Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Memória de Guarapari

Ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Guarapari, ES - Local onde também funcionou o colégio-residência dos jesuítas

Guarapari conserva ainda alguns imóveis históricos. Subindo o Morro da Igreja encontra-se o templo dedicado a Santa Maria de Guaraparim, erguido pelos jesuítas em 1585, com sua torre única lateral. Durante muitos anos os jesuítas desenvolveram suas atividades junto aos índios, que moravam em cabanas próximas.

Ali também funcionou, no anexo hoje destruído, o colégio-residência, onde se hospedaram os primeiros padres formados no Espírito Santo e no Brasil, Diogo Fernandes, discípulo de Anchieta e seus companheiros Antônio Dias, Domingos Garcia, Manuel Dias e Jerônimo Rodrigues. Em 1760, com a expulsão dos jesuítas do Brasil, a primeira igreja de Guarapari ficou abandonada, já que os índios catequizados não a freqüentavam mais. O prédio entrou em decadência servindo até de cemitério, registra o Catálogo de Bens Tombados no Espírito Santo.

Restauração

Com o retorno dos jesuítas ao Brasil, por volta de 1840, a situação da igreja começou a mudar. Em 1880 o templo recebeu sua primeira restauração, perdendo um pouco suas características originais, principalmente o teto que era de frisos, atualmente formado de gesso. Os restos mortais dos que foram ali sepultados permanecem no local. O altar-mor, depois de restaurado, mantém o estilo. A imagem de Cristo que fica na entrada do altar-mor, veio da França.

Há ainda as ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, construída em 1677 pelo donatário Gil Araújo. O templo nunca chegou a ser concluído. Da igreja restam apenas frontispício todo esburacado e o campanário, que foi construído em 1817.

Descendo a ladeira do cemitério encontra-se o antigo Cemitério de São João Batista. Sua irônica história serviu de inspiração ao escritor Dias Gomes para criar o personagem Odorico Paraguaçu, da novela global O Bem Amado. É que não se inaugurava o cemitério por falta de defunto. A média de vida da população era de 80 a 100 anos. O executivo então precisou apelar, pedindo um defunto emprestado da vizinha Anchieta.

Subindo a ladeira Dom João Cavati pode-se visitar a “Grutinha”, construída em 1944 por Joaquim Gonçalves, popular “Papai do Céu”. Feita de pedras, em seu interior há um quadro de Sant’Ana e Nossa Senhora Menina, além de um nicho com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

 

Fonte: Edição Especial de A GAZETA – Municípios do ES
Vitória, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Compilação: Walter de Aguiar Filho, setembro/2012



GALERIA:

📷
📷


Matérias Especiais

O assassinato de Reneê Aboab - Por Sérgio Figueira Sarkis

O assassinato de Reneê Aboab - Por Sérgio Figueira Sarkis

Uma dessas festas foi no Parque Moscoso, no casarão do desembargador Eurípedes Queiroz do Valle

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo
Recordações do Arraiá

Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".

Ver Artigo
Todos na Festa Junina!

Confira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"

Ver Artigo
A Polícia Militar na Historiografia Capixaba - Por Gabriel Bittencourt

A Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo