Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Cia. Central Brasileira de Força Elétrica

Edifício da Cia. Central Brasileira de Força Elétrica, onde se encontra sua administração, á Praça da Independência em Vitória.

É a grande Companhia Central Brasileira de Forças Elétricas que superintende os serviços de força e luz de Vitória, e de outras cidades importantes do Espírito Santo. Sucessora da Serviços Reunidos de Victoria, em pouco tempo a Companhia Central Brasileira de Força Elétrica supriu as nossas mais urgentes necessidades, aumentando consideravelmente o número de carris e a extensão das suas linhas, para todos os pontos da capital, e, quanto a luz, proporciona à população o maior conforto. Nas suas linhas telefônicas foram introduzidos os mais modernos benefícios e também a posteação pública mereceu os seus cuidados, colaborando como está a Companhia, eficazmente, com a Prefeitura, para o mais belo aspecto da cidade.

Ela vai contribuindo para o ressurgimento de novos bairros, lançando os seus trilhos de aço, expandindo o progresso, fazendo crescer a cidade.

Vitória tem bondes dos mais confortáveis do Brasil: amplos, limpos, iguais aos de São Paulo, Rio, Belo Horizonte.

Na Praia Comprida a Companhia Central Brasileira de Força Elétrica ultimamente executou a posteação das ruas Colatina, Itaguassu, Avenida Afonso Cláudio, Avenida Rio Branco, Ruas Itanguá, Cachoeiro de Itapemirim e outras, o que determinou despesas inestimáveis para servir ao público. Mas, a empresa não se preocupa somente com os bairros populosos: ela atende também aos trechos menos povoados. E para as classes de menores recursos pecuniários coloca reboque com passagens a preço 50% menor do comum.

Em grandes extensões a Cia. Reformou as suas linhas de bondes e de luz elétrica, neste ano.

A Companhia Central Brasileira de Força Elétrica, atualmente sob a direção esclarecida do Sr. Lourenço Longo, é, portanto um fator do progresso da capital capixaba.

 

Fonte: Revista Annuário do Espírito Santo, 1937
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2017

Curiosidades

Restaurante Mar e Terra – Por Álvaro José Dias

Restaurante Mar e Terra – Por Álvaro José Dias

Se você não conheceu o velho Mar e Terra, amigo, perdeu. Mas pode se consolar: não era um ambiente familiar

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Pedra da Onça - Por Seu Dedê

Localizada à margem esquerda do canal da Costa, braço sul. De frente ao Shopping Praia da Costa 

Ver Artigo
Ponga de Bonde – Por Edward Athayde D’Alcântara

Existe uma diferença entre carona e ponga

Ver Artigo
Praia da Sereia - A origem do nome

A origem do seu nome remonta aos primeiros anos do século XX, quando chegaram a Vila Velha, vindos do Rio de Janeiro, alguns construtores para construir o Terceiro Batalhão de Caçadores

Ver Artigo
Viajantes Estrangeiros ao ES – Wied, Freyreiss e Sellow

Pouco antes de iniciarem excursão pelas províncias do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, chegou à Corte, em meados de junho de 1815, Maximiliano Alexandre Philipp, Prinz von Wied-Neuwied

Ver Artigo
Barra do Jucu – Por Seu Dedê

No ano de 1886, administrada pelo doutor Antônio Athayde, foram feitos os reparos, sendo a obra dividida em três lances unidos por um aterro

Ver Artigo