Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

O Primeiro Clube Republicano do ES - Por Newton Braga

Os gigantes do pensamento republicano no ES. Assim julgados por Arquimino Matos (História do Estado de ES, 1951 - José Teixeira de Oliveira).

Se a campanha pela Abolição em Cachoeiro se caracterizou pela atuação isolada, individual, de uma ou outra pessoa, já não se deu o mesmo com a propaganda da República.

De fato. Foi aqui que se fundou o primeiro Clube Republicano do Espírito Santo, por iniciativa de Bernardo Horta, a alma do belo movimento em nossa terra.

A fundação do Clube Republicano de Cachoeiro de Itapemirim foi levada a efeito no dia 23 de maio de 1887, sendo a sessão realizada na casa do Dr. Joaquim Amorim, no local em que é hoje o Ginásio Cristo Rei. Compareceram dezessete pessoas e foi a seguinte a primeira diretoria: presidente, Dr. Joaquim Pires de Amorim; secretário, Dr. Antônio Gomes Aguirre; subsecretário, João Loiola e Silva; tesoureiro, Henrique Wanderley. O Jornal "O Cachoeirano", de que eram redatores Bernardo Horta e João Loiola, iniciou-se logo a propaganda do partido republicano, que então nascia, e o movimento se alastrou vivamente por toda a Província, fundando-se clubes republicanos em todas as cidades e vilas.

Em setembro de 1888 reunia-se em Cachoeiro o Primeiro Congresso Republicano do Espírito Santo, vindo representantes de toda a Província, sendo o nome Bernardo Horta escolhido para candidato a deputado pelo Partido contra os candidatos dos partidos favoráveis à Monarquia. A grande votação que teve nessas eleições, as últimas realizadas sob o governo de Dom Pedro II, mostrou bem a força do movimento republicano em Cachoeiro e no Espírito Santo.

(De "Histórias de Cachoeiro", 1946)

 

Fonte: Revista do Instituto Histórico e Geográfico – nº 40
Autor: Newton Braga
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2014

Matérias Especiais

Glória e Garoto

Glória e Garoto

Quem mora no bairro da Glória, em Vila Velha, tem muita história para contar: todos os dias, atividades rotineiras são marcadas pelo apito da Fábrica de Chocolates Garoto. No primeiro toque, é hora de ir para a escola. Ao meio-dia, hora do almoço

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Recordações do Arraiá

Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".

Ver Artigo
Todos na Festa Junina!

Confira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"

Ver Artigo
A Polícia Militar na Historiografia Capixaba - Por Gabriel Bittencourt

A Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo
Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo