Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Entrevista com Walter de Aguiar Filho - 05/10/06

Capa do livro Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno

Confira entrevista com o escritor Walter de Aguiar Filho, autor do livro capixaba "Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno". O autor é nascido em Vila Velha e conhece bem os segredos e mistérios que envolvem o Morro do Moreno.

Walter de Aguiar Filho é também presidente da AMAMOR (Associação de Moradores, Amigos e Proprietários do Morro do Moreno), Presidente da ABENC- ES (Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Espírito Santo) e Vice-Presidente da Casa da Memória de Vila Velha.

Site: Qual é sua ligação com o Morro do Moreno?
Walter: Meu avô, Miguel de Aguiar, comprou o Morro do Moreno no início do século XX, de uma prima, que – filha única – havia herdado do pai as terras da sede da Fazenda da Costa que pertenceram ao primeiro donatário do ES, onde ele morou e morreu, como também seu filho Vasco Fernandes Coutinho Filho e Luiza Grinalda (esposa de Vasco Filho).

Todos foram donatários e residentes do Moreno, além de Francisco Gil Araújo, que também manteve engenho no local, na Praia do Ribeiro.

Meu pai passou toda sua infância brincando e pescando na Praia do Bananal e eu também reeditei todas essas aventuras na minha infância e até hoje estou envolvido como Presidente da Associação de Proprietários, Amigos e Moradores do Morro do Moreno – AMAMOR – e na Reserva que ainda pertence à Família Aguiar. Estamos criando uma RPPN – que significa Reserva Particular do Patrimônio Natural – junto ao IBAMA, para perpetuar 300 mil metros quadrados de remanescente de Mata Atlântica. Legado deixado por meu avô Miguel.

Site: Sempre teve o desejo de escrever um livro sobre o Morro do Moreno?
Walter: Não, nunca tive, foi uma inspiração repentina, assim que minha esposa Mônica engravidou da Maria Fernanda. Daí minha filha passou a ser a fonte inspiradora desse trabalho.

Site: Porque se dirigiu ao público infanto-juvenil?
Walter: Em homenagem a musa inspiradora, como disse e também para que, resgatando a história do Espírito Santo e de Vila Velha numa aventura, conseguisse conquistar o interesse da garotada pela História, Amizade e Natureza.

 

Site: Você encontrou dificuldades para colocar o livro no mercado?
Walter: Levei 5 anos para finalizar o patrocínio, mas o tempo foi favorável no refinamento do meu trabalho.

Site: Como você vê a cultura capixaba atualmente?
Walter: Acho que todos têm um gigante interior, basta acreditar, ter discernimento e persistência. Isso vale tanto para escrever quanto para pôr o seu produto no mercado.

Não podemos alegar que não há incentivo. Você mesmo empreendendo o seu trabalho a “Cultura Capixaba” não precisa ser entendida como Governo.

Site: Pretende escrever outro livro? Dedicado a esse mesmo público?
Walter: Sim, já está em meus planos uma segunda aventura do menino Krikati, que não será no Morro do Moreno, mas peço paciência, pois não me considero um escritor. Sou Engenheiro Civil.

Site: Onde comprar seu livro "KRIKATI, TIO CLÊ E O MORRO DO MORENO?
Walter: Na Livraria Logos (Centro de Vila Velha e Shopping Vitória), no Sebo Monarquia (Rua dos Correios do Centro de Vila Velha) e em breve na Livraria Biblos (Galeria Anuar Bachour, ao lado do Carone do Centro de Vila Velha).

 

 




GALERIA:

📷
📷


Entrevistas

Entrevista com Ainer Frasson

Entrevista com Ainer Frasson

Ainer Frasson, 87, Major reformado do Exército, morador e proprietário de área que abriga um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica, inserida no coração da cidade em Vila Velha

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Entrevista com Ainer Frasson

Ainer Frasson, 87, Major reformado do Exército, morador e proprietário de área que abriga um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica, inserida no coração da cidade em Vila Velha

Ver Artigo
Entrevista Ex-Interventor João Punaro Bley. A Era Vargas no Espírito Santo

Aos 81 anos de idade, duas semanas antes de sua morte, o General João Punaro Bley concedeu, em sua residência, no Rio de Janeiro, a seguinte entrevista a João Eurípides Leal e Fernando Lima Sanchotene, do IJSN

Ver Artigo
Entrevista com Edward DAlcantâra - Por Mônica Boiteux em 07/11/2006

Confira a entrevista com o Sr. Edward D'Alcântara, pesquisador com o melhor acervo de fotos de Vila Velha, fundador e membro da Casa da Memória

Ver Artigo
Entrevista do ex Interventor General João Punaro Bley (1930-1943) – Parte II

A Intervenção - Aos 30 anos de idade fui nomeado interventor do Estado do Espírito Santo

Ver Artigo
Entrevista do ex Interventor General João Punaro Bley (1930-1943) – Parte I

A revolução - Em 4 de Outubro de 1930, tomei conhecimento da eclosão de um levante, de grandes proporções

Ver Artigo