Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Bustos Públicos - Os 10 mais conhecidos

Na sete preta, pracinha onde ficava o Monumento do Interventor Jones dos Santos Neves

1) O do Dr. Jerônimo de Souza Monteiro. Ex-Presidente do Estado. Situa-se num dos ângulos da Praça Costa Pereira. Assenta sobre artística coluna de granito que emerge de pequeno jardim florido.

 

2) O do Dr. Florentino Avidos. Também ex-Presidente do Estado. Está colo­cado noutro ângulo da mesma Praça. Ergue-se sobre pedestal igual ao anterior.

 

3) O do Dr. Afonso Cláudio de Freitas Roza. Primeiro Presidente republicano do Espírito Santo. Fica noutro ângulo da mesma Praça e com o mesmo feitio.

 

4) O do Dr. José de Melo Carvalho Moniz Freire. Antigo Presidente do Estado. Situa-se noutro ângulo da mesma Praça e de igual formato.

 

5) O do Interventor e Governador Dr. Jones Santos Neves. Situa-se em frente ao edifício do Departamento de Obras do Estado (D E O) no arrabalde do Suá. Um outro, do mesmo feitio, se encontra na pequena Praça existente no final da Avenida que contorna a Praia da Costa, na cidade do Espírito Santo, antiga Vila Velha.

 

6) O do Dr. Afonso Schwab. Médico. Estimadíssimo pelas suas excelentes vir­tudes pessoais e profissionais. Está erguido no pequeno Jardim fronteiro ao Colégio N. S. Auxiliadora (Colégio do Carmo).

 

7) O do Dr. Jair Andrade. Médico de grande prestígio popular. Foi Prefeito da Capital por algum tempo. Ergue-se no Jardim Asdrubal Soares, no arrabalde de Jucutuquara.

 

8) O do Dr. João Santos Neves. Também médico de grandes virtudes e servi­ços prestados à população pobre da cidade. Deixou descendência ilustre. Ergue-se numa das alamedas internas do Parque que circunda o Hospital Getúlio Vargas, no arrabalde de Maruípe.

 

9) O do Dr. Darcy Monteiro. Médico residente no Rio de Janeiro. É chefe de clínica na Santa Casa de Misericórdia daquela Capital. Destaca-se pela assistência ca­rinhosa que dá a todo espírito-santense que precisa de seus serviços profissionais no Rio de Janeiro. Foi erguido no Parque Moscoso, o maior Jardim da cidade de Vitória, por um grupo de amigos e admiradores.

 

10) O do Capitão João Antunes Barbosa Brandão. Herói da Guerra do Para­guai. Coronel Honorário do Exército. Patrono da Polícia Militar. Ergue-se ao lado do Portão principal do Quartel da Polícia Militar, no arrabalde Maruípe.

 

Academia Espírito-Santense de Letras

Ester Abreu Vieira de Oliveira (Presidente)

João Gualberto Vasconcellos (1° Vice-Presidente)

Álvaro José Silva (1° Secretário)

Marcos Tavares (1° Tesoureiro)

Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Vitória

Lorenzo Pazolini (Prefeito Municipal)

Estéfane da Silva Franca Ferreira (Vice-Prefeita)

Luciano Pícoli Gagno (Secretário Municipal de Cultura)

Elizete Terezinha Caser Rocha (Coordenadora da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim)

Conselho Editorial

Adilson Vilaça

Álvaro José Silva

Ester Abreu Vieira de Oliveira

Elizete Terezinha Caser Rocha

Fernando Achiamé

Francisco Aurelio Ribeiro

Getúlio Marcos Pereira Neves

Organização e Revisão

Francisco Aurelio Ribeiro

Capa e Editoração

Douglas Ramalho

Impressão

Gráfica Espírito Santo

Imagens

Arquivos Pessoais

 

Fonte: O Estado do Espírito Santo e os Espírito-santenses - Dados, Fatos e Curiosidades (os 10 mais...) - 4° Edição (Reedição da 3ª ed. de 1971)
Autor: Eurípedes Queiroz do Valle
Compilação: Walter de Aguiar Filho, Maio/2022

Monumentos

O Exército: 38º BI.

O Exército: 38º BI.

O 38º BATALHÃO DE INFANTARIA, localizado em Vila Velha - ES, foi criado em 19 de abril de 1851, na cidade de Salvador - BA

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Farol de Santa Luzia – Por Elmo Elton

A 07 de setembro de 1871, a luz do farol já anunciava aos nautas, antes incertos, a segurança da aproximação do porto

Ver Artigo
O Farol de Regência - Por Geraldo Magela

O farol foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1895, no governo Muniz Freire, que defendeu na Câmara do De­putados a necessidade de sua instalação

Ver Artigo
Orografia - As 10 mais altas Montanhas do Espírito Santo

Mestre Álvaro (ou Alvo). É uma bela montanha que se ergue, isolada, em extensa planície, ao norte da cidade de Vitória, no vizinho Município da Serra 

Ver Artigo
Grandes Construções - As 10 mais destacadas por Eurípedes Queiroz do Valle

Situa-se na Ponta de Piranhém ou Tubarão que lhe dá o nome no extremo norte da baía de Vitó­ria

Ver Artigo
O Itabira e o Frade e a Freira - Por Gabriel Bittencourt

O Itabira: esguio monólito que os cachoeirenses fizeram símbolo da cidade, e os intelectuais de sua Academia de Letras transformaram-no no seu escudo e emblema

Ver Artigo