Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Palácio das Águias

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (1872-1882) em Barra do Itapemirim

A Barra do Itapemirim, em Marataízes, é um antigo núcleo de povoação fundado no ano de 1771 pelos portugueses que exploravam as minas de Castelo, no alto Itapemirim, quando de uma fuga de um ataque de índios purys.

O Porto da Barra do Itapemirim foi a principal entrada de imigrantes portugueses, italianos, franceses, libaneses e holandeses que se instalaram e colonizaram o sul do Espírito Santo entre 1876 e 1930.

Foi também o principal escoadouro de produtos agrícolas, madeiras e minerais trazidos por tropeiros até o litoral, oriundos do interior e de Minas Gerais e levados para a corte no Rio de Janeiro e Bahia no período imperial.

Possui locais com significado histórico de dimensão regional, um precioso Patrimônio Arquitetônico remanescente da Segunda metade do século XIX e início do século XX, presente nas ruínas do Trapiche (1860-1883), casarão Palácio das Águias (1910-1926 fachadas ecléticas)- também conhecido como o casarão dos Soares, Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (1872-1882) e prédio das Oficinas da Estrada de Ferro Itapemirim (1924-1937).

Palácio das Águias, que hospedou o Imperador D. Pedro II. na época do Império, corre atualmente o risco de ruir, tal o estado de abandono. Por toda a história que guarda esse pedaço do Espírito Santo, que sejam tomadas as devidas providências para valorizar as riquezas de nosso Estado.

 

Fontes: http: www.marataizesonline.com.br e http: www.crei.com.br/novosite/noticias.asp?nID=59, 2008
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2013

História do ES

Literatura no ES - Conclusões

Literatura no ES - Conclusões

Por quê a  literatura produzida no Espírito Santo pode ser considerada “marginal” ou “periférica” ?

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O território do ES entre 1700 e 1800

Entre 1700 e 1800 o Espírito Santo perdeu a porção de território compreendida entre os rios Mucuri e Doce

Ver Artigo
Juízes de direito na Província do Espírito Santo

Reunimos, pois, sob a forma de uma sinopse, aquilo que pode demonstrar à evidência a província do Espírito Santo, baseando assim em documentos e em trabalhos de própria lavra e que aqui descrevemos

Ver Artigo
O recrutamento do Ururau - 1827

Gravíssimo incidente abalou o Espírito Santo quando da passagem, pelo porto de Vitória, do brigue de guerra Ururau, em 1827

Ver Artigo
O Espírito Santo na 1ª História do Brasil

Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576

Ver Artigo
Dia do Capixabismo – Por Francisco Aurélio Ribeiro

O dia de hoje deveria ser feriado estadual e não apenas municipal. O capixaba tem baixa auto-estima e pouco sabe de sua história e de sua cultura

Ver Artigo