Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Galerias - As 10 mais importantes por Eurípedes Queiroz do Valle

Eurípedes Queiroz do Valle - Personalidade Capixaba

1) A do Palácio do Governo (Palácio Anchieta). É constituída de retratos dos Governadores republicanos que dirigiram o Estado a contar do Des. Afonso Cláudio de Freitas Roza, em 1889. Foi inaugurada pelo Presidente Nestor Gomes em 1922.

 

2) A do Palácio do Congresso (Palácio Domingos Martins). É formada pe­los retratos dos Deputados que presidiram a Assembleia Legislativa a contar do Cel. Cleto Nunes. Pereira que presidiu a primeira Constituinte Republicana em 1892. Foi inaugurada pelo Presidente Jéfferson de Aguiar em 1951.

 

3) A do Tribunal de Justiça. (Palácio Moniz Freire) -E subdividida em duas: - a especial, constituída pelos que exerceram a Presidência, e a Geral, formada por todos os Desembargadores. Foi inaugurada em 1953 pelo Presidente Des. Euripedes Queiróz do Valle, juntamente com a galeria dos bustos dos juristas brasileiros nasci­dos no Estado.

 

4) A da Academia Espírito-santense de Letras. Foi inaugurada em 1946 pelo então Presidente Eurípedes Queiróz do Valle, por ocasião das comemorações do 25° aniversário da Associação. E constituída por dois grandes quadros, contendo, cada um, 20 patronos.

 

5) A da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado. E constituída pelos Professores catedráticos que dirigiram o estabelecimento. Foi inaugurada em 1938 pelo Prof. Heráclito Amâncio Pereira e restaurada e completada em 1967 pelo então Dire­tor Prof. Eurípedes Queiróz do Valle. Essa restauração realizou-se em novembro daquele ano ao comemorar a Faculdade o “Dia da Cultura” dedicado ao Cons. Rui Barbosa, cujo retrato, em tamanho natural, foi também inaugurado na ocasião.

 

6) A do Quartel Central da Policia Militar do Estado. Foi inaugurada em 1924, pelo então Comandante Coronel Abílio Martins e atualizada pelo Coronel Dr. Sidronílio Firmino. É constituída de todos os oficiais que comandaram a Polícia desde a sua reorganização em 1912, no Governo do Presidente Jerónimo Monteiro. Ocupa o centro da galeria o retrato do Capitão João Antunes Barbosa Brandão, herói da Guerra do Paraguai, condecorado com as honras de Tenente-Coronel honorário do Exército e Patrono da Corporação.

 

7) A da Prefeitura Municipal de Vitória. Foi inaugurada em 1937 pelo então Prefeito Dr. Américo Poli Monjardim. E constituída pelos que dirigiram a Municipa­lidade desde 1908, data da criação das Prefeituras no Espirito Santo.

 

8) A da Escola Normal Pedro II. E formada pelos Professores que dirigiram o Estabelecimento. Foi iniciada pelo antigo Diretor da Casa, Prof. Dr. Deocleciano de Oliveira, reorganizada e atualizada pelo Prof. Dr. Arnulfo Matos, em 1925.

 

9) A da Santa Casa de Misericórdia. Compõe-se dos Benfeitores da Instituição. Foi iniciada pelo então Provedor, Comendador Pietrangelo Debiase. Vem sendo atuali­zada pelos Provedores que lhe sucederam.

 

10) A da Associação Espírito-santense de Imprensa. Foi iniciada na Presi­dência do jornalista, Prof. Elpídio Pimentel. Compõe-se de todos os que chegaram à Presidência da Casa, a começar pelo seu fundador, Dr. Ubaldo Ramalhete Maia, em dezembro de 1934.

 

Fonte para estudos: Pequeno Dicionário informativo do Estado do Espírito Santo. Euripedes Queiróz do Valle. Vitória, 1959. Efemérides. Francisco Eugênio de Assis. in “A Gazeta” 1922-1969.

 

Academia Espírito-Santense de Letras

Ester Abreu Vieira de Oliveira (Presidente)

João Gualberto Vasconcellos (1° Vice-Presidente)

Álvaro José Silva (1° Secretário)

Marcos Tavares (1° Tesoureiro)

Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Vitória

Lorenzo Pazolini (Prefeito Municipal)

Estéfane da Silva Franca Ferreira (Vice-Prefeita)

Luciano Pícoli Gagno (Secretário Municipal de Cultura)

Elizete Terezinha Caser Rocha (Coordenadora da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim)

Conselho Editorial

Adilson Vilaça

Álvaro José Silva

Ester Abreu Vieira de Oliveira

Elizete Terezinha Caser Rocha

Fernando Achiamé

Francisco Aurelio Ribeiro

Getúlio Marcos Pereira Neves

Organização e Revisão

Francisco Aurelio Ribeiro

Capa e Editoração

Douglas Ramalho

Impressão

Gráfica Espírito Santo

Imagens

Arquivos Pessoais

 

Fonte: O Estado do Espírito Santo e os Espírito-santenses - Dados, Fatos e Curiosidades (os 10 mais...) - 4° Edição (Reedição da 3ª ed. de 1971)
Autor: Eurípedes Queiroz do Valle
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2023

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Personalidades Capixabas

Aristeu Borges de Aguiar

Aristeu Borges de Aguiar

O presidente capixaba, Aristeu Borges de Aguiar (1928-1930), seguiu a tradição da polícia de “troca de favores” entre os governos estadual e federal. Leia mais.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Galerias - As 10 mais importantes por Eurípedes Queiroz do Valle

A do Tribunal de Justiça. (Palácio Moniz Freire) -E subdividida em duas: - a especial, constituída pelos que exerceram a Presidência, e a Geral, formada por todos os Desembargadores

Ver Artigo
Judith Leão Castello Ribeiro

Foi também a primeira mulher a ingressar na Academia Espírito-Santense de Letras. Sem dúvida, ela foi um exemplo de mulher pioneira e batalhadora

Ver Artigo
Um Patriarca Nosso - Por Aylton Rocha Bermudes

Ignácio Vicente Bermudes, morador de Timbuí, merece especial celebração ao atingir os 100 anos de vida

Ver Artigo
Dr. João Dukla Borges de Aguiar

As manifestações de pesar pelo seu falecimento - O Velório na Câmara Ardente - O Enterro - As Homenagens Oficiais - Outras Notas

Ver Artigo
Desembargadores - Os 10 mais antigos

3) Carlos Teixeira Campos. Natural do Município de Calçado, no Espírito Santo, no então Distrito de Bom Jesus do Norte. Nasceu em 6-3-1908

Ver Artigo