Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Percival Farquhar (História da VALE)

Reunidos no Pico do Cauê, em 1935, estão o presidente da Itabira Iron Ore Co. Percival Farquhar (4º da esquerda para a direita), ao seu lado, o administrador sr. Thomas Charlton, e o geólogo alemão dr. Grosse (de paletó claro)

Percival Farquhar

 

Nascido em berço de prata, pode-se dizer que a vida de Percival Farquhar (York, Pensilvânia, 1864 - Nova York, 1953) parece ter sido escrita por um roteirista de imaginação fértil.

Americano de família quaker (protestantes adeptos da vida reservada e da pureza moral e religiosa), Farquhar era oriundo da aristocracia industrial, numa época em que o acesso às finanças foi fundamental para a organização e a consolidação de empresas que, em poucos anos, se transformariam em impérios. O jovem empreendedor formou-se em Engenharia, deixou as tradições para trás e, como previsto, fundou um império capitalista e ganhou o mundo.

Construiu estradas de ferro na Guatemala, em Cuba e na Rússia, onde negociava contratos diretamente com Lenin. No Brasil, entre diversas empreitadas, fundou a Rio de Janeiro Tramways, Light and Power (precursora da Light S.A.); envolveu-se na fracassada construção da ferrovia Madeira-Mamoré, no atual Estado de Rondônia; ergueu o belo Grand Hotel La Plage (o primeiro com telefones nos quartos, em 1921), no Guarujá (SP); arrendou a Sorocabana Railway Company; e, finalmente, comprou a Itabira Iron Ore Company, incorporada à Companhia Vale do Rio Doce na sua fundação, em 1942.

Com as idas e vindas do Código de Minas no Brasil, fez inimigos históricos – como o ex-presidente Arthur Bernardes – e companheiros de vida toda – como o empresário Assis Chateaubriand, a quem financiou a fundação de O Jornal, em 1924. Também criou a Companhia Aços Especiais Itabira (Acesita), em 1946.

 

Fonte: Vale 70 anos: Nossa História, 2012
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2013

Portos do ES

Complexo Sarmarco – Depoimentos

Complexo Sarmarco – Depoimentos

A Federação do Comércio é favorável ao desenvolvimento de pólos industriais orientados, pois só assim poderemos ver a distribuição equilibrada da riqueza

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Prático: atividade tem momentos de perigo

Os práticos escalados para atuar são acionados pelo Centro de Coordenação de Operações e chegam até os navios conduzidos pelas lanchas de apoio

Ver Artigo
Cais do Avião

Projetado pelo arquiteto Ricardo Antunes foi construído em 1939, no bairro Santo Antônio, o hidroporto que ficou popularmente conhecido em Vitória como "Cais do Avião"

Ver Artigo
Pequena suíte para Vitória-Porto em cinco movimentos

Quando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em vila velha no dia 23 de maio de 1535

Ver Artigo
A história moderna do Porto de Vitória

Os primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879

Ver Artigo
Construção do Porto de Vitória

Apesar da construção do porto ter sido iniciada em 1906, suas obras só foram definitivamente concluídas em 1940, com a inauguração do Cais Comercial

Ver Artigo