Piúma
O município de Piúma foi instalado no dia 02/01/1891, tendo como sede a Vila de Piúma. Em 26/01/1895, foi elevada à categoria de Comarca.
Piúma, na costa capixaba, é uma das poucas - senão a única - cidade do Espírito Santo colonizada por ingleses. Entre as famílias fundadoras estavam os THOMPSON, provenientes de Sheffield; vieram ao Brasil convidados por Thomaz Dutton Jr. para desbravar a região com outros ingleses. Os alemães de origem francesa (Bourguignon) também fazem parte da história do município.
O primeiro Thompson a se estabelecer na região foi Henry Thompson, com sua esposa Emily Morris Thompson e seus filhos Guilherme, José, Henrique Jr., Álvaro e Jorge.
Os imigrantes chegaram a partir de 1887, quando as firmas inglesas Midosi e Rodacanak & Cia. se instalaram na cidade. Aliados ao intenso desembarque de negros para servirem de mão-de-obra nas fazendas cafeeiras do sul do Estado, apesar da proibição ao tráfego, trouxeram grande desenvolvimento à região, ganhando destaque especial o Porto.
Piúma tinha agora um porto movimentado. As madeiras de lei procedente da parte continental do município, extraídas pelas firmas inglesas, o comércio de negros escravos, e os constantes desembarques de marujos que se “deliciavam” nas tavernas.
John Taylor recebeu do imperador D. Pedro II concessão para implantar na região uma serraria para produção e exportação de madeira. John Taylor comandou a serraria por anos. Junto com ele chegaram as famílias Dutton, Thompson, Oaks e Osa. Em torno da serraria nasceu Piúma. "Os Taylor sempre foram homens do mar e ficaram próximos à costa. As outras famílias foram mais para o interior, em direção a Rio Novo do Sul", explica Wyatt Earp, um dos Taylor de Piúma.
Carlos Alberto Taylor, que trabalha na peixaria Edgar Taylor, diz que as ruínas da antiga serraria ainda estão de pé. Ela funcionava junto a um trapiche onde era embarcada a madeira. E revela que já houve a descoberta de dinheiro inglês na Ilha do Meio, uma das três ilhas oceânicas de Piúma.
Ronaldo Nunes Taylor, pai de Wyatt Earp, diz que a pessoa que encontrou dinheiro era seu amigo do peito e que ele chegou a ver as moedas. "Eram libras esterlinas", afirma. "Havia um buião cheio", complementa. O buião é semelhante a uma pequena talha.
Os Taylor de Piúma são frutos da união de John Henrich Taylor, com uma nativa da tribo Puri. Eles trazem em seus traços a altivez inglesa e a espontaneidade e alegria típicas dos povos dos trópicos, resume o secretário de Desenvolvimento João Carmo, para quem a miscigenação é a base da cultura da cidade. Segundo se sabe, um dos primeiros homens que percorreram a zona central do município, foi o velho Bourguiginon, alemão vindo de Frankfurt.também, portugueses, franceses, libaneses e italianos
PIÚMA HOJE
Apesar de ser um dos menores municípios capixabas, com uma área de 73,86 Km2, Piúma está em pleno desenvolvimento. Segundo os dados do último censo realizado pelo IBGE, Piúma é, depois de Vila Velha, o maior município em crescimento demográfico do Espírito Santo. Esse crescimento, justifica-se hoje, pelo enorme fluxo populacional migratório vindos de diversas regiões do país, sobretudo mineiros e cariocas, que vêem no município a esperança de melhorias individuais.
O município tem como principal fonte de renda o TURISMO. No verão, a cidade é palco de um fluxo migratório que atinge cerca de 500 mil turistas, 300 mil apenas no Carnaval. O turismo tem levado Piúma aos noticiários, e seu Carnaval é considerado um dos melhores do Estado. A pesca, o artesanato em conchas (que chega a ser exportado para países da América do Sul, Estados Unidos e Europa) são outras fontes de renda que crescem espantosamente a cada ano.
Fonte: Jornal A Tribuna e Acervo Prefeitura de Piúma, 2010
Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira
Ver ArtigoA história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré
Ver ArtigoHá 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim
Ver ArtigoUma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811
Ver ArtigoVila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização
Ver Artigo