Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Santa Maria de Jetibá

Bandeira de Santa Maria de Jetibá - Bandeira da antiga Pomerânia

Santa Maria de Jetibá, na região serrana do ES, é a cidade mais pomerana do Brasil. Abriga pomeranos - imigrantes com passaportes alemães vindos da Prússia - e descendentes. Os imigrantes chegaram à região em 1870 e até hoje mantém vivas suas tradições e dialetos. Nas ruas, é comum ver crianças loirinhas (os cabelos chegam a ser quase amarelos) e com olhos azuis.

Jetibá, nome derivado do termo Jequitibá, significa uma árvore muito comum da mata atlântica, onde se encontram preservadas as madeiras como a peroba do campo, jequitibá, ipê, jatobá, e outras... , pontos de referência nas conversas nos passeios ecológicos. Sendo rica em mananciais de água, graças aos rios, correntezas e cachoeiras, toda a paisagem é bem alimentada, consequentemente admirada.

Como é um povo fiel às origens, costumam difundir entres eles a crença de que no princípio o mundo só falava o idioma alemão, as crianças eram alfabetizadas em alemão e os cemitérios tinham os seus epitáfios em alemão.

Parte da vida dos imigrantes está preservada no Museu da Imigração Pomerana, inaugurado em 1991. Ali, os visitantes encontram antigas ferramentas usadas na agricultura, trajes típicos, fotos, além de documentos que retratam a situação sócio-econômica da Pomerânia no século XIX.

Uma das curiosidades dos pomeranos é o casamento, que tem algumas características diferentes da celebração a qual estamos acostumados, principalmente em relação ao vestuário – na cerimônia a noiva usa um vestido preto e uma fita verde amarrada na cintura.

Além disso, a cidade possui a maior cobertura de Mata Atlântica do Estado, por isso está investindo no turismo ecológico, são mais de 15 cachoeiras. E, claro, o agroturismo, já que na região existem muitas propriedades rurais, que levam os visitantes a um passeio inesquecível.

 

Fonte: Jornal A Gazeta 27/04/2007

 

LINKS RELACIONADOS:

 Imigração no ES
 Pomeranos
 Poloneses no ES
 Imigrantes Holandeses 
 Luxemburgueses
 Tiroleses

Cidades do ES

Venda Nova

Venda Nova

Tudo começou com os imigrantes recém-chegados da Itália. Eles tinham o costume de produzir os alimentos dentro de suas propriedades, já que havia poucas casas de comércio na região e o dinheiro era escasso. Então, eles mesmos faziam os pães, o fubá, a massa de macarrão e criavam vacas para produção de leite.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

São Mateus mais de 400 anos de solidão - Gabriel Bittencourt

A história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré 

Ver Artigo
O Dia de Cachoeiro - Por Gabriel Bittencourt

Há 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim

Ver Artigo
Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
Itapemirim - Por Edward Willberforce

Vila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização

Ver Artigo
São Pedro do Itabapoana

Como se sentiria o morador de uma importante cidade ao vê-la cercada por militares e ter documentos e bens públicos saqueados? E mais: descobrir dias depois que o local foi rebaixado a distrito por decreto?

Ver Artigo