Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Conferência pró defesa das Areias Monazíticas - O Continente de 08/1953

Retirada e transporte de areia monazítica de Guarapari no início do século XX. Fotos Acervo Ufes

Realizou-se terça-feira última, no Teatro Carlos Gomes, perante numerosa assistência, uma importante conferência sobre a defesa das nossas areias monazíticas e de protesto contra a maneira como a qual está sendo exportada.

Falaram sobre o importante assunto os Srs. General Edgard Buxbaum, o Major Napoleão Bezerra, o geólogo Ernesto Pouchain, o Vereador Henrique Miranda, da Câmara do Distrito Federal e, por fim, o Vereador Manoel Moreira Camargo, da Câmara de Vitória.

Os oradores foram unânimes em ressaltar o verdadeiro saque por que estão passando, há tempos, os mananciais desse nosso estratégico mineral, conclamando o povo e as autoridades para empreenderem uma campanha de nacionalização das nossas jazidas.

 Além dos ilustres oradores acima enumerados, constituíram à Mesa Diretora dos Trabalhos, que funcionou sob a presidência do General Edgard Buxbaum, as seguintes pessoas: Dr. Leão Borges, Vereador Agenor Amaro dos Santos, Dr. Orlando Bulcão Viana e Vereador Antonio Gil Vellozo.

 Os conferencistas encerraram nesta capital a série de conferências que efetuaram neste Estado, onde se fizeram ouvir, também, em Guaçuí e Colatina.

 

Fonte: Jornal O Continente - 01/08/1953

Variedades

Morre a Madalena que inspirou o Congo mais famoso do Estado

Morre a Madalena que inspirou o Congo mais famoso do Estado

Maria Madalena de Jesus Simões, que segundo mestres de congo foi a fonte de inspiração para a canção, morreu na última terça-feira, aos 85 anos

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Vitória (Em passado próximo) - Seus passeios e atrações turísticas

O Centro da Capital (Cidade alta). Atrações: - a Catedral Arquidiocesana com o seu rendilhado gótico

Ver Artigo
Compositores da Moderna Canção Popular - Os 10 mais conhecidos

Na Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da mú­sica popular brasileira

Ver Artigo
Sítio da Família Batalha – Por Edward Athayde D’Alcântara

Constituído de uma pequena gleba de terras de um pouco mais de três alqueires e meio (173.400,00 m²), fica localizado às margens do Rio da Costa

Ver Artigo
Frases de Caminhão - Por Eurípedes Queiroz do Valle

As 10 mais espirituosas Frase de Caminhão do Espírito Santo, 1971

Ver Artigo
Hugo Viola - Por Cesar Viola

Em 24 de abril de 1949, o jornalista Waldyr Menezes escreveu em A Tribuna uma reportagem sob o título: "Jardim América, um milagre residencial para Vitória".

Ver Artigo