Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Vitória

Vista do Viaduto Caramuru

Fotos de Paes.

Descrição da cidade de Vitória em 1939:

"Vitória é o porto escoadouro da produção cafeeira dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, foi elevada a cidade em 2 de março de 1829.

Está localizada na ilha do mesmo nome, em águas do Atlântico, entre as montanhas e o mar; tem a área povoada de 4.200.000 metros quadrados e 5.973 casas. É o segundo porto do Brasil, em beleza panorâmica, e o terceiro, exportador de café.

Dista do Rio de Janeiro duas horas e meia por via aérea. É servida por estradas de ferro (Leopoldina Railway e Estrada de Ferro Vitória a Minas) que a põem em contato direto com os maiores centros industriais e comerciais do Brasil. Dado o seu aspecto, o pitoresco de suas habitações galgando o flanco das montanhas, é conhecida como Cidade Presépio. É ligada a todo o interior do Estado, por grande número de empresas regulares de ônibus.

Tem 25 quilômetros de linhas de bonde.

Apresenta um centro urbano de movimento apreciável, praças e avenidas de trânsito constante, instalações comerciais aparatosas, três cinemas, construções modernas, belos jardins públicos, pavimentação das ruas em asfalto, paralelepípedos e macadame, edifícios como o do Palácio do Governo, um dos mais belos do Brasil, Cine-Teatro Glória, Clube Saldanha da Gama, Edifício Antenor Guimarães, Prefeitura Municipal, Teatro Carlos Gomes, a Catedral, em estilo gótico, Hospital Militar, Quartel de Polícia, Liceu Agrícola, Hospital de Tuberculosos, e muitos outros; conta com um círculo intelectual de relevo e justa projeção no cenário das letras; com instituições culturais como a Academia Espírito-santense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico, a Associação Espírito-santense de Imprensa; clubes sociais como o Clube Vitória, o C. R. saldanha da Gama, o C. N. R. Álvares Cabral; Corpo de Bombeiros; Guarda Civil; Santa Casa de Misericórdia; Pronto-Socorro; três orfanatos; Biblioteca e Arquivo Públicos; Museu; três Ginásios, o do Espírito Santo, o São Vicente de Paulo e o Americano Batista; Escola Normal D. Pedro II; Academia de Comércio, Faculdade de Odontologia e Farmácia; Liceu de Artes e Ofícios, Faculdade de Direito, perto de 100 escolas isoladas; inúmeros estabelecimentos particulares de ensino, dentre os quais a Escola Brasileiria de Educação e Ensino.

Aos turistas apresenta, como atração, nos arredores, a cidade do Espírito Santo, onde se encontra o Convento de N. S. da Penha; o contorno da ilha, por uma estrada em execução, circundando Vitória, num percurso de 14 quilômetros; o Palácio do Governo; a lápide no local em que estiveram os ossos do Padre Anchieta; os bairros modernos; as praias, principalmente a Praia Comprida, e, mais distante, a da Costa e a de Camburi.

Outras Informações:

- A cidade de Vitória, porto de mar, no centro-extremo-oriental do país, é naturalmente indicada para a instalação de grandes indústrias necessárias ao norte e ao sul do Brasil.
- A Prefeitura de Vitória isenta de impostos, por muitos anos, as indústrias novas criadas no seu município.
- Temperatura média: Máxima: 26,5º e mínima: 19,9º.
- Comunicação telefônica para todo o interior do Estado; telegráfica e radiográfica para todo o país e o mundo.
- Servida por vias marítima, terrestre e aérea.
- Cais do Porto com instalações modernas, em contato imediato com o centro urbano.
- Automóveis, bondes, ônibus.
- Bares, Confeitarias, Restaurantes.
- Hotéis, Comércio importante, Centros de diversões.
- Três jornais diários, duas revistas ilustradas, uma estação de rádio emissora.
- Praias próximas, Clubes centrais, Todos os serviços úteis ao alcance imediato.
- Ruas, praças e avenidas, muito bem iluminadas e arborizadas.
- Em 2 horas de automóvel, o conhecimento dos principais trechos da cidade, com o percurso pelos logradouros públicos mais aprazíveis da Capital.
- Todas as artérias, assim como todos os prédios da ciade são providos de placas modernas de nomenclatura e numeração.
- Partem de Vitória, do coração da cidade, para todos os pontos do Estado, ônibus confortáveis que fazem o serviço de trasporte de mercadorias e passageiros, para todo o "hinterland" capixaba, a preços reduzidíssimos, sem paralelo no Brasil.
- É órgão da imprensa, que faz a divulgação dos atos da Prefeitura, o jornal "A Tribuna", com duas edições diárias."

 

LINKS RELACIONADOS:

 Vitória - 455 anos
 Roteiros de Vitória
 Crônica de Victoria 
 Lembranças de Victoria 
 Vitória era assim 
 A origem do nome de Vitória 
 Vitória na visão de estrangeiros 
 Primeiras construções de Vitória 
 Curiosidades de Vitória 
 Vitória entre as décadas de 40 e 70
 Vitória em 1700  
>> Vitória e os navios
>> O que Vitória tem de melhor 
>> Mercados de Vitória
>> Mercado da Vila Rubim


 



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro de Itapemirim

Dia 29 de junho marca do dia da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. A data foi criada pelo escritor Newton Braga, irmão de Rubem Braga, com a proposta de promover encontros e reavivar tradições

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo
Divisão administrativa do município de Vitória, 1937

São os seguintes limites do município de Vitória

Ver Artigo