Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Trilhas incentivam o turismo

LINHARES - Para melhor divulgar o potencial turístico do Regência, no litoral de Linhares, Norte do Estado, foram criadas trilhas, visando receber os visitantes e dar a eles uma oportunidade de lazer e de conhecimento.

O projeto foi criado por meio de uma parceria envolvendo o Programa Eco-Cidadania, a Petrobras, a Fundação Pró-Tamar, o Instituto Capixaba de Ecoturismo e uma faculdade de Linhares.

De acordo com o coordenador do Eco-Cidadania, Carlos Sangália, são trilhas nas áreas do restinga, vegetação típica da região que cobre boa parte da orla marítima.

"O objetivo é incrementar o turismo e promover a educação ambiental, apresentando ao público um novo produto do ecoturismo, atividade que vem despontando na região."

As trilhas possuem portais de entradas com painéis trazendo orientações aos turistas sobre sua localização geográfica e sobre o percurso com tempo de duração, o que pode ser encontrado no local, grau de dificuldade, cuidados a serem tomados com o sol e insetos, além de outras informações úteis.

Na trilha, os turistas têm à disposição informações escritas em painéis, como o perfil da praia, formação geológica, tipo de vegetação e dados sobre ecossistema, animais, história e cultura, entre outras curiosidades.

O visitante poderá conhecer ainda espécies da flora local através de plaquetas de identificação de algumas plantas. "As trilhas servem para destacar as belezas naturais do ecossistema de restinga e a rica história cultural da comunidade que recebe a cada ano um maior número de pessoas em busca do turismo ambiental", disse Sangália.

Nascimento de tartarugas é atração

LINHARES - As tartarugas marinhas que desovam nas praias do litoral Norte capixaba e as espécies que vivem nos tanques da base do Projeto Tamar de Comboios, em Regência, no litoral de Linhares, encantam estudantes e pesquisadores do Estado e de outras regiões do País.

Atualmente, os tanques da base do Tamar em Regência estão sendo reformados para melhor abrigar as espécies vivas que são atrativos da vila de Regência.

Os centros de visitantes do Tamar que também funcionam em Guriri, (São Mateus), Povoação e Pontal do Ipiranga (Linhares), além de Itaúnas (Conceição da Barra) e Anchieta (Sul do Estado) - já se transformaram em referência para as pessoas interessadas em aprofundar o conhecimento sobre as várias espécies que habitam as praias capixabas.

O Tamar ajuda na reprodução das tartarugas marinhas, monitorando a desova e protegendo cerca dos 14 mil ninhos em todo o Brasil, de março a setembro.

Em dezembro, os técnicos do Tamar começam a realizar as solturas assistidas de filhotes, auxiliando no nascimento das pequenas tartarugas.

Não há datas estabelecidas para a atividade, por isso os visitantes são orientados a ligar para se informar sobre a realização da soltura no dia em que pretendem ir até o local.

O projeto estima que auxilie no nascimento de 650 mil filhotes na costa brasileira.

Além de serem pontos de apoio para a reprodução das tartarugas marinhas, os centros do Tamar também oferecem mais informações para quem quer saber sobre o animal, abrigando desenhos em tamanho real, exemplares taxidermizados, réplicas de ninhos, painéis informativos, salas de vídeo e loja com produtos Tamar.

As unidades do Tamar ficam abertas todos os dias, inclusive sábado, domingos e feriadas. 

 

Fonte: A Tribuna - Vitória-ES - 23/11/2008
Fotos: Marcos Faria
Texto: Wilton Júnior
Arquivo: Instituto Jones dos Santos Neves
Compilação: Walter de Aguiar Filho, julho/2018

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Beija Flor - Augusto Ruschi

Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano

Ver Artigo
Pau-Brasil

Dia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. O site Morro do Moreno escolheu uma árvore bastante representativa do Brasil para homenagear nossa Mata: o Pau-Brasil

Ver Artigo
Dia da Árvore: 21 de setembro

Na maioria dos países, o dia da árvore se dá em 22 de abril. A data ficou registrada quando J. Morton, americano morador de Nebrasca, incentivou o plantio de árvores naquele estado

Ver Artigo
Nosso primeiro ecologista

Em 1891, Maximiliano veio para o Brasil, particularmente para o Espírito Santo, instalando-se na colônia alemã de Santa Isabel

Ver Artigo
Respeito ao Meio Ambiente

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nós do site Morro do Moreno temos a obrigação de ajudar a divulgar algumas dicas de educação ambiental. Para ler e praticar, combinado?

Ver Artigo