Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Cidade de Afonso Cláudio

Mapa de Afonso Cláudio

A origem do nome da cidade é em homenagem ao ilustre espírito-santense que foi primeiro governador do Estado de regime republicano: Dr. Afonso Cláudio.

É uma bonita cidade, cortada pelo Rio Guandú e cheia de árvores em suas redondezas. Sua colonização começou com a descoberta de ouro no lugar, nos meados do século XIX. É conhecida como a Capital Estadual do Milho.

O atual território de Afonso Cláudio pertenceu primeiramente ao município de Cachoeiro de Itapemirim, tendo sido, mais tarde, desmembrado e anexado ao de Serra, passando depois a integrar o de Santa Leopoldina, permanecendo nessa condição até 20 de Novembro de 1890, data de sua Emancipação.

O primeiro explorador do território, segundo a tradição, foi o engenheiro Frederico Wilmer que teria descoberto o Ouro no lugar denominado "Lagoa Sêca", na fazenda Santo Antônio do Alto Guandú, e no Atual distrito de Pontões, e que pertencia a Antônio de Souza Barros, conhecido por Barros Preto. Sabe-se que Frederico Wilmer contraíra febre amarela e, em consequência faleceu em Vitória no ano de 1851.

Algum tempo depois, um aventureiro de nome ignorado, vindo provavelmene de Minas Gerais, chegou a construir um rancho, no local que hoje é a Praça Adherbal Galvão, na sede municipal prosseguindo sua penetração, foi ter à casa de Antônio de Souza Barros, a quem conseguiu entusiasmar, com a descrição das terras férteis que percorrera.

Na primeira metade do século XIX, Frederico Wilmer, que viria a contrair febre a amarela e morrer em 1851, andou pela região que mais tarde constituiria o município de Afonso Cláudio, procurando ouro. Encontrou-o efetivamente no lugar denominado Lagoa, na fazenda Santo Antônio do Alto Guandu, pertencente a Antônio de Souza Barros.

Em 1885, Sabino Coimbra, Inácio Lemos, Jorge Gomes e Joaquim Galvão lançaram os fundamentos da povoação, construindo as primeiras casas. Batizaram o povoado com o nome de São Sebastião do Alto Guandu.

De 1896 a 1900, os índios que ali havia foram aos poucos desaparecendo.

A povoação progrediu rapidamente. Os primeiros caminhos carroçáveis que viriam incrementar seu desenvolvimento, ligando-a às localidades vizinhas, foram construída por Inácio Gonçalves com o auxílio dos indígenas.

Por essa época, os habitantes do lugar estavam ainda sob jurisdição de Porto do Cachoeiro de Santa Leopoldina. Em 20 de novembro de 1890, foi criado o município.

Ao novo município foi dado o nome de um republicano, Afonso Cláudio, espíritosantense, abolicionista e primeiro governador do Estado.

 

Fontes: www.citybrazil.com.br/es/regioes/afonsoclaudio/
e http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/espiritosanto/afonsoclaudio.pdf



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Linhares

Linhares

Quem visita Linhares entra em contato direto com a natureza. Uma boa dica é fazer um passeio de barco pelo Rio Doce (é só entrar em contato com um dos pescadores locais).

O Rio Doce nasce em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, entra no Espírito Santo através de Baixo Guandu e deságua no Oceano Atlântico no distrito de Regência - um percurso de 977 quilômetros.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
São Mateus mais de 400 anos de solidão - Gabriel Bittencourt

A história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré 

Ver Artigo
O Dia de Cachoeiro - Por Gabriel Bittencourt

Há 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim

Ver Artigo
Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
Itapemirim - Por Edward Willberforce

Vila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização

Ver Artigo