Galerias - As 10 mais importantes por Eurípedes Queiroz do Valle
1) A do Palácio do Governo (Palácio Anchieta). É constituída de retratos dos Governadores republicanos que dirigiram o Estado a contar do Des. Afonso Cláudio de Freitas Roza, em 1889. Foi inaugurada pelo Presidente Nestor Gomes em 1922.
2) A do Palácio do Congresso (Palácio Domingos Martins). É formada pelos retratos dos Deputados que presidiram a Assembleia Legislativa a contar do Cel. Cleto Nunes. Pereira que presidiu a primeira Constituinte Republicana em 1892. Foi inaugurada pelo Presidente Jéfferson de Aguiar em 1951.
3) A do Tribunal de Justiça. (Palácio Moniz Freire) -E subdividida em duas: - a especial, constituída pelos que exerceram a Presidência, e a Geral, formada por todos os Desembargadores. Foi inaugurada em 1953 pelo Presidente Des. Euripedes Queiróz do Valle, juntamente com a galeria dos bustos dos juristas brasileiros nascidos no Estado.
4) A da Academia Espírito-santense de Letras. Foi inaugurada em 1946 pelo então Presidente Eurípedes Queiróz do Valle, por ocasião das comemorações do 25° aniversário da Associação. E constituída por dois grandes quadros, contendo, cada um, 20 patronos.
5) A da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado. E constituída pelos Professores catedráticos que dirigiram o estabelecimento. Foi inaugurada em 1938 pelo Prof. Heráclito Amâncio Pereira e restaurada e completada em 1967 pelo então Diretor Prof. Eurípedes Queiróz do Valle. Essa restauração realizou-se em novembro daquele ano ao comemorar a Faculdade o “Dia da Cultura” dedicado ao Cons. Rui Barbosa, cujo retrato, em tamanho natural, foi também inaugurado na ocasião.
6) A do Quartel Central da Policia Militar do Estado. Foi inaugurada em 1924, pelo então Comandante Coronel Abílio Martins e atualizada pelo Coronel Dr. Sidronílio Firmino. É constituída de todos os oficiais que comandaram a Polícia desde a sua reorganização em 1912, no Governo do Presidente Jerónimo Monteiro. Ocupa o centro da galeria o retrato do Capitão João Antunes Barbosa Brandão, herói da Guerra do Paraguai, condecorado com as honras de Tenente-Coronel honorário do Exército e Patrono da Corporação.
7) A da Prefeitura Municipal de Vitória. Foi inaugurada em 1937 pelo então Prefeito Dr. Américo Poli Monjardim. E constituída pelos que dirigiram a Municipalidade desde 1908, data da criação das Prefeituras no Espirito Santo.
8) A da Escola Normal Pedro II. E formada pelos Professores que dirigiram o Estabelecimento. Foi iniciada pelo antigo Diretor da Casa, Prof. Dr. Deocleciano de Oliveira, reorganizada e atualizada pelo Prof. Dr. Arnulfo Matos, em 1925.
9) A da Santa Casa de Misericórdia. Compõe-se dos Benfeitores da Instituição. Foi iniciada pelo então Provedor, Comendador Pietrangelo Debiase. Vem sendo atualizada pelos Provedores que lhe sucederam.
10) A da Associação Espírito-santense de Imprensa. Foi iniciada na Presidência do jornalista, Prof. Elpídio Pimentel. Compõe-se de todos os que chegaram à Presidência da Casa, a começar pelo seu fundador, Dr. Ubaldo Ramalhete Maia, em dezembro de 1934.
Fonte para estudos: Pequeno Dicionário informativo do Estado do Espírito Santo. Euripedes Queiróz do Valle. Vitória, 1959. Efemérides. Francisco Eugênio de Assis. in “A Gazeta” 1922-1969.
Academia Espírito-Santense de Letras
Ester Abreu Vieira de Oliveira (Presidente)
João Gualberto Vasconcellos (1° Vice-Presidente)
Álvaro José Silva (1° Secretário)
Marcos Tavares (1° Tesoureiro)
Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Vitória
Lorenzo Pazolini (Prefeito Municipal)
Estéfane da Silva Franca Ferreira (Vice-Prefeita)
Luciano Pícoli Gagno (Secretário Municipal de Cultura)
Elizete Terezinha Caser Rocha (Coordenadora da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim)
Conselho Editorial
Adilson Vilaça
Álvaro José Silva
Ester Abreu Vieira de Oliveira
Elizete Terezinha Caser Rocha
Fernando Achiamé
Francisco Aurelio Ribeiro
Getúlio Marcos Pereira Neves
Organização e Revisão
Francisco Aurelio Ribeiro
Capa e Editoração
Douglas Ramalho
Impressão
Gráfica Espírito Santo
Imagens
Arquivos Pessoais
Fonte: O Estado do Espírito Santo e os Espírito-santenses - Dados, Fatos e Curiosidades (os 10 mais...) - 4° Edição (Reedição da 3ª ed. de 1971)
Autor: Eurípedes Queiroz do Valle
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2023
A do Tribunal de Justiça. (Palácio Moniz Freire) -E subdividida em duas: - a especial, constituída pelos que exerceram a Presidência, e a Geral, formada por todos os Desembargadores
Ver ArtigoFoi também a primeira mulher a ingressar na Academia Espírito-Santense de Letras. Sem dúvida, ela foi um exemplo de mulher pioneira e batalhadora
Ver ArtigoIgnácio Vicente Bermudes, morador de Timbuí, merece especial celebração ao atingir os 100 anos de vida
Ver ArtigoAs manifestações de pesar pelo seu falecimento - O Velório na Câmara Ardente - O Enterro - As Homenagens Oficiais - Outras Notas
Ver Artigo3) Carlos Teixeira Campos. Natural do Município de Calçado, no Espírito Santo, no então Distrito de Bom Jesus do Norte. Nasceu em 6-3-1908
Ver Artigo