Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Pontal do Ipiranga: lendas

Entardecer em Pontal do Ipiranga, 2006

O balneário de Pontal do Ipiranga, em Linhares, norte do ES, está cheio de histórias e mistérios. Veja alguns mais famosos:

Lenda do Caju

Os frutos dos cajueiros de Pontal do Ipiranga, segundo moradores antigos da região, são bastante procurados por homens. O motivo? Dizem que são afrodisíacos.

Moradores do local explicam, ainda, que por serem os cajueiros muito baixinhos, apesar de terem avantajadas copas, as castanhas dos frutos se acoplam à terra e ficam energizados.

Lenda do rio

Quando o sol se põe, os seus raios dourados se espalham por Pontal do Ipiranga. Depois que se recolhe, surge a lua, majestosa.

Diz a lenda que, em noite de lua cheia, à meia-noite, aquele que beber três vezes sete goles da água do rio Ipiranga, dourada como o sol e prateada como a lua, encontrará pepitas de ouro ou de prata em suas margens.

Lenda do Cambucá

Em Pontal do Ipiranga existem em abundância os cambucazeiros. A frutinha, considerada deliciosa, de verde fica amarela e depois, vermelha.

Se saboreada verde, a moça fica solteirona; quando amarela, a moça arranja logo um namorado; e, quando vermelha, é certo que vai dar casamento, pois o rapaz ao beijar a moça apaixona-se por causa do sabor da fruta nos lábios.

Lenda da tartaruga

Nas noites escuras, um casal de tartarugas trilha sobre a úmida areia da praia de Pontal do Ipiranga. Durante a caminhada, diz: “Tão bom seria se nós pudéssemos chegar ao fim desta jornada sem sermos perturbados pelo homem, nosso maior inimigo.”

No final da areia, o casal para e cava um enorme buraco, onde a fêmea deposita os ovos.

E destaca: “Agora, podemos morrer, pois já realizamos nosso sonho. Nascerão aqui os nossos filhotes para continuarem a nossa espécie.”

Caçadores e pescadores contam que, quem for a praia, à noite, perceberá vultos rastejantes dirigindo-se para o mar. São tartarugas que já morreram.

 

Fonte: A Tribuna (05/04/2009)

LINKS RELACIONADOS:

  Linhares 

Matérias Especiais

Referências bibliográficas do livro

Referências bibliográficas do livro

Já vi quem iniciasse a leitura de um livro pelas suas referências bibliográficas. Para os macróbios da historiografia será de grande valia

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo
Recordações do Arraiá

Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".

Ver Artigo
Todos na Festa Junina!

Confira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"

Ver Artigo
A Polícia Militar na Historiografia Capixaba - Por Gabriel Bittencourt

A Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo