Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

João Neiva

Coral Italiano Nona Saína

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

No início do século XX, o deputado federal baiano João Augusto Neiva apresentou o projeto de instalação de uma ferrovia que passava pela região. Inaugurada em 1905, a estação ferroviária e a povoação formada ao seu redor receberam o nome do parlamentar.

João Neiva foi elevada à categoria de município somente em 1988. A cidade, situada a 83 quilômetros ao norte de Vitória, tem cerca de 15 mil habitantes.

Quando, em 1991, a Vale do Rio Doce encerrou as atividade da oficina de vagões, e a locomotiva a vapor apelidade de Camboninha apitou pela última vez, o ciclo iniciado com a inauguração da estação ferroviária de João Neiva, em 1905, terminou.

A Camboninha, relíquia exibida no Museu Histórico Municipal, está retratada na bandeira do município. O prédio de madeira do museu também guarda antiguidades e painéis com fotos e textos que contam a história de João Neiva.

A cidade é marcada culturalmente, pelo amor à música. Veja as principais iniciativas:

Lira Triunfiense

Existiu até 1935 e depois foi extinta. Em 1976 um grupo de colonos comprou instrumentos e reviveu a tradição, criando a Associação de Música Guilherme Baptista. Hoje a banda tem 30 membros e 18 aprendizes. No repertório, música religiosa, hinos cívicos, boleros e marchinhas.

Coral Italiano Nona Saína

A canção "Da Italia noi Siamo Partiti" exprime com fidelidade o espírito desse grupo, criado em 1992 e formado por 27 senhores e senhoras, descendentes dos italianos que colonizaram João Neiva. As músicas falam da vida dos imigrantes.

Instituto Preservarte

Organização fundada em 2004 pela família Casara, oferece a crianças e jovens da região cursos de lutheria, música, capoeira e viveirismo. Renato Casara, presidente do instituto, instalou na cidade, em 1994, uma fábrica de arcos para instrumentos de cordas.

 

Fonte: A Gazeta (12/08/2007)

Cidades do ES

Ibatiba

Ibatiba

O município de Ibatiba situa-se na região sudoeste do estado do espírito Santo, na região de montanhas do estado.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Iconha surge de Benevente - Por Luciana Maximo

Era um pequeno povoado, com casas muito simples, feitas de madeira, onde é Piúma, haviam mais pessoas

Ver Artigo
Iconha

O Município de Iconha, localizado na BR 101, região de montanha do ES, teve início nas povoações de Piúma, no vale do rio Orobó, fundadas pelo Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Iconha - Crônica de Rubem Braga (1951)

Mas Iconha me encanta pelo seu milagre pastoril. A pracinha é dominada por um morro alto, muito verde, cortado diante de nós por um talude de terra vermelha

Ver Artigo
A política e o coronelismo em Iconha - Por Luciana Maximo

O Jornal conversou com Aldieris Braz Amorim Caprini, que cedeu alguns artigos de sua tese de mestrado que descreve com detalhes a história política do município de Iconha

Ver Artigo
Vila do Riacho - Por Maurilen de Paulo Cruz

A origem da Vila do Riacho se situa em 1800, quando foi instalado um quartel na confluência dos Rio Riacho e Comboios, pelo Capitão-mor Antônio Pires da Silva

Ver Artigo