Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Palácio das Águias

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (1872-1882) em Barra do Itapemirim

A Barra do Itapemirim, em Marataízes, é um antigo núcleo de povoação fundado no ano de 1771 pelos portugueses que exploravam as minas de Castelo, no alto Itapemirim, quando de uma fuga de um ataque de índios purys.

O Porto da Barra do Itapemirim foi a principal entrada de imigrantes portugueses, italianos, franceses, libaneses e holandeses que se instalaram e colonizaram o sul do Espírito Santo entre 1876 e 1930.

Foi também o principal escoadouro de produtos agrícolas, madeiras e minerais trazidos por tropeiros até o litoral, oriundos do interior e de Minas Gerais e levados para a corte no Rio de Janeiro e Bahia no período imperial.

Possui locais com significado histórico de dimensão regional, um precioso Patrimônio Arquitetônico remanescente da Segunda metade do século XIX e início do século XX, presente nas ruínas do Trapiche (1860-1883), casarão Palácio das Águias (1910-1926 fachadas ecléticas)- também conhecido como o casarão dos Soares, Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (1872-1882) e prédio das Oficinas da Estrada de Ferro Itapemirim (1924-1937).

Palácio das Águias, que hospedou o Imperador D. Pedro II. na época do Império, corre atualmente o risco de ruir, tal o estado de abandono. Por toda a história que guarda esse pedaço do Espírito Santo, que sejam tomadas as devidas providências para valorizar as riquezas de nosso Estado.

 

Fontes: http: www.marataizesonline.com.br e http: www.crei.com.br/novosite/noticias.asp?nID=59, 2008
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2013

História do ES

Comício de Jânio Quadros em Vitória

Comício de Jânio Quadros em Vitória

Cerca de dez mil pessoas, animadas por grande vibração cívica, aplaudiram ontem, na Praça Oito, o Sr. Jânio Quadros e sua comitiva

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A República e o esforço pela expansão do ensino

No que diz respeito ao ensino primário, houve um acentuado aumento quantitativo do número de escolas e de matrículas

Ver Artigo
Com a República, pontes, estradas, indústria e comércio

No Espírito Santo, como nas demais províncias do Império, o movimento republicano foi pequeno. Em 23 de maio de 1887, foi fundado o primeiro clube republicano do Espírito Santo

Ver Artigo
A República

Aos dezesseis de setembro de 1888, reuniu-se, em Cachoeiro de Itapemirim, o primeiro Congresso Republicano Provincial do Espírito Santo

Ver Artigo
Dois visitantes ilustres a Linhares

No final de 1815, visitou o rio Doce o Príncipe Maximiliano Wied Neuwied, que deixou-nos observações preciosas sobre o pequeno povoado de Linhares

Ver Artigo
Os erros de Thomas Cavendish - Assalto à barra do Espírito Santo (4ª Parte)

"No meu barco havia um marinheiro português. Ele veio para mim e garantiu com a própria vida, que dirigiria meus dois navios, sem acidentes, até à barra do Espírito Santo"

Ver Artigo