Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Luiz Buaiz - Liderança, inata e vitalidade

Luiz Buaiz e José Moisés

Incansável, inquieto, atencioso, atento, humanitário, honesto. Esses são apenas alguns dos adjetivos que o amigo Michel Assbú escolhe para definir Luiz Buaiz, dono de uma vitalidade invejável, apesar dos 91 anos. E capaz de perdoar como poucos. Ele diz:

“As pessoas não são perfeitas. Mas ele nunca usou os cargos que ocupava para perseguir ninguém. Os inimigos ele atendia como se nada tivesse acontecido. E sempre disse que tem que atender primeiro os inimigos. Os amigos podem esperar. No ambulatório de clínica médica, atendia com o valor humanístico. Quando voltou por cima, ignorou e mandou os que o perseguiam escolher o cargo que queriam.

Em sua família, todos recorrem ao tio Luiz. É indiscutível a liderança que ele tem com todos, a liderança familiar que exerce.

Ele é sempre presente. Está sempre disponível quando é procurado. Lembro uma vez em que liguei pra ele, disse que queria tratar um assunto, ele me perguntou onde eu estava, eu disse que atrás do Clube da Polícia Militar e ele respondeu: ‘Então me encontra no posto de gasolina na esquina’. Em menos de cinco minutos nós estávamos lá, conversando.

É grande a amizade que ele sempre demonstra ter pela minha família. Em 64, a primeira neta dos meus pais, em Colatina, teve um problema com um quadro grave de invaginação intestinal, quase meia noite do dia 30 para o dia 31 e de pronto estava tudo organizado pelo Dr. Luiz, aqui em Vitória, para recebê-la e fazer a cirurgia. E ela sobreviveu.

O coração dele é muito grande. Ele sempre diz: ‘Eu vim aqui para servir, não para ser servido.’ Mas ele nunca foi subserviente, nunca foi de conchavo, sempre defendeu o seu ponto de vista. Eu descrevo o Dr. Luiz Buaiz assim: em primeiro lugar, ele tem uma inteligência privilegiada. Não esquece fatos, nomes, pessoas, datas. Em segundo lugar, ele é bondoso. Em terceiro lugar, ele tem uma visão administrativa de Medicina, como poucas pessoas têm. Em quarto lugar, ele é uma liderança inata e uma liderança carismática. Ele é muito mais próximo das pessoas comuns que de políticos.

No governo de Élcio Álvares era a pessoa com maior prestígio. Tinha uma amizade de anos com Mariazinha Lucas, Chefe da Casa Civil, mas não quis nada.

Luiz não é rico. Ele vive sem dificuldades financeiras, mas não é rico. Ele vive uma vida extremamente simples. A nossa amizade é grande, por ele e por toda a sua família. Eu tive a honra de cuidar de José, de Benjamim e do Dr. Luiz.”

 

PRODUÇÃO

 

Copyright by © Luiz Buaiz – 2012

 

Coordenação do Projeto: Angela Buaiz

 

Captação de Recursos: ABZ Projetos

 

Texto e Edição: Sandra Medeiros

 

Colaboraram nas entrevistas:

Leonardo Quarto

Angela Buaiz

Ruth Vieira Gabriel

 

Revisão: Herbert Farias

 

Projeto e Edição Gráfica: Sandra Medeiros

 

Editoração Eletrônica: Rafael Teixeira e Sandra Medeiros

 

Digitalização: Shan Med

 

Tratamento de Imagens: TrioStudio; Shan Med

 

Fonte: Luiz Buaiz, biografia de um homem incomum – Vitória, ES – 2012.
Autora: Sandra Medeiros
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2020

Matérias Especiais

Memória Capixaba - O Arquivo e a Biblioteca (II) – Por Gabriel Bittencourt

Memória Capixaba - O Arquivo e a Biblioteca (II) – Por Gabriel Bittencourt

O novo Congresso Legislativo construído sobre os escombros da antiga igreja da Misericórdia, que fora arrasada por ordem de Jerônimo Monteiro

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo
Recordações do Arraiá

Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".

Ver Artigo
Todos na Festa Junina!

Confira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"

Ver Artigo
A Polícia Militar na Historiografia Capixaba - Por Gabriel Bittencourt

A Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo