ª Corrida Rústica, desfile Garota do Município, barracas de comidas típicas e sorteio de um Fiat Mille Fire Flex Zero Km.

Para animar o público, estimado em 40 mil pessoas, a festa terá shows musicais com atrações locais e nacionais como Zezé di Camargo & Luciano, Cidade Negra, Eduardo Costa, Jhony & Dener, Ronan & Ronaldo, além das bandas Som Maior, Bandéia, Sambanejo e Auge.


LINKS RELACIONADOS:

 Imigração no ES
 
Padre Pé-de-Vento  
 
Adrenalina!l 
 
Festa da Polenta
 
Como si fa una bella polenta



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Vitória

Vitória

Descrição da cidade de Vitória em 1939:

"Vitória é o porto escoadouro da produção cafeeira dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
São Mateus mais de 400 anos de solidão - Gabriel Bittencourt

A história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré 

Ver Artigo
O Dia de Cachoeiro - Por Gabriel Bittencourt

Há 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim

Ver Artigo
Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
Itapemirim - Por Edward Willberforce

Vila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização

Ver Artigo