Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Glória e Garoto

Fábrica Garoto

Quem mora no bairro da Glória, em Vila Velha, tem muita história para contar: todos os dias, atividades rotineiras são marcadas pelo apito da Fábrica de Chocolates Garoto. No primeiro toque, é hora de ir para a escola. Ao meio-dia, hora do almoço.

Jocinéia Maria Carpes, moradora da Glória há 50 anos sabe bem disso: "Eu tento marcar meus compromissos, como o do dentista, em horários próximos aos do apito. Nunca perco a hora. Quando eu era pequena, tocava o apito e eu sabia que era hora do almoço. E continua assim até hoje."

Néia relembra ainda a infância, ao lado da fábrica, dos bombons no fim da tarde e da correria da garotada pelos arredores da fábrica.

Já Maria da Penha Rangel, que trabalhou por 26 anos na Garoto, caminha pelo bairro, conversa com um, bate papo com outro. E diz com emoção: "Que Deus abençoe a fábrica. Que ela continue bem, porque dela dependem muitas famílias daqui."

Segundo o presidente da Uniglória, Aureo Francisco Faé, Garoto e Glória tem uma união perfeita. "Além da parte econômica, já que a Garoto gera muitos empregos e, consequentemente os funcionários compram na Glória, muitos turistas visitam a fábrica e acabam conhecendo as lojas", revela.

 

Fonte: A Gazeta (16/08/09)

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Garoto: um pouco de história  
>> Garoto na memória

Matérias Especiais

Quantas montanhas...

Quantas montanhas...

E lá fui eu, abraçada ao meu “Reino das Palavras”, instalar o meu reino literário na cidade de Pancas, a 180 quilômetros de Vitória

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Dicionários - Os 10 mais populares por Eurípedes Queiroz do Valle

2) Dicionário Histórico, Geográfico e Estatístico da Província do Espírito San­to. Dr. Cesar Augusto Marques, Tip. Nacional. Rio. Ed. 1878  

Ver Artigo
Comarca e seus Patronos - As 10 mais antigas

O Patrono da de Vitória é o jurista parlamentar Presidente José Mello Carvalho Moniz Freire

Ver Artigo
Banda de Música - 10 mais antigas

3) Sociedade Musical Lira de Ouro. Da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Fundada em 6 de novembro de 1917   

Ver Artigo
Constituições Espírito-Santense - As 10 regularmente votadas

O Interventor espírito-santense, então o Dr. Jones Santos Neves, sem perda de tempo, nomeou uma comissão de 3 juristas

Ver Artigo
A trajetória musical de Tina Tironi

Nascido em 1946, Marco Antônio Tironi viveu até os cinco anos de idade em Paul, município de Vila Velha — Espírito Santo, para depois residir em Vitória (Centro)

Ver Artigo