Vida nova com o cais
A implantação do cais de Atalaia e Paul, e a construção da Rodovia Carlos Lindemberg, impulsionaram o crescimento de Vila Velha nas décadas de 40 e 60. Os cais surgiram estimulados pela intensificação da exportação de minério de ferro, principalmente a partir da formação institucional da Companhia Vale do Rio Doce em 1942. Com isso, verificou-se queda no transporte de cargas em geral e de passageiros, provocando o quase abandono da Estação Pedro Nolasco.
As obras do cais do Morro do Atalaia foram iniciadas em 1941 pela empresa que antecedeu a CVRD, chamada Companhia Brasileira de Mineração e Siderurgia, em conjunto com o governo estadual. Naquela época, o minério era embarcado pelo cais de Atalaia.
Com a criação da CVRD, o ritmo das obras foi intensificado em função das novas metas de exportação de minério de ferro. O cais de Atalaia foi inaugurado em 1950. Tinha uma correia transportadora do minério do silo ao porão do navio, além de um depósito para armazenar 90 mil toneladas, quantidade que abastecia nove navios.
A necessidade de outro cais – o de Paul – decorreu de uma mudança na demanda internacional de minério de ferro. Inaugurado em 1959, o cais de Paul visava a atender a exportação de “finos” por parte da CVRD, o que também requereu a instalação de equipamentos mecanizados para o embarque deste tipo específico de minério de ferro.
Passado meio século, Vila Velha recuperava a possibilidade tão desejada de ter movimento portuário e expandir suas atividades terciárias. Só que os cais passaram a ser encarados como simples diversificações do porto de Vitória. Com a inauguração do Porto de Tubarão, os cais de Atalaia e Paul foram redefinidos. De qualquer forma, as atividades portuárias do continente fizeram de Argolas e Paul um novo sub-centro de comércio e serviços. Surgiram também indústrias de material ferroviário, de material elétrico e comunicação, de minerais não metálicos, químicas, entre outros.
A partir de meados da década de 70 foi construído o Porto de Capuaba como terminal do Corredor de Transportes Centro-Leste, voltado para atender à exportação de grãos da região do cerrado. As primeiras exportações de grãos foram realizadas em 1984.
Fonte: A Gazeta - 26 setembro de 1994
Compilação: Walter de Aguiar Filho, fevereiro/2015
GALERIA:
Os práticos escalados para atuar são acionados pelo Centro de Coordenação de Operações e chegam até os navios conduzidos pelas lanchas de apoio
Ver ArtigoProjetado pelo arquiteto Ricardo Antunes foi construído em 1939, no bairro Santo Antônio, o hidroporto que ficou popularmente conhecido em Vitória como "Cais do Avião"
Ver ArtigoQuando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em vila velha no dia 23 de maio de 1535
Ver ArtigoOs primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879
Ver ArtigoApesar da construção do porto ter sido iniciada em 1906, suas obras só foram definitivamente concluídas em 1940, com a inauguração do Cais Comercial
Ver Artigo