Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Roland Feiertag

Roland Feiertag

Todo libanês, como qualquer imigrante, por mais tempo que viva longe de sua terra, há de ter sempre uma nostálgica lembrança da região onde nasceu, do País que ficou distante, lembrado sempre com saudade.

O Líbano é um país montanhoso, localizando-se Beirute, sua capital, na estreita faixa fértil ao longo do mar mediterrâneo. Esta paisagem montanhosa é embelezada pelo majestoso Qurnat as Sanda, com 2.600 metros de altitude. A depressão tectônica de Bekaa, cortada ao norte pelo Rio Orontes e ao sul pelo Rio Litani, é outra região famosa do Líbano, bem como o vale do Rio Barada, em frente a Beirute, de onde se pode ver o famoso Monte Hermon, na fronteira com a Síria. Beirute é uma cidade moderna, com um certo requinte e fascínio europeus, herdados dos franceses e ingleses. O País viveu sob mandato francês até novembro de 1941, quando se libertou. Sindon (Saida) guarda velhas relíquias como as ruínas do Castelo do Mar, erguido no século XIII pelos cruzados. A cidade foi fundada pelos fenícios. Em Biblo, estão ruínas imemoriais deixadas pelos fenícios que lhe deram hegemonia em sua federação. O templo de Baco em Bealbek, construído 150 anos antes de Cristo, por iniciativa dos romanos para congregar conquistadores e nativos. Hoje Biblo se chama Jubayl. Famosos no Líbano são os rebanhos de ovelhas de Taorzag. Embora de origem árabe (a língua oficial), fala-se muito no País o inglês e o francês. O mar mediterrâneo forma baías de indescritível beleza na costa libanesa.

Os libaneses herdaram o tirocínio comercial dos fenícios, e mesmo os que imigraram, levaram para outras terras esta herança atávica que os tornaria bem-sucedidos na vida quase sempre.

No meio do encanto deste generoso Pais, cujos laços com o Brasil são uma prova da grande amizade que nos une, nasceu em 19 de junho de 1945 ROLAND FEIERTAG, na cidade do Líbano, filho de Feiertag Jacques, militar reformado, e Vitória Chaktoura, doméstica.

Fez o curso primário no Grupo Escolar Nestor Gomes e o 2º Ciclo na Escola Normal João Bley, ambos em Castelo.

Como todo libanês, ROLAND FEIERTAG é um homem muito objetivo e voltado para o progresso dos seus negocios. O Deputado Federal Ferraço Filho, seu amigo, diz que se trata de uma personalidade aberta e humana, um vencedor no seu ramo de negócio, mármore e granito, que tornaram a firma GRANITOS DO BRASIL S.A., numa das mais importantes do Sul do Estado.

Dentro da objetividade com que sempre conduziu sua vida, ROLAND fala pouco, ouve muito e tem sempre uma decisão certa para cada coisa.

Enquanto muitas pessoas viveram problemas difíceis quando tiveram que enfrentar sozinhos a vida, ele diz com naturalidade que com ele se deu o contrário: normalmente, sem qualquer susto.

Como todo libanês, considera o casamento uma sagrada e importante instituição à qual todo homem deve se submeter para ter um lar e uma família, sendo na sua opinião, a família, a coisa mais importante em sua vida.

Seguindo a filosofia de que a alma do negócio é o segredo, ROLAND FEIERTAG não revela para ninguém seus objetivos pessoais e seus futuros empreendimentos. Graças a esta sua discrição tem conseguido ir em frente sem obstáculos, o que não acontece geralmente com as pessoas que vivem fazendo questão de apregoar na véspera, o que vão fazer no dia seguinte.

Casado com a Sra. Marina Moraes Feiertag, teve com ela os seguintes filhos: Roland Feiertag Júnior, Daniel Moraes Feiertag, Rogério José Moraes Feiertag e David Moraes Feiertag.

Todo homem tem uma filosofia de lutar na vida, ROLAND também tem a sua: Lutar sempre, desanimar nunca. Dentro deste mesmo princípio ele diz que o dinheiro não é o mais importante, o que é realmente importante é a personalidade e a razão.

Sendo um homem simples, não tem preferências especiais sobre tipo de comida, de roupas ou de automóveis, preferindo viver da maneira que considera mais própria para o seu conforto e satisfação.

Na realidade, ROLAND FEIERTAG não gosta muito de falar sobre ele mesmo. Sente-se isto quando diz que suas aspirações maiores na vida constituem segredos que só interessam a ele.

Assim, procura seguir o curso de sua vida, trabalhando e cuidando da família, sem importar-se com o trabalho alheio, ou até com certas coisas que estão acontecendo em seu redor.

Se vivesse no Líbano certamente não se privaria de aproveitar a hospitalidade das aldeias próximas ao monte Hermon, com suas neves eternas, ou de se extasiar diante dos cedros milenares que se tornaram famosos no mundo inteiro. Ou, quem sabe, não voltaria à infância para correr atrás dos rebanhos de ovelhas de Taorzag.

Cachoeiro e Castelo são lugares sagrados para ele. Entre um e outro Município, ROLAND viu o desabrochar de sua vida, constituiu sua família e ganhou o suficiente para ser um homem independente. Jamais poderia, portanto, esquecer estas terras generosas que tanto lhe deram, nem as pessoas com as quais conviveu como irmão, as quais assim o consideram.

Não é fácil se obter tudo que se deseja do mundo, em nossa passagem pela terra. Mas sempre se pode fazer o possível para não decepcionar ninguém nem a si próprio.

Este tem sido e continua sendo o sentido da vida de ROLAND FEIERTAG. Na medida em que o tempo passa, ele vai aumentando a riqueza interior dos seus conhecimentos, se tornando uma pessoa de relevo dentro da Comunidade, a qual nunca deixou de contar com seu empenho, seu esforço e sua dedicação em fazer pelo progresso local, tudo que lhe é possível, com objetividade e honestidade.

ROLAND FEIERTAG provavelmente pensa da mesma forma que Tales de Milleto quando afirmou: "O mais belo é o universo, porque é obra de Deus. O mais poderoso, a necessidade, porque prevalece contra tudo. O mais fácil, dar conselho. E o mais necessário para a felicidade é um corpo são e um espírito satisfeito".

Acima de tudo seguir sempre em frente, sem olhar para trás, adiante está o infinito ao qual todos os homens pretendem chegar algum dia, e ao qual ROLAND certamente chegará com uma grande bagagem de experiências, reconhecimento, gratidão e conhecimentos.

 

Fonte: Personalidades do Espírito Santo. Vitória – ES. 1980
Produção: Maria Nilce
Texto: Djalma Juarez Magalhães
Fotos: Antonio Moreira
Capa: Propaganda Objetiva
Compilação: Walter de Aguiar Filho, outubro/2020

Personalidades Capixabas

Discurso de Posse no IHGES - Ewerly Gandi Ribeiro (1996)

Discurso de Posse no IHGES - Ewerly Gandi Ribeiro (1996)

“Itabira, ídolo de minha terra/ de belezas raríssimas e estranhas/ altiva a dominar serra por serra/ toda vasta amplitude das montanhas – é um esguio pedaço de granito/ da singular conformação de um dedo/ que parece indicar que no infinito/ existe algum mistério, algum segredo...  

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Galerias - As 10 mais importantes por Eurípedes Queiroz do Valle

A do Tribunal de Justiça. (Palácio Moniz Freire) -E subdividida em duas: - a especial, constituída pelos que exerceram a Presidência, e a Geral, formada por todos os Desembargadores

Ver Artigo
Judith Leão Castello Ribeiro

Foi também a primeira mulher a ingressar na Academia Espírito-Santense de Letras. Sem dúvida, ela foi um exemplo de mulher pioneira e batalhadora

Ver Artigo
Um Patriarca Nosso - Por Aylton Rocha Bermudes

Ignácio Vicente Bermudes, morador de Timbuí, merece especial celebração ao atingir os 100 anos de vida

Ver Artigo
Dr. João Dukla Borges de Aguiar

As manifestações de pesar pelo seu falecimento - O Velório na Câmara Ardente - O Enterro - As Homenagens Oficiais - Outras Notas

Ver Artigo
Desembargadores - Os 10 mais antigos

3) Carlos Teixeira Campos. Natural do Município de Calçado, no Espírito Santo, no então Distrito de Bom Jesus do Norte. Nasceu em 6-3-1908

Ver Artigo