Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Dia da Árvore: 21 de setembro

Árvore com ninhos

Na maioria dos países, o dia da árvore se dá em 22 de abril. A data ficou registrada quando J. Morton, americano morador de Nebrasca, incentivou o plantio de árvores naquele estado.

No Brasil, com certeza pela não coincidência das nossas estações com as dos países da América e da Europa, o dia da árvore é para nós o dia 21 de Setembro, que também marca a abertura da Primavera.

Não poderíamos deixar de registrar esse magnífico dia no site Morro do Moreno, que além de resgatar a cultura vilavelhense, incentiva também o lado ecológico das pessoas, visto que boa parte do Morro do Moreno é uma Área de Preservação.

A Área de Preservação do Moreno está localizada na vertente voltada para a Praia da Costa, atrás do CREFES, local que foi moradia do primeiro donatário da capitania, Vasco F. Coutinho e preserva até hoje uma vasta quantidade de espécies nativas. 

Já que citamos o donatário que fez nossa história, vale registrar, que, na época do Brasil colonial, o pau-brasil, árvore que deu o nome ao nosso país, foi durante muito tempo a base da nossa economia, sendo exportada para a Europa para a extração de tinta vermelha. Devido à essa extração, o pau-brasil é hoje uma espécie ameaçada de extinção.

Prestigie esse bem precioso para a humanidade, que é a árvore, dando a sua contribuição para a natureza, como por exemplo não imprimindo esta divulgação.

 

Por Mônica Boiteux, setembro/2012



GALERIA:

📷
📷


Ecologia

Beija Flor - Augusto Ruschi

Beija Flor - Augusto Ruschi

Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Cientista Augusto Ruschi

Uma vez passou um carnaval inteiro atrás de uma formiga. Havia uma formiga preta que a gente encontra na mata sempre sozinha. Mas ele achava que essa formiga não mora sozinha e sim com outras companheiras

Ver Artigo
Paisagens de Passagens - Por Rubens Câmara Gomes

A Praia de Camburi sem nenhuma construção também era muito melhor, embora eu tivesse freqüentado pouco quanto ela ainda era virgem. Lembro que o acesso era pela Ponte da Passagem

Ver Artigo
Marinha desmonta o farol de Regência - 1998

Foi iniciado ontem, em Regência, o processo de desmontagem do farol que foi instalado no local em 1888

Ver Artigo
Turismo no Campo - Por Cacau Monjardim em 1975

Nestas propriedades seriam mantidas as tradições que poderiam vir a ser incluídas  na programação e formação de uma rede estadual de turismo rural ou melhor, de turismo-natureza

Ver Artigo
Medidas para ajudar a salvar o Rio Doce

Especialistas sugeriram em encontro o reflorestamento das margens e recuperação de nascentes para preservar o rio

Ver Artigo