Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

A História do Site Morro do Moreno - No ar desde 2000

Logo Morro do Moreno®

Na década de 90, com o crescimento da consciência ecológica, iniciou-se na mídia capixaba um movimento requerendo a preservação do Morro do Moreno. A cada prefeito eleito em Vila Velha, surgia um projeto relacionado ao Morro em terras particulares. 

Foi então que, em 1999, Walter de Aguiar Filho, pertencente à família Aguiar, proprietária do Morro e presidente da Associação de Moradores e Amigos do Morro do Moreno (AMAMOR) registrou o domínio www.morrodomoreno.com.br , por sugestão de sua esposa, na época namorada, Mônica Boiteux, que trabalhava na área de internet.

Cansados de não ter voz na mídia e com o intuito de esclarecer idéias distorcidas a respeito do Moreno, resolvemos colocar no ar o embrião do site, que tinha apenas 3 páginas: a 1ª com o formulário de Contato, para que as pessoas pudessem tirar qualquer dúvida sobre o Morro do Moreno. As dúvidas eram respondidas pelo próprio Walter, que, por ser membro da família proprietária e presidente da associação estava apto a falar com bastante conhecimento sobre a área loteada e a área de reserva pertencente à família. A idéia de comunicação com o internauta pelo formulário na página inicial, deu tão certo que até hoje é mantida.

A segunda página tinha um breve histórico do Morro do Moreno e a terceira e última tinha seis fotos do Morro do Moreno e Vila Velha na década de 70, do acervo da família. Essa página hoje é a Galeria de Fotos.

A divulgação do site foi sendo feita da forma que é até hoje: boca-a-boca. O site sempre foi, desde o começo, um espaço aberto, onde todos podem contribuir com fotos ou histórias.

O site tomou um grande impulso quando o Edson Quintaes, nosso parceirão, começou a fazer experiências com fotos rotativas e panorâmicas em 360º. Um sucesso! Até hoje, recebemos e-mails do mundo inteiro, de capixabas com saudades da terra e cheios de orgulho de mostrar como isso aqui é lindo para seus amigos estrangeiros, elogiando as fotos e o site.

Outra colaboradora é a Terê Thomazini, professora de natação e fotógrafa. Devemos a ela grande parte do nosso acervo de fotos.

Mais recentemente, verdadeiros livros de histórias ambulantes tem colaborado com o site, como Roberto Abreu, Edward D’Alcântara e Jair Santos, todos membros da Casa da Memória de Vila Velha. Eles contribuem com fotos e textos sobre a cidade antigamente. Outras colaborações em forma de fotos, textos e sugestões de pautas vem dos nossos internautas.

Em 2005, registramos a marca Morro do Moreno®. Dessa forma garantimos o bom uso do nome, e claro, estamos abertos a parcerias que divulguem as idéias do site: ecologia, cultura e história capixabas.

Nós, cuidamos de aumentar nosso acervo de histórias, criar novas páginas, como Fotos de Casas Antigas, Entrevistas, Meu Cantinho Preferido, e assim vamos fazendo o site colocando matérias diaramente, conhecendo novas pessoas, que de virtuais passam a ser nossas parceiras, amigas e acreditando que cada vez mais, nosso site é meio de encontro com os simpatizantes dos temas abordados e uma declaração de amor (e um certo bairrismo, porque não?) à nossa terra, o Espírito Santo.

“UM POVO SEM HISTÓRIA É UM POVO SEM MEMÓRIA”

 

Publicado em 23/04/2009

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Alerta no Planeta - Por Mônica Boiteux, em 2008. Atualizando...

O chefe pergunta qual planeta eles devem invadir. Um sugere a Terra. Outro fala: "Está louco? Aquele planeta não vale nada

Ver Artigo
O Agente do Afeto - Por Rogério Medeiros

A maior parte de nós não sabe por que vive e nem porque vai morrer.  Mas Hermógenes Lima Fonseca sabia

Ver Artigo
Reclames de Vitória no tempo que Dondon jogava no Andaraí

Veja as propagandas antigas, da década de 50, veiculadas na Revista Vida Capichaba. Imperdível!

Ver Artigo
Site Morro do Moreno dá a volta ao mundo

O site Morro do Moreno foi fundado em 2000. No ano de 2008 o site já dava a volta ao mundo

Ver Artigo
A História do Site Morro do Moreno - No ar desde 2000

Na década de 90, com o crescimento da consciência ecológica, iniciou-se na mídia capixaba um movimento requerendo a preservação do Morro do Moreno

Ver Artigo