Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Rumo ao Forno Grande

Parque de Forno Grande - Foto: Messias de Barros

Com protetor solar, algumas frutas, barra de cereal, sanduíches e água na mochila, vá rumo ao Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo, seguindo pela BR 206, no limite entre os municípios de Domingos Marins e Venda Nova do Imigrante, entrando à esquerda, seguindo pela estrada da terra do tomate, são 25 quilômetros até oo local.

Os primeiros 9 quilômetros são asfaltados, mas depois da Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, em Alto Caxixe, começa a aventura, pois o percurso é de terra batida, ou melhor, de terra esburacada pela ação das chuvas. O desconforto sobre quatro rodas é recompensado pela paisagem, que margeia a estrada assim que se chega ao patrimônio natural.

De câmera na mão, não há como resistir e não clicar as belezas dos paredões, da Pedra Azul, que ficaram para trás, e das montanhas de Mata Atlântica. Por entre sítios e fazendas, está incrustado o parque, que preserva a fauna e flora local. Tem relevo montanhoso, que varia de 1.200 a 2.039 metros, culminando no Pico de Forno Grande, que recebeu esse nome devido à semelhança com um forno de assar pães.

Chegando ao portal do parque, um funcionário educadamente recepciona os visitantes. Voltando o olhar para trás, podemos contemplar, como um quadro ao longe, a majestosa Pedra Azul, impossível não registrar o cenário com uma máquina fotográfica. A visão é espetacular!

O local, que é mantido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), possui um ponto de apoio ao visitante com auditório, coleções de fauna e flora, sanitários, água potável, sistemas de trilhas e mapas para pesquisadores.

Vai fazer o passeio completo pelas trilhas? Então, abuse do protetor solar e coloque roupa de banho, pois no caminho você encontrará os poços amarelos, que ficam a cerca de 1300 metros de altitude.

São piscinas naturais de água amareladas devido à quantidade de ferro existente na composição. Tempo para o banho. Conquiste o guia e não saia antes dos 30 minutos, pois é hora de relaxar e fazer um lanchinho básico com sanduíches leves, frutas, barras de cereal e água, que ajudam a repor as energias para completar o passeio até o mirante, que fica a 1500 metros de altitude do nível do mar, o que equivale a 1.800 metros de caminhada.

Chegando ao ponto máximo, avista-se a Pedra Azul, o Pico da Bandeira, o Parque de Itabira e a Pedra do Frade e a Freira. O percurso de ida e volta dura em média de 3h30 e 4 horas. Os passeios devem ser agendados pelo telefone (27) 3248-1156 ou pelo site (www.iema.es.gov.br). Os horários de saídas são às 9h e às 13h30. Aventure-se pela estrada, chegue ao parque e aproveite o que a natureza nos deu.

 

Fonte: Messias de Barros – escritor e fotógrafo.
Publicado em A Gazeta (8/04/2009).

Matérias Especiais

Constituições Espírito-Santense - As 10 regularmente votadas

Constituições Espírito-Santense - As 10 regularmente votadas

O Interventor espírito-santense, então o Dr. Jones Santos Neves, sem perda de tempo, nomeou uma comissão de 3 juristas

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo
Recordações do Arraiá

Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".

Ver Artigo
Todos na Festa Junina!

Confira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"

Ver Artigo
A Polícia Militar na Historiografia Capixaba - Por Gabriel Bittencourt

A Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo