Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

A Cidade de Anchieta

Cais do Rio Benevente

Conheça melhor a cidade de Anchieta.

Cidade

O município fundado pelo beato José de Anchieta e que leva seu nome oferece muitos atrativos para os turistas. São muitas praias e monumentos históricos a serem visitados. São a todo 25 quilômetros de praias.

O centro abriga uma história secular. No início da colonização era uma aldeia de índios tupi-guaranis catequizados pelos jesuítas. Seu nome era Rerigtiba, "lugar de muitas ostras", em língua indígena. Por causa do rio que desemboca na cidade, também já se chamou Benevente.

Mais tarde passou a se chamar Anchieta, em homenagem ao beato, que ali viveu seus últimos anos, antes de morrer em 9 de junho de 1597. O município fica a 28 quilômetros de Guarapari e a 79 quilômetros de Vitória.

Alambique

A cidade também possui uma região rural, colonizada por imigrantes italianos, no final do século XIX. As vilas de Alto Pongal, Alto Joeba e Córrego da Prata deram início a um processo de valorização do patrimônio cultural da imigração. Em Córrego da Prata, um grupo de mulheres orientadas pela Emcaper e Secretaria Municipal de Turismo, produz doces, geléias, sucos, licores e biscoitos caseiros.

O turista também pode levar os produtos em cestas decoradas. Nas mesma comunidade está o alambique Aguardente Pratinha, onde o visitante pode conhecer o processo de fabricação e adquirir a cachaça, considerada pelos apreciadores uma das melhores do Espírito Santo.

No Alto Pongal funciona o restaurante Recanto da Galinha Caipira, especializada em galinha ao molho pardo com polenta. Nas proximidades do restaurante há área de lazer, para churrasco e camping, além de piscina natural e lagoa onde são criados peixes.

Outra atração é o Monte Urubu, com 332 metros, à margem esquerda dos rios Benevente e Salinas. Na Casa da Cultura, no centro, o visitante encontra documentos, objetos antigos e livros, principalmente biografias sobre o beato José de Anchieta. E informações sobre os passeios pelo Rio Benevente e o agroturismo.

 

Fonte: Jornal A Gazeta, Caderno de Turismo, 26/01/2005
Compilação de Fotos: Walter de Aguiar Filho, setembro/2012



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

25 de Julho

25 de Julho

Com não mais do que 50 casas, cidade de uma rua só. Saindo de Santa Teresa em direção ao mirante, ande mais um pouco no sentido São Roque e logo verá a placa indicando a estrada para 25 de Julho

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

Ruínas em Anchieta

As ruínas do Rio Salinas ficam na cidade histórica de Anchieta, litoral sul do Espírito Santo. Conta-se na região que o local provavelmente abrigou uma salina clandestina

Ver Artigo
Ruínas dos Jesuítas

As ruínas estão localizadas onde era a grande Fazenda Araçatiba, que se estendia da primeira cachoeira do Rio Jucu, em Viana até a foz na Barra do Jucu, chegando na Ponta da Fruta

Ver Artigo