Milagres da Penha - Os soldados da Virgem

Foi em 1640, por ocasião da segunda invasão os holandeses na então capitania do Espírito Santo.
Derrotados e repelidos na vila da Vitória, a 27 de outubro daquele ano, saltaram os invasores na Vila Velha. Nessa ocasião é que, segundo a tradição popular, ocorreu o milagre a que se referem vários autores, entre os quais Misael Pena [História da província, p. 68], com base no Orbe Seráfico Brasílico, de Frei Santa Maria Jaboatão [volume II, n. 79 e 80].
"Acrescenta ainda o mesmo cronista [Jaboatão] que outra vez voltaram os holandeses e, desembarcando na vila do Espírito Santo, daí se afugentaram a toda pressa por se lhes apresentar que viam descer do monte da Penha um grande esquadrão de soldados a pé e a cavalo, com armas reluzentes, sem que, no entanto, pessoa alguma estivesse no Convento daquele monte, porque até a imagem de Nossa Senhora da Penha havia sido retirada para o convento da Vitória."
Autor: Guilherme Santos Neves
Fonte: História Popular do Convento da Penha - 3ª Edição ampliada, Vitória - 2008
O frade ajoelhou-se sobre a rocha isolada que servia de base à ermida; pediu a Nossa Senhora que socorresse os fiéis. A água rebentou no meio do granito, e ainda hoje os devotos visitam o lugar e bebem dessa milagrosa água
Ver ArtigoConstruindo-se a ermida da Penha, um operário caiu dos andaimes, e teria morrido despedaçado onde é hoje a rampa do portão, se à voz do venerável servo de Deus
Ver Artigo