Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Lançamento da Pedra Fundamental do Siribeira Clube

Comodoro Heliomar na Inauguração da nova sede do Siribeira Clube de Guarapari

Ata da solenidade do lançamento da pedra fundamental e início da construção da sede social do “Siribeira Clube”.

Aos dez (10 dias do mês de junho do ano de mil novecentos e cinquenta e um (1951), às dez, horas, nesta cidade de Guarapari, município do Estado do Espírito Santo, presentes o senhor doutor Hermes Curri Carneiro, Secretário da Agricultura, do Estado, por si e como representante do Exmº Sr. Governador do Estado, Jones Santos Neves, o doutor Meroveu Pereira Cardoso, Juiz de Direito da Comarca, o  senhor Epaminondas Oswaldo de Almeida, Presidente da Câmara Municipal, membros da Diretoria do “Siribeira Clube” e grande número de sócios e pessoas gratas, realizou-se a solenidade do início da construção da sede definitiva do mencionado Clube, fundado, nesta cidade, em 18 de fevereiro de mil novecentos e quarenta e sete (1947), com finalidade náutica social e esportiva.

A referida sede se erguerá em terreno próprio, de marinhas, cedido pelo Governo da União e localizado na península Siribeira, assim chamada por possuir árvore secular, desse nome e onde também foi buscar a dita organização social e esportiva nome de batismo.

A solenidade foi aberta com a palavra do Comodoro do Clube, Heliomar Carneiro da Cunha que, historiando a vida da sociedade desde a sua fundação, chegou ao ato do Lançamento da pedra fundamental da sede social para congratular-se com o senhor Prefeito Municipal pelo valor que a obra representará na vida turística e social da cidade e com os senhores associados pela valiosa e decidida colaboração que prestaram para a realidade de uma iniciativa que a todos pertence.

Do que se passou foi lavrada a presente ata que, assinada por mim, Alceu Serrano Vieira, na qualidade de secretário ad-hoc e por todas as pessoas presentes, será depositada com moedas correntes e jornais do dia, em urna própria, no alicerce do prédio como se faz, de hábito, ao ser lançada a pedra fundamental de construções destinadas a relevo e projeção nos destinos sociais e esportivos de um povo.

 

Fonte: Informativo Siribeira, nº 4 - Ano III,  1º Trimestre 1985
Compilação: Walter de Aguiar Filho, maio/2012 

 

 

 

 

 

 

 

Variedades

Veterano dos Palcos

Veterano dos Palcos

Teatro é algo que não lhe sai da memória. Nem da vida cotidiana. O diretor, dramaturgo, ator e produtor Paulo DePaula não quer parar de jeito nenhum

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Vitória (Em passado próximo) - Seus passeios e atrações turísticas

O Centro da Capital (Cidade alta). Atrações: - a Catedral Arquidiocesana com o seu rendilhado gótico

Ver Artigo
Compositores da Moderna Canção Popular - Os 10 mais conhecidos

Na Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da mú­sica popular brasileira

Ver Artigo
Sítio da Família Batalha – Por Edward Athayde D’Alcântara

Constituído de uma pequena gleba de terras de um pouco mais de três alqueires e meio (173.400,00 m²), fica localizado às margens do Rio da Costa

Ver Artigo
Frases de Caminhão - Por Eurípedes Queiroz do Valle

As 10 mais espirituosas Frase de Caminhão do Espírito Santo, 1971

Ver Artigo
Hugo Viola - Por Cesar Viola

Em 24 de abril de 1949, o jornalista Waldyr Menezes escreveu em A Tribuna uma reportagem sob o título: "Jardim América, um milagre residencial para Vitória".

Ver Artigo