Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

São Sebastião e São Benedito

Hoje, dia 20 de janeiro,é o ponto alto da tradicional Festa de São Benedito e São Sebastião, que está entre as mais populares do Espírito Santo e reúne, num misto de fé, devoção e alegria, diversas bandas de congo da Grande Vitória, além de atrair milhares de turistas e admiradores da cultura popular capixaba.

Haverá shows com atrações locais e nacionais, além da celebração de missas na histórica Igreja e Residência dos Reis Magos. Inúmeras bandas de congo saem em procissão pelas ruas de Nova Almeida ao lado de uma réplica do navio “Palermo”, que é carregado por devotos dos santos católicos. Às margens do rio Reis Magos, a multidão de fiéis e turistas aguarda a chegada da procissão marítima, que traz consigo um dos principais símbolos dos festejos, um mastro de madeira todo pintado. Ele é então colocado pelos fiéis no “navio” sob muitos aplausos e cantos.

Depois disso, a multidão, formada por crianças, jovens e adultos, segue atrás das bandas de congo e do navio “Palermo” em nova procissão pelas principais avenidas do balneário até chegarem à praça da Igreja dos Reis Magos, onde acontece o momento mais bonito e emocionante da festa de São Benedito e São Sebastião. É a tão esperada hora da fincada do mastro. Após o ritual, uma linda queima de fogos nos arredores da Igreja dos Reis Magos enfeita os céus de Nova Almeida.

Origem dos festejos

Segundo diz a lenda, um navio negreiro que trazia escravos oriundos da África naufragou, em meio a uma tempestade, na costa de Nova Almeida. No entanto, os escravos que então ocupavam a embarcação se salvaram ao se agarrarem em um mastro de madeira. Esse fato, mais tarde, foi atribuído pelos católicos às orações dos escravos ao "santo preto" São Benedito, que viveu e morreu em Palermo, Itália, no século 16.

 

Documentário sobre a Festa da Puxada e Fincada do Mastro de São Benedito que anualmente se realiza en Serra, cidade do Espírito Santo. Feito em 1971.

https://www.youtube.com/watch?v=8AfUwYgufgg

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Capixabas: valores únicos 
>> Roteiros da Serra

>> Reis Magos ou Nova Almeida

Folclore e Lendas Capixabas

Figuras Populares - Por Maria Stella de Novaes

Figuras Populares - Por Maria Stella de Novaes

Sinhá Honorina era uma baiana, residente para os lados do Suá. Ali, fundou sua macumba, onde se reuniam pessoas de todas as classes sociais. Sinhá Honorina arranjava casamentos e realizava todos os “milagres” do seu ofício. Um dia, em 1923 ou 24, o delegado...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Frade e a Freira - A Lenda por Estêvão Zizzi

Essa é a versão mais próxima da realidade...

Ver Artigo
O Caparaó e a lenda – Por Adelpho Monjardim

Como judiciosamente observou Funchal Garcia, a realidade vem sempre acabar “com o que existe de melhor na nossa vida: a fantasia”

Ver Artigo
A Igreja de São Tiago e a lenda do tesouro dos Jesuítas

Um edifício como o Palácio Anchieta devia apresentar-se cheio de lendas, com os fantasmas dos jesuítas passeando à meia-noite pelos corredores

Ver Artigo
Alcunhas e Apelidos - Os 10 mais conhecidos de origem capixaba

Edifício Nicoletti. É um prédio que fica na Avenida Jerônimo Monteiro, em Vitória. Aparenta uma fachada de três andares mas na realidade tem apenas dois. O último é falso e ...

Ver Artigo
A Academia de Seu Antenor - Por Nelson Abel de Almeida

Era a firma Antenor Guimarães a que explorava, em geral, esse comércio de transporte aqui nesta santa terrinha

Ver Artigo