Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Divino de São Lourenço

Divino de São Lourenço

Quer passar despercebido? É melhor então ficar longe de Divino de São Lourenço. No município com a menor população do estado - 5.354 habitantes segundo o IBGE de 2006 - todos se conhecem.

Linhares

Linhares

Quem visita Linhares entra em contato direto com a natureza. Uma boa dica é fazer um passeio de barco pelo Rio Doce (é só entrar em contato com um dos pescadores locais). O Rio Doce nasce em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, entra no Espírito Santo através de Baixo Guandu e deságua no Oceano Atlântico no distrito de Regência - um percurso de 977 quilômetros.

Domingos Martins

Domingos Martins

A cidade de DOMINGOS MARTINS, nas montanhas do Espírito Santo, possui esse nome em homenagem a Domingos José Martins, que nasceu em 1781, em Itapemirim, e foi fuzilado em 1817 na Bahia. Foi um dos líderes da Revolução Pernambucana.

Itaguaçu

Itaguaçu

O município de Itaguaçu, distante 135 km de Vitória, é uma típica cidade do interior do Espírito Santo. Localizada na região serrana do Estado, mostra-se, à primeira vista, clássica: uma rua principal, outras adjacentes, uma igreja, a sede da prefeitura e uma praça, tudo muito próximo um do outro...

Itapemirim

Itapemirim

A sede de Itapemirim não fica à beira-mar como a de Piúma, mas oferece um mergulho inesquecível para aqueles que querem ir além da cerveja e do peroá: um mergulho na história da colonização capixaba

Manguinhos

Manguinhos

Se você deseja passar momentos inesquecíveis, visite a Praia de Manguinhos, balneário localizado no município da Serra, a 20 quilômetros de Vitória.

Matilde

Matilde

O bucólico e pacto distrito de Matilde, em Alfredo Chaves, foi fundado pelos italianos em 1884. Os colonos chamavam o vilarejo de terço, que significava a terceira parada. Plantavam feijão, molho, e café, informa José Maria Camiletti, vice-presidente da Associação Comunitária de Matilde.

Pedra Menina

Pedra Menina

Como muitas regiões do Caparaó capixaba, o distrito de Pedra Menina não foge à regra. O nome do lugar é esse por conta de uma lenda indígena da região. Os moradores juram que as montanhas que contornam o pequeno lugarejo tem o formato de uma menina deitada. 

Santa Maria de Jetibá

Santa Maria de Jetibá

Santa Maria de Jetibá, na região serrana do ES, é a cidade mais pomerana do Brasil. Abriga pomeranos que chegaram à região em 1870 e até hoje mantém vivas suas tradições e dialetos

Roteiros da Serra

Roteiros da Serra

O litoral da Serra concentra-se em 23 km de pura beleza. É só escolher a sua praia. O município possui cinco balneários: Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida