Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Editorial - Futebol em Vila Velha

Nota: Os jogadores foram nominados ao site por Sabará, que está na foto

Não poderíamos deixar de divulgar os primeiros passos do esporte em Vila Velha, registrado pelo saudoso José Anchieta de Setúbal no livro Ecos de Vila Velha. Anchieta teve a brilhante sacada de perpetuar fatos que os livros de história não contam, pois quando o homem se vai, o arquivo de sua memória vai com ele.

Quem saberia, portanto nos dizer qual o nome do primeiro time de futebol vilavelhense? Onde ficava localizado seu campo? Com quem foi a primeira partida? E os jogadores, quem eram os ídolos da época e quais os seus nomes ?

O primeiro clube esportivo de futebol formado em Vila Velha foi fundado por volta de 1916 e recebeu o nome de Campos Salles Football Club, em homenagem ao terceiro presidente da República do Brasil. O pontapé inicial foi dado por alguns aficionados, dentre eles Durval Araújo (Dongo), Aureliano Falcão Filho e Carlos Queiroz.

O campo era perto da residência de Durval Araújo localizada no Bairro Olaria, onde hoje funciona o Hospital Maternidade Dr. Antônio Bezerra de Faria (Maternidade de Vila Velha). A inauguração aconteceu com festa, dela participando um dos clubes de Vitória. O primeiro tempo terminou com o placar de 2 x 0 para os visitantes. Reiniciada a peleja, Carino brigava como um leão na área do adversário, sendo alimentado nas investidas pelo ponta-esquerda Alberto Queiroz e o meia-esquerda Carlinhos Queiroz. Sendo um jogador forte e impetuoso, Carino não demorou a marcar o primeiro gol do seu time. Antes que o juiz apitasse o final da partida, com aplausos do público presente, Carino marcava o segundo e último gol, terminando empatada em 2 x 2.

Na contribuição de Anchieta, autor do mencionado livro, podemos citar os seguintes jogadores:

Clovis Ramires, Dorval Almeida, Durval Araújo, José Loureiro (Tamandaré), Carino Duarte de Freitas, Alberto Carlos Queiroz (Bebé), Carlinhos Queiroz e Aureliano Falcão.

Mais tarde apareceram outros clubes de futebol: Botafogo F. C. e Vasco Coutinho Futebol Clube. Os que mais se destacaram nesse time foram: Milton caldeira, Floriano Santos, Ernesto Vereza, Moacyr Lofêgo, João Carneiro, Lindolphinho, Horácio, Joaquim, Rubens Rezende (Bacalhau) e Elmar Duarte.

Muitos outros times despontaram em Vila Velha, como o Santos, o Leopoldina, o América de Aribiri, o Vilavelhense e mais tarde o Social, o Atlético, o Olímpico, o Ideal e o Tupi.

 

Mônica Boiteux
Editoria do site Morro do Moreno
Junho/ 2006
Nota mais recente do site: Em (08/2012) a Casa da Memória de Vila Velha ganha o acervo do Atlético Clube de Vila Velha

 




GALERIA:

📷
📷


Esporte na História do ES

A Copa de 2006

A Copa de 2006

Lembrei-me desta história por causa da melancólica participação do Brasil na Copa do mundo de 2006. O escrete canarinho chegou à Alemanha com honras de superfavorito

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Apresentação do livro Escritos de Vitória - Esportes

O esporte abre caminhos. No Brasil, por exemplo, onde a ascensão social é driblada pela má distribuição de renda, a prática esportiva é opção de muitos

Ver Artigo
Introdução do Livro Escritos de Vitória - Por Jorge Alencar

Estes Escritos de Vitória revelam traços de figuras de Vitória — de desportistas, na sua maioria, e não de literatos

Ver Artigo
Fluminensinho, uma lição para a vida - Por Marcelo Bonfim Dessane

Os encontros continuavam na Prefeitura, perto da secular palmeira que enfeitava a praça, no bar do Olímpio, depois no Britz, na Sapataria Musiello

Ver Artigo