A Revitalização do Cais de Minério
Antever uso digno para o Cais de Minério não é difícil. O projeto de restauração certamente contemplará questões urbanísticas, paisagísticas, arquitetônicas, de iluminação cênica para que ele se destaque mais ainda no entorno da baía de Vitória.
Também não é complicado imaginar as pessoas, a partir do Museu Vale, visitando a antiga estação da Leopoldina, que um dia também será restaurada, e depois caminhando pelo leito desativado da via férrea, devidamente protegidas por guarda-corpo seguro e esteticamente adequado. Elas contemplarão Vila Velha e Vitória a partir do belíssimo viaduto em curva fincado na rocha viva. E enriquecerão o corpo e a alma, após magnífico passeio pela natureza e pela história.
Aqui cabem perguntas essenciais: a quem pertence o Cais de Minério? Quem assumirá sua revalorização? A providência não implica em investimentos muito elevados, que podem ser feitos por etapas. Por especial favor da sorte, o aproveitamento das antigas instalações portuárias para incrementar iniciativas culturais, de lazer e turísticas em nada interferirá nos espaços atuais da movimentação de cargas, devido às alturas diversas em que se situam.
O Cais do Atalaia serviu para trazer progresso material para o Brasil ao gerar muitas divisas. Agora as mesmas edificações incentivarão na gente capixaba outro tipo básico de progresso — o do espírito — ao harmonizar o desenvolvimento cultural com o econômico e elevar nossa autoestima, ações essenciais para que tenhamos existência mais produtiva e com melhor qualidade. Quando receber visitantes em ambiente aprazível, aquele local voltará a ser um dos mais relevantes cartões postais do Estado.
História é vida. O valioso conjunto de obras da engenharia, ora desprezado, merece uma revitalização competente para de novo servir à sociedade. Depende apenas do empenho dos capixabas e dos seus dirigentes. Se não formos omissos, o extinto Cais de Minério se transformará em fecundo Cais de Histórias, pleno de cultura, lazer e turismo. Um porto a mais para ancorarmos nosso amor pela baía de Vitória.
Fonte: Jornal A Gazeta, História, 31/01/2015
Autor: Fernando Achiamé
Os práticos escalados para atuar são acionados pelo Centro de Coordenação de Operações e chegam até os navios conduzidos pelas lanchas de apoio
Ver ArtigoProjetado pelo arquiteto Ricardo Antunes foi construído em 1939, no bairro Santo Antônio, o hidroporto que ficou popularmente conhecido em Vitória como "Cais do Avião"
Ver ArtigoQuando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em vila velha no dia 23 de maio de 1535
Ver ArtigoOs primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879
Ver ArtigoApesar da construção do porto ter sido iniciada em 1906, suas obras só foram definitivamente concluídas em 1940, com a inauguração do Cais Comercial
Ver Artigo