Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Vitória

Vista do Viaduto Caramuru

Fotos de Paes.

Descrição da cidade de Vitória em 1939:

"Vitória é o porto escoadouro da produção cafeeira dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, foi elevada a cidade em 2 de março de 1829.

Está localizada na ilha do mesmo nome, em águas do Atlântico, entre as montanhas e o mar; tem a área povoada de 4.200.000 metros quadrados e 5.973 casas. É o segundo porto do Brasil, em beleza panorâmica, e o terceiro, exportador de café.

Dista do Rio de Janeiro duas horas e meia por via aérea. É servida por estradas de ferro (Leopoldina Railway e Estrada de Ferro Vitória a Minas) que a põem em contato direto com os maiores centros industriais e comerciais do Brasil. Dado o seu aspecto, o pitoresco de suas habitações galgando o flanco das montanhas, é conhecida como Cidade Presépio. É ligada a todo o interior do Estado, por grande número de empresas regulares de ônibus.

Tem 25 quilômetros de linhas de bonde.

Apresenta um centro urbano de movimento apreciável, praças e avenidas de trânsito constante, instalações comerciais aparatosas, três cinemas, construções modernas, belos jardins públicos, pavimentação das ruas em asfalto, paralelepípedos e macadame, edifícios como o do Palácio do Governo, um dos mais belos do Brasil, Cine-Teatro Glória, Clube Saldanha da Gama, Edifício Antenor Guimarães, Prefeitura Municipal, Teatro Carlos Gomes, a Catedral, em estilo gótico, Hospital Militar, Quartel de Polícia, Liceu Agrícola, Hospital de Tuberculosos, e muitos outros; conta com um círculo intelectual de relevo e justa projeção no cenário das letras; com instituições culturais como a Academia Espírito-santense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico, a Associação Espírito-santense de Imprensa; clubes sociais como o Clube Vitória, o C. R. saldanha da Gama, o C. N. R. Álvares Cabral; Corpo de Bombeiros; Guarda Civil; Santa Casa de Misericórdia; Pronto-Socorro; três orfanatos; Biblioteca e Arquivo Públicos; Museu; três Ginásios, o do Espírito Santo, o São Vicente de Paulo e o Americano Batista; Escola Normal D. Pedro II; Academia de Comércio, Faculdade de Odontologia e Farmácia; Liceu de Artes e Ofícios, Faculdade de Direito, perto de 100 escolas isoladas; inúmeros estabelecimentos particulares de ensino, dentre os quais a Escola Brasileiria de Educação e Ensino.

Aos turistas apresenta, como atração, nos arredores, a cidade do Espírito Santo, onde se encontra o Convento de N. S. da Penha; o contorno da ilha, por uma estrada em execução, circundando Vitória, num percurso de 14 quilômetros; o Palácio do Governo; a lápide no local em que estiveram os ossos do Padre Anchieta; os bairros modernos; as praias, principalmente a Praia Comprida, e, mais distante, a da Costa e a de Camburi.

Outras Informações:

- A cidade de Vitória, porto de mar, no centro-extremo-oriental do país, é naturalmente indicada para a instalação de grandes indústrias necessárias ao norte e ao sul do Brasil.
- A Prefeitura de Vitória isenta de impostos, por muitos anos, as indústrias novas criadas no seu município.
- Temperatura média: Máxima: 26,5º e mínima: 19,9º.
- Comunicação telefônica para todo o interior do Estado; telegráfica e radiográfica para todo o país e o mundo.
- Servida por vias marítima, terrestre e aérea.
- Cais do Porto com instalações modernas, em contato imediato com o centro urbano.
- Automóveis, bondes, ônibus.
- Bares, Confeitarias, Restaurantes.
- Hotéis, Comércio importante, Centros de diversões.
- Três jornais diários, duas revistas ilustradas, uma estação de rádio emissora.
- Praias próximas, Clubes centrais, Todos os serviços úteis ao alcance imediato.
- Ruas, praças e avenidas, muito bem iluminadas e arborizadas.
- Em 2 horas de automóvel, o conhecimento dos principais trechos da cidade, com o percurso pelos logradouros públicos mais aprazíveis da Capital.
- Todas as artérias, assim como todos os prédios da ciade são providos de placas modernas de nomenclatura e numeração.
- Partem de Vitória, do coração da cidade, para todos os pontos do Estado, ônibus confortáveis que fazem o serviço de trasporte de mercadorias e passageiros, para todo o "hinterland" capixaba, a preços reduzidíssimos, sem paralelo no Brasil.
- É órgão da imprensa, que faz a divulgação dos atos da Prefeitura, o jornal "A Tribuna", com duas edições diárias."

 

LINKS RELACIONADOS:

 Vitória - 455 anos
 Roteiros de Vitória
 Crônica de Victoria 
 Lembranças de Victoria 
 Vitória era assim 
 A origem do nome de Vitória 
 Vitória na visão de estrangeiros 
 Primeiras construções de Vitória 
 Curiosidades de Vitória 
 Vitória entre as décadas de 40 e 70
 Vitória em 1700  
>> Vitória e os navios
>> O que Vitória tem de melhor 
>> Mercados de Vitória
>> Mercado da Vila Rubim


 



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Itapemirim

Itapemirim

A sede de Itapemirim não fica à beira-mar como a de Piúma, mas oferece um mergulho inesquecível para aqueles que querem ir além da cerveja e do peroá: um mergulho na história da colonização capixaba

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Guarapari e Perocão

Atravessando uma floresta, chagava-se a Perocão, local que emprestou seu nome a uma ribeira da qual as águas correm na vizinhança

Ver Artigo
A desanexação de Viana à Domingos Martins

Hoje Domingos Martins e Viana são dois municípios distintos, o primeiro engrandecido pela sua extensão territorial, o segundo mutilado e reduzido, aguardando apenas, como Pedro II, “a Justiça de Deus na voz da história”

Ver Artigo
Iconha: Capital dos caminhoneiros no Brasil - Por Luciana Maximo

A cidade que tem 13 mil habitantes é considerada o município com o maior número de caminhões e carretas por habitantes do Brasil

Ver Artigo
Divisão administrativa do município de Vitória, 1937

São os seguintes limites do município de Vitória

Ver Artigo
Barra do Jucu

Barra do Jucu é um pequeno balneário de Vila Velha, ainda tranqüilo, localizado a 15 quilômetros do centro da cidade, que atrai muita gente por seu alto astral

Ver Artigo