Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Outras versões da origem do nome Vitória

Historiadora Maria Stella de Novaes

A origem do nome Vitória é assunto sobre o qual não são unânimes as opiniões dos historiadores. Na opinião de Basílio Daemon, citada por Luiz Serafim Derenzi, “houve uma batalha com os índios. Sobre estes foi conseguida a vitória e, por essa motivo, deu-se o nome de Vitória à nova sede do governo”.

Maria Stella de Novaes nos oferece outra interpretação:

“Segundo Monsenhor Pizarro, os colonos, querendo perpetuar a memória de tão singular fato (a vitória de 8 de setembro) dedicaram o novo templo construído à Virgem das Virgens, que os auxiliou, sob o título especioso de Vitória.”

E continua:

“Temos disso a confirmação no Santuário Mariano, escrito em 1723. Trata-se da matriz, atualmente catedral do Arcepispado, suntuoso templo ainda inacabado. Portanto, o que se deu, ao certo, em 8 de setembro de 1551, em relação à Vila Nova, não foi a sua fundação mas sim a consagração da matriz a Nossa Senhora, e de acordo com os cronistas, a mudança do nome para Vila de Vitória foi em atenção ao valor, aos brilhantes feitos, à gloriosa vitória que alcançaram os povoadores, ficando até hoje esse nome que, por decreto de 18 de março de 1823, foi confirmado, ainda na criação da cidade.” (Novaes, Maria Stella de. História do Espírito Santo).

A explicação fornecida por Maria Stella de Novaes deixaria perfeitamente resolvido o problema se não fosse o registro feito no Rotineiro de todos os sinais da costa do Brasil, no mapa de folha 45. Ali se encontra no lugar de Vitória o topônimo Vila do Espírito Santo e, no lugar de Vila Velha, o topônimo Vila Velha de Nossa Senhora da Vitória.

Esse Roteiro, elaborado no fim do século XVI (entre 1586 e 1590) é um manuscrito de importância só comparável ao Tratado Descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Souza.



GALERIA:

📷
📷


Parabéns, Vitória (desde 8 de setembro de 1551)

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Uma descrição cronológica do desenvolvimento urbano de Vitória

As transformações mais significativas no panorama urbano de Vitória, no entanto, ocorreram a partir dos anos 60 e principalmente na década de 70

Ver Artigo
À Minha Terra - Por Orminda Escobar Gomes

Floria sua encosta, além, onde demora/— O prado a vicejar, se erguia para a Altura/A cordilheira nobre e bela que emoldura/O quadro que à baía, sem rival, decora!

Ver Artigo
Praças, ruas e escadarias de Vitória

O Centro de Vitória tem, para mim, um doce sabor de infância e da juventude, quando vagávamos, irresponsavelmente, por toda região

Ver Artigo
Vitória Física - Por Adelpho Monjardim (1949)

Sobre Vitória Física pouco ou quase nada se tem escrito. Alguns trabalhos feriram de leve o assunto, embora saídos de mãos de mestres. Entre todos destacam-se os de Charles Frederick Hartt

Ver Artigo
Curiosidades de Vitória

Vitória, uma viagem no tempo com fotos 

Ver Artigo