Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Roteiros de Santa Maria de Jetibá

Casas Enxaimel - Foto: Prefeitura Municipal de S. M. de Jetibá

No alto das montanhas do ES destaca-se Santa Maria de Jetibá, município colonizado por imigrantes pomeranos e que ainda preserva toda a cultura e história de um povo que, no século XIX, escolheu o Brasil para estender os seus costumes e tradições.

Conhecida também como a "terra da concertina", é um pedacinho da Europa no ES. Não só pelo clima semelhante ao daquele continente - que pode ser verificado na variedade de cachoeiras, de reservas naturais e de florestas que possui -, mas também por manter, até os dias de hoje, o estilo germânico nos casarios e nos prédios comerciais que povoam o centro da cidade com memórias da terra natal.

Museu da Imigração

Instalado em uma casa datada da década de 30 por Francisco Schwartz, o museu está situado em uma pequena elevação de onde se pode observar parte da cidade, a torre da Igreja Luterana e a Igreja Católica Rainha da Paz.

Tocador de Concertina

A concertina, trazida pelos imigrantes, é o instrumento musical que mais toca o coração e a alma do pomerano. Ela está presente em todas as festas e atividades coletivas. No silêncio de sua casa, junto à sua família, é que o tocador começa a aprender o instrumento e a ensaiar as músicas que, posteriormente, serão utilizadas nos encontros comunitários, como festas de ajuntamento, casamentos, forrós e demais comemorações nas comunidades.

Casas Enxaimel

Santa Maria de Jetibá tem característica peculiar na arquitetura tanto no Centro quanto no interior: São as fachadas em estilo enxaimel. Essa característica não se deve somente à influência dos imigrantes germânicos, que se instalaram no município, mas, principalmente, à tentativa de se tipificar o município dentro de uma característica específica, dando um charme especial e causando a sensação de se estar em uma cidade européia.

Igreja Luterana

Foi fundade em 14 de julho de 1918 pelos imigrantes pomeranos. Além da questão histórica, seu destaque deve-se ao fato de que a grande maioria dos pomeranos são, originalmente, protestantes e seguem a religião luterana.

Pedra do Garrafão

Situa-se nos contra-fortes da serra geral, faz parte de um conjunto de picos que, ao serem observados no sentido oeste-leste, apresentam um formato de Garrafão. É ponto culminante do município, aproximadamente 1.300 metros de altitude.

Barragem do Rio Bonito

Pela Rodovia ES-355 avista-se boa parte do lago com seu contorno revestido de remanescente da Mata Atlântica. A fauna e a flora locais permanecem preservadas. Constitui-se como um dos pontos mais promissores de desenvolvimento do turismo na região.

Fonte: A Gazeta (27/04/2007)

Cidades do ES

Guarapari na década de 70

Guarapari na década de 70

Veja fotos de Guarapari na década de 70, enviadas pelo internauta Jaime Trindade.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
São Mateus mais de 400 anos de solidão - Gabriel Bittencourt

A história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré 

Ver Artigo
O Dia de Cachoeiro - Por Gabriel Bittencourt

Há 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim

Ver Artigo
Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
Itapemirim - Por Edward Willberforce

Vila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização

Ver Artigo