Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Ponta da Fruta - Por Roberto Abreu

Ponta da Fruta - Por Roberto Abreu

A toponímia Ponta da Fruta refere na certa porque ali há uma ponta, um cabo, que marca uma mudança de direção do litoral, e provavelmente era um local onde se encontrava facilmente algum tipo de fruta

Vila Velha, cidade nova

Vila Velha, cidade nova

De repente, a partir de agosto de 1989, as praias do Canto e da Costa se tornaram próximas, permitindo trabalhar numa cidade e morar na outra, incluindo a volta para o almoço...

O cacau em Linhares

O cacau em Linhares

A cidade de Linhares, no Norte do Espírito Santo, é famosa por ser o maior produtor de cacau no Estado. E a produção desse fruto, que dá origem ao chocolate, produziu também muitas riquezas e poder.

A Condessa da Praia da Costa

A Condessa da Praia da Costa

Observei restos indubitáveis de um sambaqui recentemente destruído na margem de uma lagoa que se acha ao pé do Morro de Nossa Senhora da Penha a leste

Festas Juninas - Rodas

Festas Juninas - Rodas

Um dos capítulos mais interessantes e belos das tradições vilavelhenses, é o referente às festas juninas ou “cateretês” como eram chamadas.

Garoto na memória

Garoto na memória

No século XVIII por conta dos enciclopedistas que eram a internet da época, o estudo das plantas era o que estava na moda, pois era algo que estava mais à mão mesmo na Europa. No século seguinte, a coisa foi caminhando para o estudo dos animais, dos indígenas e para a arqueologia (escavações, etc...). Então no final do século XIX e início do século XX, vários estudiosos vieram para o Brasil, e passaram até pelo Espírito Santo para estudarem os índios que ainda existiam...

Nova Itaparica

Nova Itaparica

Na década de 70, Nova Itaparica, em Vila Velha, fazia parte de uma grande fazenda, conhecida como Baixada Guaranhus. Foram os donos da terra que fizeram os primeiros loteamentos do bairro. A imobiliária Nova Itaparica ficou responsável pela venda dos lotes e também inspirou o nome do bairro.

Pedra da Ema

Pedra da Ema

Localizado a 40 quilômetros do centro de Cachoeiro de Itapemirim, o distrito de Burarama, que significa Terras das Matas, se destaca por conta da casualidade da natureza em uma gigantesca formação rochosa - a Pedra da Ema.

Adrenalina!

Adrenalina!

No Texas (EUA), a Universidade A&M publicou um estudo citando os benefícios dos esportes radicais. Segundo a pesquisa, eles aumentam a produção de adrenalina, ajudando o corpo a lidar melhor com o estresse.

Entrevista com Walter de Aguiar Filho - 05/10/06

Entrevista com Walter de Aguiar Filho - 05/10/06

Confira entrevista com o escritor Walter de Aguiar Filho, autor do livro capixaba "Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno"

Leia mais artigos

Pesquisa

Facebook