Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Farol centenário vai ser restaurado em Regência

Uma antiga reivindicação dos moradores e turistas que frequentam a vila de Regência, no litoral de Linhares, no Norte do Estado, está sendo atendida através de uma parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada.

Começaram na última sexta-feira, as obras de restauração da cúpula do farol, monumento histórico já tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, que fica exposta ao lado da praça, sendo um dos principais pontos turísticos da vila de pescadores.

A estrutura que começa a ser restaurada tem mais de cem anos e foi instalada na vila para orientar os navegantes que cruzavam o Oceano Atlântico, nas imediações da foz do Rio Doce, no município de Linhares.

Entretanto, em 1998, a Marinha do Brasil, que construiu o farol, retirou a cúpula, desmontando o restante da estrutura metálica. No lugar, construiu o novo farol, de concreto, e que continua a orientar os navegantes.

O farol está há cerca de 20 anos sem nenhum tipo de manutenção ou reparos, sendo que a estrutura estava tomada pela ferrugem e sofrendo com as constantes ações de vandalismo.

Os fios elétricos ficavam à mostra na estrutura do equipamento, o que poderia causar acidentes, já que a porta de acesso ao interior do farol ainda está quebrada e aberta.

ORÇAMENTO

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Roberto Cordeiro, a previsão é de 30 dias para o término das obras de restauração.

Ele explicou que as obras são de responsabilidade da Prefeitura de Linhares em parceria com a empresa Manabi, o governo do Estado e a Associação de Moradores da Vila de Regência (Amor).

Para a restauração do farol, estão sendo investidos R$ 52 mil em serviços de remoção de ferrugem, troca de peças danificadas pela ação do tempo e aplicação de produtos antiferrugem.

SAIBA MAIS

Centenário >

A REFORMA do farol faz parte da preparação para a tradicional festa de Caboclo Bernardo, entre os dias 5 e 8 de junho, na vila de Regência. Neste ano, é comemorado centenário de memória do herói capixaba.

> ALÉM DO RESTAURO do farol, a prefeitura fará a réplica da medalha dada ao Caboclo Bernardo pelo Império Brasileiro, a pedido da Marinha, quando, em 1887, o herói capixaba salvou 128 dos mais de 140 tripulantes de um navio que naufragou na foz do Rio Doce, em Regência.

Festa

> TAMBÉM JÁ ESTÁ agendado um show nacional do cantor e compositor Chico Saltes, que canta os sucessos do artista capixaba Sérgio Sampaio.

História

> EM 1887, o navio Imperial Marinheiro encalhou na Barra do Rio Doce, hoje vila de Regência, durante uma violenta tempestade. Quando todos achavam que não havia o que fazer, Caboclo Bernardo, morador de Regência, surgiu para ajudar.

> COM UMA corda levada pelo Caboclo, 128 homens - do total de 142 a bordo -, conseguiram se salvar.

> CABOCLO BERNARDO foi homenageado posteriormente no Rio de Janeiro, onde recebeu a medalha Primeira Classe da própria Princesa Isabel e foi declarado Herói da Marinha Brasileira.

 

OS NÚMEROS

20 anos é o tempo que o farol está sem manutenção.

R$ 52 mil é o custo do serviço de reparo.

 

Fonte: A TRIBUNA, VITÓRIA - ES - 01/05/2014
Autor: Wilton Junior
Arquivo: Instituto Jones dos Santos Neves
Compilação: Walter de Aguiar Filho, julho/2018



GALERIA:

📷
📷


Ecologia

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919)

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Beija Flor - Augusto Ruschi

Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano

Ver Artigo
Pau-Brasil

Dia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. O site Morro do Moreno escolheu uma árvore bastante representativa do Brasil para homenagear nossa Mata: o Pau-Brasil

Ver Artigo
Dia da Árvore: 21 de setembro

Na maioria dos países, o dia da árvore se dá em 22 de abril. A data ficou registrada quando J. Morton, americano morador de Nebrasca, incentivou o plantio de árvores naquele estado

Ver Artigo
Nosso primeiro ecologista

Em 1891, Maximiliano veio para o Brasil, particularmente para o Espírito Santo, instalando-se na colônia alemã de Santa Isabel

Ver Artigo
Respeito ao Meio Ambiente

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nós do site Morro do Moreno temos a obrigação de ajudar a divulgar algumas dicas de educação ambiental. Para ler e praticar, combinado?

Ver Artigo