Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Com Vistas ao Delegado José Vieira

Vista geral da Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, com jardins construídos na administração de Gil Vellozo

Sábado último e por coincidência justamente no momento em que o tiroteio da Convenção do PSD chegava ao auge, por motivos que ignoramos, mas que informações ainda não confirmadas asseguram que foi porque a vítima dera vazão a sua simpatia pelo Dr. Bezerra de Faria, foi preso por um soldado do destacamento local, ao que se diz de nome João o cidadão Sebastião Silva residente na Toca.

Ao ser conduzido para a Delegacia, foi vítima da brutalidade do referido soldados que o esbordoou à vontade. Ao ponto de causar revolta às famílias que residem na esquina da Avenida Jerônimo Monteiro com a rua Antonio Athayde.

Ante os protestos dos que assistiam aquela cena inclusive da ação de terceiros que solicitaram em frente da Delegacia a soltura do pobre homem, foi ele solto.

Com as devidas reservas levamos ao conhecimento do Sr. José Pinto Vieira o fato acima, denunciado, a fim de que S.S., caso o desconheça determine a abertura de rigoroso inquérito para apurar o delito.

E fazemos este aviso como que para deixar claro que estaremos aqui na estacada para denunciar, combater e inclusive apurar por outros meios, inclusive o judicial, todos e quaisquer atos de violências policiais, partam de onde partirem e que tiverem por motivo interesses políticos. Vila Velha não é Afonso Cláudio, nem Linhares, nem Conceição da Barra que, distantes da Capital do Estado sofrem as amarguras de soldados arbitrários e violentos a serviço de seus chefetes políticos.

APURANDO O FATO

Em ligeira palestra que tivemos, anteontem com o nosso prezado amigo Sr. Raymundo Braga, detetive dos quadros policiais da Chefatura. Informou-nos S.S.  Que o caso não ocorreu em frente ao Cinema Continental nem o Sr. Sebastião Silva estava dando vivas ao Dr. Bezerra. O fato se passou no interior do Parque de Diversões, onde houve uma altercação e intervindo a polícia, registrou-se reação contra os soldados, daí a ação repressora dos mesmos. Que, segundo apurou, não houve também espancamento.

 

Fonte: Jornal O Continente - 03/04/1953

Variedades

Identidade e Expressão Cultural

Identidade e Expressão Cultural

A ação política desenvolvida no campo da cultura, quase sempre, está vinculada à idéia equivocada de que a cultura é investimento de segundo plano

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Vitória (Em passado próximo) - Seus passeios e atrações turísticas

O Centro da Capital (Cidade alta). Atrações: - a Catedral Arquidiocesana com o seu rendilhado gótico

Ver Artigo
Compositores da Moderna Canção Popular - Os 10 mais conhecidos

Na Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da mú­sica popular brasileira

Ver Artigo
Sítio da Família Batalha – Por Edward Athayde D’Alcântara

Constituído de uma pequena gleba de terras de um pouco mais de três alqueires e meio (173.400,00 m²), fica localizado às margens do Rio da Costa

Ver Artigo
Frases de Caminhão - Por Eurípedes Queiroz do Valle

As 10 mais espirituosas Frase de Caminhão do Espírito Santo, 1971

Ver Artigo
Hugo Viola - Por Cesar Viola

Em 24 de abril de 1949, o jornalista Waldyr Menezes escreveu em A Tribuna uma reportagem sob o título: "Jardim América, um milagre residencial para Vitória".

Ver Artigo