Advogados do Passado - Por Eurípedes Queiroz do Valle

Os 10 mais lembrados
1) Dr. João Clímaco de Alvarenga Rangel. Formado em Coimbra. Era também sacerdote católico. Professor e grande tribuno. Coube-lhe a defesa dos Escravos que em 1849 tomaram parte no levante de Queimados, episódio histórico conhecido por “Insurreição de Queimados”. É patrono da Cadeira n. 3 da Academia Espírito-santense de Letras, hoje ocupada pelo Prof. Dr. Alarico de Freitas, advogado, escritor e tribuno.
2) Dr. Américo Ribeiro Coelho. Parlamentar. Professor de Direito. Pastor Evangélico. Secretário de Estado e jornalista. Homem público de grande inteireza moral e dignidade pessoal. Pertencia à Associação de Juristas do Estado e ao Instituto Histórico e Geográfico.
Fonte de estudo: “Pequeno Dicionário Informativo do Estado do Espírito Santo”. Eurípedes Queiróz do Valle. Ed. Imp. Of. 1959. Verbete Espírito-santenses Ilustres.
3) Dr. Luis Adolfo Thiers Velloso. Tribuno de grandes recursos. Antigo Deputado estadual. Jurista. Autor de vários livros de Direito. Conferencista. Polemista, temido pela sua extraordinária agilidade mental. Jornalista. Pertencia ao Instituto Histórico e Geográfico do Estado. É patrono da cadeira nº 28 da Academia Espírito-santense de Letras ocupada até há pouco pelo jornalista, tribuno e poeta Prof. João Dias Collares Júnior.
Fonte de estudos: “Vida e obra de Thiers Velloso. Biografia. Do Prof. Collares Júnior. Imp. Of. 1948.
4) Dr. Ubaldo Ramalhete Maia. Vice-Presidente do Estado. Deputado estadual. Procurador Geral. Secretário de Governo. Deputado Federal. Jurista e jornalista, fundador da Associação de Imprensa do Estado. Deixou descendência ilustre na pessoa de seu filho o Prof. e Jurista brasileiro Clóvis Ramalhete. Juiz da Corte Internacional de Justiça.
Fonte de estudo: “Dicionário Informativo do Estado do Espírito Santo”. Eurípedes Queiróz do Valle. Ed. Vitória, 1959.Verbete “Homens ilustres do Espírito Santo”.
5) Dr. José Francisco Monjardim. Político. Deputado Estadual e Federal. Senador da República. Participou da Comissão dos 21, revisora do Código Civil, no Senado, onde revelou a sua bem cuidada cultura jurídica. Desfrutava de grande prestígio social e político. Era um homem de grande popularidade.
Fonte de estudos: Arquivo Bibliográfico do Senado Federal, Publicação Oficial. Rio. 1965.
6) Dr. José Horácio Costa. Jornalista. Político. Vice-Presidente do Estado. Primeiro Chefe de Polícia do Regime Republicano. Polemista vigoroso. Homem de grande inteireza moral. É patrono da cadeira nº 33 da Academia Espírito-santense de Letras, hoje ocupada pelo seu neto, o Prof. magistrado e historiador Dr. Renato José da Costa Pacheco.
Fonte de estudo: “Elogio Académico de José Horácio Costa”. Discurso do Prof. Fernando de Abreu ao tomar posse de sua cadeira na Academia de Letras. Vitória, 1948.
7) Dr. José Rodrigues Sette. Secretário de Estado. Interventor e Governador. Professor de Direito. Antigo Diretor da Faculdade de Direito do Estado. Deputado estadual. Grande cultura humanística.
Fonte de estudo: Nelson Abel de Almeida. “Eles eram assim...”Elogio fúnebre no Instituto Histórico, Rev. do Instituto nº 28-Ano-1965.
8) Dr. Atílio Vivacqua. Jornalista. Deputado estadual. Secretário de Estado. Jurista. Tribuno. Senador da República. Publicista. Grande prestígio pessoal e social. Deixou notável estudo jurídico sobre Minas e o seu regime legal,
Fonte de estudo: Arquivo Biobibliográfico do Senado Federal Publicação Oficial. Rio, 1968.
9) Dr. Carlos Gomes de Sá. Jornalista. Tribuno de grandes recursos. Secretário de Estado. Chefe de Polícia, Procurador Geral. Deputado estadual. Conferencista. Pertenceu à Academia Espírito-santense de Letras onde ocupava a cadeira nº 35 de que era patrono o político e administrador Dr. Jerônimo de Souza Monteiro.
Fonte de estudo: Nelson Abel de Almeida. “Eles eram assim... Elogio fúnebre. Instituto Histórico e Geográfico. Vol. 27-Ano-1966.
10) Dr. Eurico de Aguiar Salles. Secretário de Estado. Deputado Federal. Professor de Direito. Ministro da Justiça e Negócios Interiores. Pertencia à Associação de Juristas e ao Instituto Histórico e Geográfico do Estado. Líder do Governo na Câmara Federal.
Fonte de estudo: Sua Biografia. Conferência de Eurípedes Valle. Associação de Juristas. Maio de 1964.
Academia Espírito-Santense de Letras
Ester Abreu Vieira de Oliveira (Presidente)
João Gualberto Vasconcellos (1° Vice-Presidente)
Álvaro José Silva (1° Secretário)
Marcos Tavares (1° Tesoureiro)
Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Vitória
Lorenzo Pazolini (Prefeito Municipal)
Estéfane da Silva Franca Ferreira (Vice-Prefeita)
Luciano Pícoli Gagno (Secretário Municipal de Cultura)
Elizete Terezinha Caser Rocha (Coordenadora da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim)
Conselho Editorial
Adilson Vilaça
Álvaro José Silva
Ester Abreu Vieira de Oliveira
Elizete Terezinha Caser Rocha
Fernando Achiamé
Francisco Aurelio Ribeiro
Getúlio Marcos Pereira Neves
Organização e Revisão
Francisco Aurelio Ribeiro
Capa e Editoração
Douglas Ramalho
Impressão
Gráfica Espírito Santo
Imagens
Arquivos Pessoais
Fonte: O Estado do Espírito Santo e os Espírito-santenses - Dados, Fatos e Curiosidades (os 10 mais...) - 4° Edição (Reedição da 3ª ed. de 1971)
Autor: Eurípedes Queiroz do Valle
Compilação: Walter de Aguiar Filho, Maio/2022
A do Tribunal de Justiça. (Palácio Moniz Freire) -E subdividida em duas: - a especial, constituída pelos que exerceram a Presidência, e a Geral, formada por todos os Desembargadores
Ver ArtigoFoi também a primeira mulher a ingressar na Academia Espírito-Santense de Letras. Sem dúvida, ela foi um exemplo de mulher pioneira e batalhadora
Ver ArtigoIgnácio Vicente Bermudes, morador de Timbuí, merece especial celebração ao atingir os 100 anos de vida
Ver ArtigoAs manifestações de pesar pelo seu falecimento - O Velório na Câmara Ardente - O Enterro - As Homenagens Oficiais - Outras Notas
Ver Artigo3) Carlos Teixeira Campos. Natural do Município de Calçado, no Espírito Santo, no então Distrito de Bom Jesus do Norte. Nasceu em 6-3-1908
Ver Artigo