Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

A cidade de Vila Velha

Convento da Penha e as casuarinas na Praia da Costa, década de 1970

Berço da colonização Espírito Santense, foi fundada em 23 de maio de 1553, pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, que recebeu a capitania em troca dos relevantes serviços prestados ao rei de Portugal Dom João III, no oriente.

Primeira capital do estado, seu nome inicial era Vila do Espírito Santo, em homenagem a 3ª pessoa da Santíssima Trindade, cujo dia do descobrimento era consagrado.

Distante da atual capital, Vitória, por apenas 4 km, Vila Velha localiza-se nas coordenadas 20º , 20" e 12' a S e 40º, 17" e 28' a E, cobrindo uma superfície de 211 Km quadrados.

O clima é quente, ficando a média de temperatura em torno de 24º. Possui uma população de 300 mil habitantes e 27 Km de litoral, cujas praias não possuem poluição.

Seu território está dividido em 50% de área rural e 50% de área urbana. Na área rural, produz milho, feijão, mandioca, arroz, café, laranja e banana.

A área urbana cacacteriza-se por abrigar indústrias limpas, destacando as indústrias de confecções centradas no Pólo de Confecção Glória e no Micropolo de Santa Inês.

Na indústria alimentícia, destaca-se a fábrica de Chocolates Garoto, maior fabricante nacional deste refinado produto.

A indústria do turismo começa a despontar como uma das principais fontes geradoras de recurso para Vila Velha.

Dentre nossas belezas naturais, podemos ressaltar a Praia da Costa, Praia de Itapõa, Praia de Itaparica, seguindo até a Barra do Jucu e Ponta da Fruta, o Morro do Moreno e o Morro do Convento.

Nossa história também guarda maravilhas como o Convento da Penha, a Igreja do Rosário (uma das primeiras igrejas do Brasil), ambos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Gruta de Frei Pedro Palácios e todo o sítio histórico da Prainha, bairro bucólico da cidade, onde estão localizados os principais monumentos históricos do município e do Estado.

Além disso, os pontos elevados, principalmente o Morro do Moreno, proporcionam a visualização de vários cenários geográficos do nosso litoral.

Vale a pena conhecer!

 

Fonte: Site Morro do Moreno, 2010

 

 

 


Cidades do ES

Marataízes - Por: Ailton Rocha Bermudes

Marataízes - Por: Ailton Rocha Bermudes

No frontispício da antiga estaçãozinha da estrada de ferro Itapemirim, atual rodoviária, está gravado Marathaysis, de uma forma que só uma fantasia ortográfica pretenderia inutilmente justificar

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
São Mateus mais de 400 anos de solidão - Gabriel Bittencourt

A história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré 

Ver Artigo
O Dia de Cachoeiro - Por Gabriel Bittencourt

Há 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim

Ver Artigo
Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
Itapemirim - Por Edward Willberforce

Vila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização

Ver Artigo