Roteiros de Santa Maria de Jetibá

No alto das montanhas do ES destaca-se Santa Maria de Jetibá, município colonizado por imigrantes pomeranos e que ainda preserva toda a cultura e história de um povo que, no século XIX, escolheu o Brasil para estender os seus costumes e tradições.
Conhecida também como a "terra da concertina", é um pedacinho da Europa no ES. Não só pelo clima semelhante ao daquele continente - que pode ser verificado na variedade de cachoeiras, de reservas naturais e de florestas que possui -, mas também por manter, até os dias de hoje, o estilo germânico nos casarios e nos prédios comerciais que povoam o centro da cidade com memórias da terra natal.
Museu da Imigração
Instalado em uma casa datada da década de 30 por Francisco Schwartz, o museu está situado em uma pequena elevação de onde se pode observar parte da cidade, a torre da Igreja Luterana e a Igreja Católica Rainha da Paz.
Tocador de Concertina
A concertina, trazida pelos imigrantes, é o instrumento musical que mais toca o coração e a alma do pomerano. Ela está presente em todas as festas e atividades coletivas. No silêncio de sua casa, junto à sua família, é que o tocador começa a aprender o instrumento e a ensaiar as músicas que, posteriormente, serão utilizadas nos encontros comunitários, como festas de ajuntamento, casamentos, forrós e demais comemorações nas comunidades.
Casas Enxaimel
Santa Maria de Jetibá tem característica peculiar na arquitetura tanto no Centro quanto no interior: São as fachadas em estilo enxaimel. Essa característica não se deve somente à influência dos imigrantes germânicos, que se instalaram no município, mas, principalmente, à tentativa de se tipificar o município dentro de uma característica específica, dando um charme especial e causando a sensação de se estar em uma cidade européia.
Igreja Luterana
Foi fundade em 14 de julho de 1918 pelos imigrantes pomeranos. Além da questão histórica, seu destaque deve-se ao fato de que a grande maioria dos pomeranos são, originalmente, protestantes e seguem a religião luterana.
Pedra do Garrafão
Situa-se nos contra-fortes da serra geral, faz parte de um conjunto de picos que, ao serem observados no sentido oeste-leste, apresentam um formato de Garrafão. É ponto culminante do município, aproximadamente 1.300 metros de altitude.
Barragem do Rio Bonito
Pela Rodovia ES-355 avista-se boa parte do lago com seu contorno revestido de remanescente da Mata Atlântica. A fauna e a flora locais permanecem preservadas. Constitui-se como um dos pontos mais promissores de desenvolvimento do turismo na região.
Fonte: A Gazeta (27/04/2007)
Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira
Ver ArtigoA história do município de São Mateus começa quando o navegante Cristóvão Jacques, em 1504, teria chegado ao rio Cricaré
Ver ArtigoHá 118 anos, no dia 25 de março de 1867, era instalada a Câmara Municipal da Vila de "Cachoeiro", desmembrada da Vila de Itapemirim
Ver ArtigoUma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811
Ver ArtigoVila de certo tamanho, situada uma milha ou duas rio acima. É notável sobretudo devido ao seu estágio de civilização
Ver Artigo