Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Descida do Rio Jucu - 2007

Barrinha, lugar onde o Rio Jucu desemboca

No ano em que o mundo desperta para os problemas do aquecimento global, a Descida Ecológica do Rio Jucu, em sua 18º edição, mais uma vez chama nossa atenção.

No último domingo, 18/03/2007, canoístas, barqueiros, esportista, autoridades e cidadãos comuns, em lanchas e botes de borracha, embarcaram numa maratona de 4 horas que tinha como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Os participantes desceram o rio recolhendo o lixo que é jogado em suas águas, e alguns grupos, com nota 10 no quesito criatividade, construíram suas embarcações usando material reciclável, como garrafas PET.

Uma novidade é que neste ano, o governo do Estado do ES e sete prefeituras municipais assinaram um termo de cooperação que visa à obtenção de recursos a serem aplicados no combate à poluição da bacia hidrográfica do rio, que abastece a Grande Vitória, e que é agredido por despejos de esgoto e agrotóxicos.

Caberá às prefeituras o sanemaneto básico, com tratamento do esgoto jogado no rio, em parceria com o governo do Estado. Também está prevista a revitalização do rio, com o reflorestamento de espécies nativas nas margens do rio.

As autoridades esperam que o trabalho a ser desenvolvido dê resultados práticos em, no máximo, dez anos. É esperar e conferir!


Fonte: Jornal A Gazeta (18/03/2007)

Aventura

Vôo dos Sonhos

Vôo dos Sonhos

Voar livre pelos céus como os pássaros. Esse é um sonho que os homens acalentam desde a Antiguidade...

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

Dia Mundial da Água

A Assembléia Geral das Nações Unidas criou em 22 de fevereiro de 1993, o Dia Mundial das Águas, a ser comemorado em 22 de março de cada ano

Ver Artigo
Os primeiros navegadores do Rio Doce

Na procura de riquezas, ouro e pedras preciosas, as inúmeras “estradas líquidas” de nossas bacias hidrográficas ocuparam um lugar de destaque, já que eram as únicas vias acesso

Ver Artigo
Pá - Bubu

Atualmente já existe  falta de água doce motivada pela mudança climática. Por isso, há de se resgatar as fontes que tínhamos, ou melhor, ainda possuímos, mas devemos revigorá-las

Ver Artigo
Apicum do Poço - A nascente do Rio da Costa

A nascente do Rio da Costa era na localidade de Apicum do Poço. O local perdeu a sua identidade quando absorveu o nome Itapoã, pela proximidade com esse bairro

Ver Artigo
Rio Marinho

O nome rio marinho tem origem nas palavras "MAR" e "RIOZINHO", que com alternâncias das características de qualidade de suas águas, ora salgada ora doce, foi denominado de rio "MARINHO"

Ver Artigo
Fotos da Descida Ecológica do Rio Jucu - 2006

Confira algumas cenas do evento que se realizou em 19 de março de 2006, já no trecho da chegada, na Barra do Jucu, sob a Ponte da Madalena.

Ver Artigo
O Rio da Costa

O Rio da Costa não tinha características que nos permitissem chamá-lo de rio, mas para Vila Velha e os seu moradores fora muito importante pela sua flora e fauna e o equilíbrio do ecossistema sustentado

Ver Artigo
Dia Mundial do Meio Ambiente

O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

Ver Artigo
Rios do ES

No Estado, a poluição das águas é comum nas 12 bacias hidrográficas em que o Estado está dividido: Itaúnas, São Mateus, Rio Doce, Riacho, Reis Magos, Santa Maria da Vitória, Jucu, Guarapari, Benevente, Rio Novo, Itapemirim e Itabapoana

Ver Artigo