Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Fases do Caranguejo

Fonte: Os Argonautas do Mangue: uma etnografioa visual dos caranguejos do Município de Vitória / ES
Autor: 
André G. Alves Nunes
Dissertação de mestrado. Mestrado em Multimeios, UNICAMP: 1998.

Andada

A andada é um evento de reprodução do caranguejo que ocorre com maior frequência entre os meses de janeiro a maio, quando machos e fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e liberação de larvas.

O pico da liberação de larvas no Espírito Santo acontece geralmente nos meses defevereiro e março. É um verdadeiro espetáculo natural. Durante a vazante da maré, milhares de fêmeas migram para as margens dos canais para liberar as suas larvas.

Tapado

Logo após a andada, os caranguejos começam a "se tapar". Eles cavam buracos mais fundos, armazenado folhas - seu principal alimento - e tapam os buracos com montes de lama. Abrem somente um pequeno "respiro".

Quando as folhas armazenadas acabam, ele destapa o buraco, carrega mais folhas para dentro de sua toca e volta a tapá-la. Nessa época, é necessário conhecer muito bem o comportamento do caranguejo para capturá-lo.

O caranguejo começa a se tapar em maio e permanece nessa fase até o momento em que troca de casca. Durante esse período, quase não se locomove e acumula energia em forma de gordura.

Troca de casco

No mês de setembro, os caranguejos começam a "ficar de leite". O "leite" é uma substância branca leitosa, produzida pelo organismo do caranguejo no período que antecede a troca de casco.

Esse líquido é formado por uma substância química composta por hormônios, proteínas, lipídios, fósforo, sódio, potássio, cálcio, nitrogênio, magnésio, cobre, zinco, cromo e manganês, que formará a nova carapaça.

O "caranguejo de leite" não deve ser comido, pois poderá causar diarréia. Nos meses de outubro e novembro acontece a troca de casco.

Espuma

No período que antecede e durante a andada, os machos liberam uma espuma branca que sai da boca e recobre todo o seu corpo. Há hipóteses de que a substãncia ativa presente nesta espuma seja provavelmente um ferormônio com a função de estimular o início do período reprodutivo.

As substâncias exaladas neste período promovem um odor caracaterístico no manguezal, que lembra o cheiro de caranguejos cozidos.

---------------------------------------------------------------------------------

 Saiba mais

 Fases do Caranguejo

 Sua Majestade, o Caranguejo

Curiosidades

Barra do Jucu – Por Seu Dedê

Barra do Jucu – Por Seu Dedê

No ano de 1886, administrada pelo doutor Antônio Athayde, foram feitos os reparos, sendo a obra dividida em três lances unidos por um aterro

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Tropeiros percorrem em 20 dias 650 quilômetros de história

Ao longo de 20 dias, um grupo de 13 capixabas está revivendo parte da história do Brasil Colônia ao refazer os passos de Dom Pedro pelo interior do Estado

Ver Artigo
Pedra da Onça - Por Seu Dedê

Localizada à margem esquerda do canal da Costa, braço sul. De frente ao Shopping Praia da Costa 

Ver Artigo
Ponga de Bonde – Por Edward Athayde D’Alcântara

Existe uma diferença entre carona e ponga

Ver Artigo
Praia da Sereia - A origem do nome

A origem do seu nome remonta aos primeiros anos do século XX, quando chegaram a Vila Velha, vindos do Rio de Janeiro, alguns construtores para construir o Terceiro Batalhão de Caçadores

Ver Artigo
Viajantes Estrangeiros ao ES – Wied, Freyreiss e Sellow

Pouco antes de iniciarem excursão pelas províncias do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, chegou à Corte, em meados de junho de 1815, Maximiliano Alexandre Philipp, Prinz von Wied-Neuwied

Ver Artigo